TCC - Licenciatura em História (Sede)
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Item “Dos índios do Brasil em geral”: povos indígenas na “História geral do Brasil” de Francisco Adolfo de Varnhagen(2023-09-19) Lira, Maria Augusta Freitas Barbosa Paiva de; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/8568216121012333; http://lattes.cnpq.br/5150234226847838O presente trabalho tem o objetivo de analisar o papel conferido aos povos indígenas na obra História Geral do Brasil, escrita pelo historiador Francisco Adolfo de Varnhagen, membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). O foco da análise foi direcionado para o capítulo “Dos índios do Brasil em geral”, pois ali se encontram as principais ideias do autor sobre os indígenas, que serão retomadas ao longo da obra. Busca-se compreender como o seu discurso contribuiu para a criação das representações evocadas que marcam a elaboração do senso comum sobre a imagem dos povos indígenas na historiografia do século XIX e em como essa narrativa vai perdendo lugar desde a década de 1990 com o avanço das pesquisas referentes à temática do protagonismo indígena na construção do Brasil.Item A progressão do conhecimento histórico no livro didático: o caso da aprendizagem da história africana na obra "História, Sociedade e Cidadania"(2023-09-20) Leitão, Yasmin Christine Coutinho de Sá; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/5774549955948393O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre a progressão do conhecimento histórico no livro didático do 8 ano da coleção ‘História, Sociedade e Cidadania’ (2018), escrito por Alfredo Boulos Júnior. Para tal, observou-se a partir da Análise de conteúdo, como os temas/problemas ligados a História da África foram abordados na sessão destinadas aos exercícios, atividades de revisão e itens de avaliação. Ao longo do texto, lançamos mãos dos fundamentos dos dispositivos legais e de referências bibliográficas.Item Uma dupla perspectiva no ensino de História e história indígena: reflexões acerca de uma produção didática indígena e não indígena(2023-04-19) Barros, Paloma Fernanda Silva; Luna, Suely Cristina Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297; http://lattes.cnpq.br/9965995102025161Esta monografia apresenta uma análise acerca das abordagens e perspectivas do ensino de história e história indígena, a ser realizada de forma comparativa entre o livro didático “História.doc (6º ano)” de autoria de Ronaldo Vainfas (2018), aprovado para o PNLD 2020 e o livro didático “História Indígena” (KAXINAWÁ, J. P. M. et al, 1996) produzido pela Comissão Pró-Índio do Acre. Tenciona-se, portanto, identificar através da Lei 11.645/2008 os aspectos de importância do ensino de História e Cultura Indígena nos livros didáticos. Em consonância, pretende-se analisar as abordagens historiográficas dos conceitos propostos e compreender as metodologias de utilização de fontes históricas em ambas as obras. Os livros analisados possuem autores que pertencem a grupos étnicos distintos e isso pode ser observado nos aspectos mais gerais dos materiais didáticos. Com base nos assuntos supracitados, apresentam-se, portanto, reflexões, estudos e indagações sobre dinâmicas de exposição do conteúdo histórico em livros didáticos.Item Nesse livro tem quadrinhos: uma análise do edital e do Guia PNLD 2018 e da coleção Cenas da História(2019-12-17) Silva Júnior, Carlindo José da; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/5342526045645672O presente trabalho monográfico analisa a presença das histórias em quadrinhos em dois documentos governamentais e uma coleção de livros didáticos: o Edital e o Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018 e a coleção Cenas da História, voltada para o Ensino Médio. Por meio da análise de conteúdo são observadas em primeiro lugar, como as histórias em quadrinhos aparecem no Edital, de que forma ele faz defesa à sua presença nas propostas de coleções didáticas. Em segundo lugar são analisados os três volumes da coleção Cenas da História. Usando o livro do estudante e do professor são verificadas as formas como aparecem e são utilizadas as narrativas gráficas sequenciais no ensino de História, para isso serão são descritos e analisados as HQs existentes na coleção (aquelas pertencentes a mesma e HQs oriundas de outros locais de produção), suas propostas de atividade e as instruções trazidas para o professor no manual a ele dedicado. São utilizadas na abordagem as seguintes categorias: uso da HQ como ilustração, uso da HQ como fonte histórica, HQ que favorece o protagonismo docente e HQ que favorece o protagonismo discente. O último objeto de análise é o Guia do PNLD 2018, no tocante a sua avaliação e sugestões de uso coleção didática analisada anteriormente. Ao fim da pesquisa são apresentados e discutidos os resultados obtidos, como também são feitas sugestões visando o aperfeiçoamento dos documentos e do material didático estudado.Item Um olhar sobre a Educação Patrimonial no ensino de História: atividades prático-pedagógicas nos livros didáticos(2020-10-26) Guimarães Junior, Jaime de Lima; Luna, Suely Cristina Albuquerque de; Oliveira, Ana Lúcia do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/0223016826925051; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297; http://lattes.cnpq.br/4005295198649923As análises apresentadas neste artigo envolvem a Educação Patrimonial e seu espaço dentro dos livros didáticos de História do 6º ano do Ensino Fundamental (PNLD 2017-2019) utilizados pelos alunos das escolas públicas estaduais no município de Camaragibe, Pernambuco, Brasil. Com as novas interpretações históricas relacionadas à mudança na forma como se pensa e se escreve a História, a partir da redemocratização do Brasil, permitiu novas abordagens historiográficas dentro da academia que repercutiu também na produção de conteúdo para o ambiente escolar. Desta forma, ao reconhecer tais mudanças, foi possível pensar na Educação Patrimonial como ponto a ser abordado na tentativa de capturar nestes livros esta metodologia de ensino através dos conceitos e atividades propostas.Item Para além do texto escrito: a presença audiovisual no livro didático de história(2017) Freitas, Renan Moura de; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/3802404445141358O livro didático é um dos mais importantes instrumentos utilizados na educação básica no Brasil. Os estudos das coleções do PNLD são essenciais para compreender os caminhos pedagógicos assumidos pela cultura escolar e as relações de ensino-aprendizagem. O objetivo da presente pesquisa foi analisar o uso das produções fílmicas pelo livro didático, trazendo reflexões referentes ao ensino de história. Para isso, consideramos as duas coleções mais distribuídas nacionalmente pelo PNLD no ano de 2015, referente à etapa escolar do Ensino Médio. Além disso, foi necessário um recorte temático dentro das coleções, sendo optado como objeto de estudo a história do período colonial da América Portuguesa. A análise produziu reflexões acerca de representações do ensino de história atualmente e contribuiu para repensar limites e possibilidades do uso de obra fílmica pelos livros didáticos.Item O eurocentrismo e os desafios à efetivação da Lei 10.639/03 no âmbito escolar(2019-12-12) Fonseca, Gisely Capitulino da; Acioli, Gustavo; http://lattes.cnpq.br/4871749798523527; http://lattes.cnpq.br/7527899507289534Este trabalho, de natureza bibliográfica, tem o intuito de compreender como o eurocentrismo se constitui aos desafios à efetivação da Lei 10.639/03 nas escolas, analisando os estudos e pesquisas sobre uma presença eurocêntrica no currículo e nos livros didáticos, abordando, posteriormente, possibilidades de se refletir e minimizar tal etnocentrismo europeu. Propõe-se, ao longo deste artigo, contextualizar e entender tais aspectos através do Pensamento Decolonial Latino-americano.
