TCC - Licenciatura em História (Sede)
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Item Memórias silenciadas: o “não-lugar” da cultura negra na Coleção ‘Casarão e a Cidade - usos e costumes’ do Museu do Estado de Pernambuco(2024-10-02) Andrade, Maiara Lima de; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/8195581717973809O presente artigo tem como objetivo problematizar o “não-lugar” da cultura negra dentro da exposição “O Casarão e a Cidade - usos e costumes”, visto que não há elementos expográficos que contribuam na construção da memória desses povos. Por ser um ambiente propício para a prática do ensino e aprendizagem da História, os museus podem oferecer uma perspectiva prática e viva do passado. Sendo assim, buscamos refletir sobre os possíveis impactos, positivos ou negativos, do Ensino da História para o grande público a partir da linguagem museológica, uma vez que ao oferecer um vasto conjunto de fontes materiais e visuais - objetos, artefatos, documentos, exibições interativas e até recriações de ambientes históricos - os museus enriquecem o estudo da história.Item O Xangô Pernambucano no Museu do Estado de Pernambuco: a narrativa reproduzida no Núcleo Afro-brasileiro da Exposição Pernambuco Território e Patrimônio de um Povo(2024-03-04) Santana, Luiz Felipe de; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/4776423706933290Este artigo busca fazer uma análise do núcleo Xangô Pernambucano que compõe a exposição permanente Pernambuco: Território e Patrimônio do Povo do Museu do Estado de Pernambuco (MEPE). Abordaremos inicialmente a constituição do acervo que compõe a coleção e, em seguida, a maneira como estes objetos são apresentados pela exposição. Na oportunidade, debateremos a função dos museus históricos e a legitimidade que as narrativas reproduzidas nesses espaços possuem na sociedade. Nossas fontes de pesquisa são: o texto curatorial da exposição e a expografia do núcleo expositivo, analisadas sob a perspectiva da História. Nossa fundamentação teórica recorreu a autores como Francisco Regis L. Ramos e Myrian Sepúlveda dos Santos. Enquanto resultados da investigação afirmamos a compreensão da narrativa do núcleo expositivo Xangô Pernambucano como reprodução da interpretação de Gilberto Freyre acerca da formação da identidade brasileira.
