TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Etnografia de tela: A representação do racismo estrutural através do filme M8 – Quando a morte socorre a vida e a valorização da Lei N. 10.639/2003(2021-08-25) Gomes, Keila Manuelle Alves; Barros, Lilian Débora de Oliveira; Colins, Alfredo Taunay; http://lattes.cnpq.br/1610848666165965; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317; http://lattes.cnpq.br/5929588277571511Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre o racismo estrutural e a busca pela valorização e reconhecimento da lei nº 10.639/2003 através da etnografia de tela do filme M8 – Quando a morte socorre a vida (Jeferson De; 2019). A partir de uma compreensão da formação social do povo negro e sua relação com a sociedade através do cinema, refletindo sobre racismo estrutural pela ótica dessa produção cinematográfica. Onde temos Mauricio um jovem negro periférico de religião de matriz africana, aluno cotista em uma universidade pública de medicina tendo que passar por várias provações e situações em sua vida pessoal, acadêmica e religiosa. O referencial teórico contemplou discussões acerca de uma visão sobre questões de identidade, diferença e representação pensando em possibilidades contra hegemonia, buscando uma perspectiva sobre cinema e racismo estrutural e como o cinema pode contribuir para uma crítica, desenvolvendo caminhos para que os educadores possam construir um espaço de debates, reflexões e questões da identidade étnico-racial. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em utilizar a etnografia de tela. Primeiro fizemos uma decapagem, processo que consiste em dividir o filme por cenas ou sequencias mais adequadas a serem trabalhadas, para então começarmos o procedimento analítico partindo da relação entre as cenas e o racismo estrutural representados no filme.Item Mulheres negras nas artes: a representatividade das negras enquanto artistas nas artes visuais(2021-08-20) Souza, Jaciara Camila da Silva; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317; http://lattes.cnpq.br/9789591053857985Esta pesquisa tem como objetivo discutir a representatividade das mulheres negras no campo das artes visuais enquanto artistas, a partir de contextualização histórica da educação e ensino de artes para mulheres negras, refletindo sobre elas no campo das artes visuais como agente provedor de representatividade e evidenciando os desafios para se alcançar o protagonismo como artista negra nas artes visuais. O referencial teórico contempla reflexões acerca da pesquisa sobre o histórico da educação e ensino de artes para mulheres negras, artistas representantes, além de contextualizar e discutir os desafios e impactos da falta de representatividade feminina na arte, especificamente de mulheres negras. Os procedimentos metodológicos adotados consistem no levantamento bibliográfico e entrevistas semiestruturadas com artistas negras. Os dados obtidos indicam que o patriarcado, políticas sociais e religiosas, a desigualdade social e de gênero, o racismo, eurocentrismo, a informalidade anonimato, o apagamento histórico e a desvalorização das produções das artistas negras das artes visuais, principalmente as da mata norte de Pernambuco são fatores que dificultam a representatividade feminina, como também o alcance do protagonismo dessas artistas.Item Brinquedos e brincadeiras: uma influência de África em nosso cotidiano(2021-10-15) Paixão, Amaralina Câmara da; Silva, Elizabeth Cristina Rosendo Tomé da; http://lattes.cnpq.br/3457017190178025Este trabalho nasce do desejo de identificarmos as influências e contribuições dos povos africanos em nossa cultura lúdica tradicional, e quais dessas intervenções poderíamos extrair elementos que enriqueçam e propiciem uma educação mais abrangente e aliançada a cultura lúdica nas vivências e aprendizagens formais e não formais. Nesse sentido, nossas pesquisas buscaram identificar brinquedos e brincadeiras de origem africana, quais desses influenciaram nossa cultura lúdica tradicional, e partindo dessa base, investigar quais elementos essenciais para formação do ser humano estariam embutidos nessa cultura do brincar e quais desses elementos conseguiríamos explorar em práticas pedagógicas na educação básica. Nessa vertente, buscamos refletir sobre como a educação, a ludicidade e a cultura lúdica afro-brasileira/africana poderiam influenciar positivamente na desconstrução dos estereótipos e favorecer nos processos de ensino/aprendizagens. Nosso referencial teórico contemplou discussões acerca da importância da ludicidade e da cultura lúdica na formação do ser humano, buscando respaldo em alguns intelectuais, estudiosos e pesquisadores como Froebel, Huizinga, Caillois, Luckesi, Brougère, Kishimoto, Vygotsky, Freire, Gomes, Cunha dentre outros. Além de informações pertinentes nas bases normativas sobre o brincar e as relações étnico-raciais na educação. Nesse entendimento, adotamos como procedimento metodológico duas pesquisas, sendo uma bibliográfica e outra de sondagem. Ressaltamos, que os dados obtidos nas pesquisas indicaram que a cultura lúdica e o estado lúdico robustecem e oportunizam um melhor desenvolvimento do ser humano, assim como o fomento das aprendizagens e fortalecimento das heranças identitárias.
