TCC - Licenciatura em História (Sede)
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Item O currículo de história no 9º do ensino fundamental e a prática do olhar interseccional(2023-09-20) Germano, Alyce Joyce Dias; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/7936682472913931O presente artigo tem como intuito analisar como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo de Pernambuco possibilitam o currículo de história assumir um caráter interseccional. Diante disso, a partir da análise de conteúdo, foi observado como os temas/verbos ligados as categorias classe, raça e gênero foram abordados nos objetos de conhecimento e habilidades propostas pelos dois documentos. Logo, distinções e similaridades foram constatadas, em relação a articulação do conteúdo histórico. Assim sendo, após a análise propostas pelo artigo foi sinalizado um maior índice de utilização e articulação dessas categorias pelo Currículo de Pernambuco.Item O que é fundamental para o ensino de História nos anos finais (6º ao 9 º ano)? Reflexões sobre Avaliação de Aprendizagem no cotidiano escolar(2021-12-14) Umbelino, Vívian Barros; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/9064194771192345Na educação básica, a avaliação da aprendizagem possui um lugar de destaque por acompanhar o desempenho dos estudantes, sendo seus resultados definidores do sucesso ou fracasso escolar. Considerando isso, temos por objetivo investigar o processo de avaliação da aprendizagem em História nas escolas. Analisaremos as narrativas de docentes que atuam no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) em Pernambuco, refletindo sobre suas práticas através da metodologia de História Oral e relacionando as narrativas com os instrumentos avaliativos mais utilizados. Estamos alinhados a perspectiva de avaliação da aprendizagem pós-crítica, onde se observar a relação autoritária e assimétrica estabelecido com o saber no espaço escolar, ou seja, avalia-se a relação poder-saber (FOUCAULT, 1998) no processo de validação do conhecimento.Item Um olhar sobre a Educação Patrimonial no ensino de História: atividades prático-pedagógicas nos livros didáticos(2020-10-26) Guimarães Junior, Jaime de Lima; Luna, Suely Cristina Albuquerque de; Oliveira, Ana Lúcia do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/0223016826925051; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297; http://lattes.cnpq.br/4005295198649923As análises apresentadas neste artigo envolvem a Educação Patrimonial e seu espaço dentro dos livros didáticos de História do 6º ano do Ensino Fundamental (PNLD 2017-2019) utilizados pelos alunos das escolas públicas estaduais no município de Camaragibe, Pernambuco, Brasil. Com as novas interpretações históricas relacionadas à mudança na forma como se pensa e se escreve a História, a partir da redemocratização do Brasil, permitiu novas abordagens historiográficas dentro da academia que repercutiu também na produção de conteúdo para o ambiente escolar. Desta forma, ao reconhecer tais mudanças, foi possível pensar na Educação Patrimonial como ponto a ser abordado na tentativa de capturar nestes livros esta metodologia de ensino através dos conceitos e atividades propostas.
