TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2884
Navegar
Item Impacto das ilustrações de livros literários na aprendizagem e interação de estudantes do ensino fundamental – um estudo de caso(2019) Silva, Eduardo Bezerra de Oliveira; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/9531352091450676Com o intuito de analisar o perfil dos estudantes do Ensino Fundamental I e identificar as preferências de cada leitor, o presente trabalho traz o resultado de uma pesquisa qualitativa realizada com estudantes de 04 a 12 anos na escola da rede municipal Engenheiro Guilherme Diniz, situada da Região Metropolitana do Recife. Com base nessa análise de perfil, buscou-se identificar qual o tipo de material mais atrativo de acordo com a faixa etária e nível de alfabetização verbal. Com base nos estudos de Peter Hunt, professor inglês com grande contribuição na área de literatura infantil, e Donis A. Dondis, designer e professora com vasta contribuição no campo do alfabetismo visual, este trabalho é voltado para o contexto típico da sociedade brasileira, levando em conta a realidade dos estudantes oriundos de regiões periféricas e/ou com níveis socioeconômicos que muitas vezes não permite a aquisição de uma boa quantidade de livros infantis por parte de seus pais ou responsáveis, o que enfatiza a importância da biblioteca escolar no contexto vivenciado por essas crianças.Os resultados se mostraram bastante satisfatórios e forneceram bons números que constatam a influência bastante positiva que o livro infantil ilustrado tem no cotidiano escolar.Item O possível ensino de artes em uma escola de Vitória da Conquista: um estudo de caso(2018) Benedictis, Tammi Italiano; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/7309248434012061O presente estudo tem por objetivo investigar a realidade do ensino das Artes Visuais em uma escola pública de Ensino Médio na cidade de Vitória da Conquista-BA e analisar as contribuições dadas pelas Artes aos estudantes. A cidade de Vitória da Conquista -Bahia, conforme dados do IBGE, não possui professores formados em número suficiente que atendam à demanda do ensino. A arte, nesse cenário, é ministrada por professores com outras formações, o que dificulta o trabalho do que seja concepção de Arte e seu ensino. Nesse sentido, o ensino da Arte, atualmente, caminha para a interdisciplinaridade, estando as disciplinas intimamente entrelaçadas, pois não existeArte sem a reflexão de que ela nos permita o fazer e a transformação do mundo em que vivemos. Este trabalho também buscou, então, investigar as práticas possíveis na área de Artes dentro da escola. Como referencial teórico, tomaremos como base os estudos sobre abordagem triangular de Ana Mae Barbosa (2010) e conceito de ensino de Arte Noêmia Varela (1988). O estudo de caso foi realizado com vistas à abordagem qualitativa e quantitativa, com a finalidade de encontrar dados que demonstrassem um possível ensino de Artes na escola. Os dados foram coletados através de entrevistas e questionário fechado para obtenção de dados e pesquisas em livros, artigos e outros documentos.
