TCC - Bacharelado em Agronomia (UAG)
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Item Avaliação de impacto ambiental (A.I.A.) da nascente do Bom Pastor UFRPE - UAG(2018-08-15) Torres, Karlla Grazielle Bernado; Dill, Paulo Roberto Jaques; http://lattes.cnpq.br/4253323933047125; http://lattes.cnpq.br/2806685764906203A Avaliação de Impacto Ambiental (A.I.A.) é um dos instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), introduzida no Brasil por meio da Lei nº 6.938/1981, sendo composta por várias etapas que pretendem assegurar uma avaliação dos possíveis impactos ambientais que uma determinada atividade ou empreendimento possa gerar, além disso, contribui nas futuras tomadas de decisões para atividades com potencial poluidor/degradador do meio ambiente. Esta monografia tem como objetivo avaliar os impactos ambientais nas nascentes do córrego do Bom Pastor, localizada em Garanhuns – Pernambuco, segundo a metodologia quantitativa da matriz de Interações proposta por Leopold e adaptada por Rocha (1997), e assim recomendar medidas mitigadoras e compensatórias. Nesta, foram realizados 107 cruzamentos entre as ações propostas e os fatores ambientais, onde foram atribuídas notas de 1 a 10, para Magnitude e Importância. Os fatores ambientais quantificados foram características físicas e químicas da terra, características físicas e químicas da água, características físicas e químicas da atmosfera, características físicas e químicas dos processos, condições biológicas da flora, condições biológicas da fauna, fatores culturais usos do território, fatores culturais recreativos, fatores culturais estéticos e de interesse humano, fatores culturais: nível cultural, fatores culturais: serviços e infraestrutura e relações ecológicas. O fator com maior grau de deterioração encontrado foi “fatores culturais estéticos e de interesse humano” apresentando valores de 38,90% de Magnitude e 59,72% de Importância. O grau de deterioração da nascente é de 37,99%. A partir desse valor foram recomendadas as medidas mitigatórias e compensatórias a fim de buscarem-se melhorias.Item Educação ambiental técnica, através da Sala Verde – UFRPE/UAG(2019-07-16) Moraes, Monalise de Melo; Dill, Paulo Roberto Jaques; http://lattes.cnpq.br/4253323933047125; http://lattes.cnpq.br/2167280235780603Com o crescimento populacional e o avanço tecnológico verifica-se um aumento do nível de consumo de produtos para suprir as necessidades de demanda desse crescimento. O avanço, apesar de contribuir para um bem-estar da população, apresenta diversos riscos ao meio ambiente, tendo em vista que os bens oferecidos da natureza são finitos. A falta de planejamento e conscientização do homem representa uma série de deteriorações ao meio ambiente, que a cada dia se intensifica produzindo grandes impactos ao planeta. Os reflexos das atividades humanas estende-se em uma escala global provocando a perda da biodiversidade, aumento da temperatura na superfície da terra, ocasionando constantes mudanças climáticas, aumentando o índice de desastres ambientais, a emissão de altas quantidades de gases lançadas na atmosfera, favorecendo diretamente o aquecimento global e a precipitação de chuvas ácidas, aumento do processo de desertificação de diversas áreas e entre inúmeros fatores responsáveis pela deterioração dos ecossistemas. O presente trabalho tem como principal função, transferir conhecimento de forma prática para formar o senso crítico da população, em relação à preservação do meio ambiente. Foram apresentados vídeos e oficinas ambientais como forma de sensibilizar os participantes através da conscientização, incentivando-os a criar projetos em suas futuras salas de aula, priorizando assim, o desenvolvimento sustentável e preservando os recursos naturais. As atividades foram desenvolvidas como forma de capacitação da turma de pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UAG, onde foi aplicado a percepção ambiental antes e após o desenvolvimento das oficinas através de questionário de vinte e oito questões, com temas relacionados à preservação do meio ambiente. Por meio da percepção, torna-se possível avaliar o conhecimento prévio dos participantes e quanto foi o ganho após o desenvolvimento do projeto. A educação ambiental técnica contribui positivamente para a formação de uma educação ambiental capaz de transformar o ambiente de convivência da população, possibilitando uma visão diferente de conservação dos ecossistemas.Item Educação ambiental técnica: percepção ambiental na escola municipal Francino Albino da Silva – Quilombo Estrela – Garanhuns - PE(2018-08-15) Silva, Jennifer Ferreira da; Dill, Paulo Roberto Jaques; http://lattes.cnpq.br/4253323933047125Devido à crescente deterioração ambiental, faz-se necessária a utilização de novos métodos de preservação e sustentabilidade, através da aplicação dirigida da Educação Ambiental Técnica na formação do cidadão. O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Francino Albino da Silva, com o intuito de despertar o pensamento crítico sobre a preservação ambiental e os efeitos da ação antrópica no meio em que se encontram os alunos. Para tal, foram aplicadas oficinas, palestras e atividades com foco em conhecimento e técnicas de preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e destinação correta dos resíduos sólidos, aliados aos conhecimentos ambientais e culturais desenvolvidos pelos membros da comunidade, a fim de melhorar a qualidade de vida do meio em que vivem. A realização da Percepção Ambiental ocorre pela aplicação de questionário que abordam temas ambientais e suas deteriorações. Desta forma a análise da percepção ambiental complementa a educação ambiental técnica, no sentido de ser o instrumento da avaliação do grau de conhecimento, entendimento e sensibilização dos alunos em relação as interações ambientais, ou seja, “indivíduo-natureza”. As atividades propostas na Escola Municipal Francino Albino da Silva foram realizadas na turma do infantil I e II e na turma do 1º e 2º ano do ensino fundamental I, sendo que a aplicação da percepção ambiental foi dirigida somente as séries do 1º e 2º ano. Diversas atividades práticas foram realizadas com as turmas do infantil e do fundamental I, possibilitando a aprendizagem através da brincadeira, como a produção de brinquedos recicláveis auxiliando no desenvolvimento da criatividade, no pensamento crítico, na preservação ao meio ambiente e no cuidado ao desperdício, favorecendo, via de consequência, a construção do entendimento da criança, através dos valores ecologicamente corretos.Item Maquete temática: deterioração dos recursos hídricos(2019-02-14) Moraes, Guilherme Souza de; Dill, Paulo Roberto Jaques; http://lattes.cnpq.br/4253323933047125; http://lattes.cnpq.br/0640280937337680A falta de saneamento básico é um dos maiores problemas infraestruturais do Brasil. Praticamente metade da população não tem saneamento básico de qualquer tipo. Os prejuízos são sentidos por todos, mas alguns números demonstram desigualdades: as crianças são as mais afetadas em termos de mortalidade; o Norte e o Nordeste são as regiões com piores índices de assistência; a população rural é a mais marginalizada. Rios, praias e ruas são frequentes destinos. A maioria dos tipos de fossas polui, porém a poluição não é facilmente observável, já que vai para o subterrâneo, para o lençol freático. Os lençóis freáticos alimentam rios e reservatórios. Dessa forma a qualidade de água que sai de uma nascente pode influenciar a qualidade da água dos reservatórios. Simultaneamente, existem soluções que podem ser empregadas na zona rural para o tratamento de resíduos de esgoto. Uma das soluções é o modelo denominado Tratamento de Efluentes Caseiros de Rocha (2001), que é um tipo de fossa ecológica onde os dejetos são fermentados e mineralizados e plantas absorvem os minerais e a água. No entanto, para aplicação dessa tecnologia, a população da zona rural precisa conhecer e compreender a importância dela, o que pode se dar através da Educação Ambiental ou da Extensão Rural. Este trabalho teve como objetivo elaborar uma maquete temática que pudesse auxiliar alunos a compreenderem o funcionamento da tecnologia, comparando-o com um sistema rudimentar de esgotamento sanitário (sumidouro). A maquete temática reproduziu esses dois modelos de esgotamento sanitário e obteve boa percepção dos alunos quanto a diferença na qualidade da água. A maquete temática pode ser, portanto, trabalhada em turmas de Educação Ambiental para demonstrar a contaminação dos recursos hídricos através do sistema de esgotamento sanitário.
