TCC - Licenciatura em Química (UAST)

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    Webqnano: estratégia de promoção do ensino por investigação num curso de formação de professores de química
    (2019-12-06) Silva, José Lucena Nunes da; Câmara, Maria Suely Costa da; Nascimento, Hemerson Henrique Ferreira do; http://lattes.cnpq.br/5532203781894397; http://lattes.cnpq.br/9163311260887432; http://lattes.cnpq.br/4579019874007933
    Estamos vivendo em uma época marcada por rápidas transformações; o surgimento das novas tecnologias possibilitou o acesso à informação de maneira instantânea. Essas tecnologias tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade e no ambiente escolar não poderia ser diferente; é notória a sua importância na facilitação do aces-so à informação e como ferramenta dinamizadora dos processos de ensino-aprendi-zagem. Com o surgimento das novas tecnologias digitais da informação e comunica-ção (TDIC), propostas de estratégias pautadas na utilização desses recursos são ca-da vez mais frequentes nos diversos níveis e modalidades de ensino. Diante disso, a WebQuest (WQ) surge como meio de o professor organizar as informações confiá-veis da Internet e orientar os estudantes na realização de atividades investigativas. Estabelecido esse cenário, no presente trabalho, buscamos elaborar, implementar e avaliar a potencialidade de uma WebQuest sobre o tema Nanociência e Nanotecno-logia na formação inicial de professores de Química; a escolha do tema é devida à importância das articulações ciência-tecnologia para a área, bem como em razão da sua influência na sociedade contemporânea. As atividades que constituem o proces-so de pesquisa foram realizadas com uma turma do curso de Licenciatura em Quími-ca da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), campus de Serra Ta-lhada (UAST), numa abordagem qualitativa; com base nos objetivos, do tipo explora-tória e, quanto aos procedimentos, configura-se como pesquisa avaliativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, dos trabalhos elaborados pelos alu-nos e audiogravação/transcrição das apresentações daqueles, tendo a intervenção ocorrido ao longo de 08 (oito) aulas. Para análise dos dados, optamos pela Análise Textual Discursiva (ATD), Moraes e Galiazzi (2006), e pela taxonomia de Bloom apli-cada à WebQuest, em Rocha (2014). A partir das análises dos resultados, concluí-mos que a mídia produzida teve uma boa aceitação por parte dos alunos, mostrando -se uma ferramenta pedagogia adequada para mobilizar recursos disponíveis na re-de e estimular a aprendizagem por meio de investigação. Nesses termos, a WQ tam-bém mostrou-se um ambiente que permite grande interação entre os licenciandos e tem um significativo potencial para a construção do conhecimento