TCC - Licenciatura em História (Sede)

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    Ariano Suassuna entre críticas e aplausos: a censura e as polêmicas em torno das filmagens, dos bastidores e do lançamento de ''A Compadecida'' na imprensa (1969)
    (2025-07-21) Silva, Matheus Santos de Oliveira; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/7100418735971492
    Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as polêmicas e os debates jornalísticos em torno das filmagens, do lançamento da primeira adaptação cinematográfica do Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, apresentada em 1969, sob direção de George Jonas. A pesquisa utilizou edições do Diário de Pernambuco (1961-1970) para compreender a recepção da obra no contexto da ditadura civil-militar. O estudo articula a produção do filme com o panorama do cinema nacional, marcado pela censura e por disputas estéticas. Foram mobilizadas fontes jornalísticas primárias e bibliografia especializada sobre o regime militar, o teatro de Suassuna e o cinema brasileiro. Os resultados revelam que a obra foi alvo de críticas dissonantes. A pesquisa identificou também que Suassuna, co-autor do roteiro da película, participou ativamente do debate público. As conclusões reforçam a importância dessa produção como objeto de estudo, não apenas pela adaptação de um clássico do teatro brasileiro, mas pela complexidade das relações entre cultura e política durante os anos de exceção no Brasil.
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    Surgimento e manutenção da cena metal underground em Caruaru: o metal na capital do forró
    (2025-07-25) Oliveira, Diogo Gabriel Moura; Silva, Uiran Gebara da; http://lattes.cnpq.br/6424766542330590; http://lattes.cnpq.br/8283259715335410
    O artigo em questão investiga o surgimento e a consolidação da cena metal underground em Caruaru, em Pernambuco. A cidade se destaca no âmbito nacional como a capital do forró, mas que foi um berço para o surgimento de uma cultura alternativa. Tendo a década de 1980 como ponto de partida, e o emblemático show do Sepultura no ano de 1987, que impulsionou a abertura de lojas especializadas, fundação de bandas e locais de encontro para os headbangers da cidade. A pesquisa se deu principalmente em base documentais, análises de entrevistas e relatos e registros audiovisuais, revelando como personagens como Moisés Discos e Erivaldo da Metalmorphose, e bandas como a Storms, Nekrófago,Extreme Death e Psych Acid foram responsáveis por construir uma identidade contracultural no interior de Pernambuco. Foi possível compreender a formação dessa identidade através da indumentária produzida pelos membros como forma de se expressar. Com um mapeamento da cena, pode-se notar como o underground é um ambiente rico em cultura, solidamente estruturado e historicamente importante no cenário nacional e regional.
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    Entre insígnias e brasões: a construção do Movimento Armorial sob a ótica do Diário de Pernambuco (1970-1974)
    (2024-10-04) Soares Júnior, José Benedito; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/2171560150857240
    Esta pesquisa busca analisar a divulgação do Movimento Armorial nas publicações do jornal Diário de Pernambuco (DP), na cidade do Recife, no período de 1970 a 1974. Utilizando o jornal como fonte e objeto, buscamos identificar como o DP divulgava e representava o Movimento Armorial em suas edições. Buscamos também abordar o papel dos sujeitos envolvidos na divulgação do Movimento Armorial, suas posições sociais e o apoio estatal dado a esta manifestação cultural. Os dados desta pesquisa foram coletados na Hemeroteca Digital, no site da Biblioteca Nacional, sendo utilizado como filtro a palavra ‘armorial’. A análise dos dados evidenciou que os discursos produzidos pelo DP são semelhantes ao discurso estatal no campo da cultura. Esse discurso busca retratar o Movimento Armorial, em especial a Orquestra Armorial de Câmara do Recife como uma manifestação que representa as raízes da cultura brasileira.
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    Análise do potencial pedagógico dos jogos digitais Banzo e Mandinga
    (2023-09-21) Leão, Thiago Luiz de Souza; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/6391891459731710
    Objetivamos, nesse artigo, analisar dois jogos digitais brasileiros, Banzo e Mandinga, que levam o jogador a vivenciar diferentes cenários de uma sociedade escravista. Partindo da perspectiva que eles põem em jogo valores e significados importantes para o reconhecimento cultural e identitário de sujeitos ainda invisibilizados nos conteúdos históricos escolares, analisaremos a importância de ambos como uma ferramenta lúdica para produção do conhecimento histórico. A metodologia que vamos aplicar neste artigo está baseada na proposta de Giacomoni (2013) para quem o jogo configura um recurso pedagógico para construção do ensino e aprendizagem criativos da história.