TCC - Licenciatura em História (Sede)

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    Festejos e controle social: os bailes carnavalescos no Teatro de Santa Isabel (Recife, 1850 - 1855)
    (2023-04-28) Barros, Rayane Nathaline Dias de; Silva, Wellington Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1213688229016782; http://lattes.cnpq.br/7100858196009882
    O presente trabalho surge com o propósito de analisar as práticas de manifestações carnavalescas oitocentistas ocorridas na cidade do Recife, especificamente dentro do Teatro de Santa Isabel, entre os anos de 1850-1855. E como a propagação desses festejos possibilita a compreensão da atuação de alguns mecanismos de controle social da sociedade da época. A escolha do recorte temporal se justifica com a inauguração do Teatro Santa Isabel – como símbolo de civilização para a sociedade recifense da época, visando analisar a propagação dos bailes carnavalescos promovidos dentro desse espaço privado, em detrimento às manifestações do entrudo. A partir da análise de manifestações culturais podemos compreender a sistematização de atuação do poder controlador da classe dominante do Recife oitocentista, como também analisar de que forma os instrumentos de comunicação possuíam papel importante nessa construção de um ideal civilizatório, que tendiam a marginalizar as manifestações da camada mais popular da capital recifense no Oitocentos (1850-1855). É nesse cenário de disputas por espaços de sociabilidades na capital Pernambucana, que iremos averiguar a tentativa de construção de uma sociedade civilizada, que buscava romper com algumas manifestações culturais que não atendiam ao progresso civilizatório pretendido por uma elite escravocrata.
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    Descompassos no carnaval de rua do Recife na década de 1930: o caso do Quartel General do Frevo
    (2021-12-09) Barros, Gleicielly Maria Pereira de; Albuquerque, Mariana Zerbone Alves de; http://lattes.cnpq.br/8419255160811830; http://lattes.cnpq.br/3623672413182978
    Entendendo que há um discurso sobre a festa carnavalesca ser democrática e corresponder a um momento em que não vigora a segregação social, este artigo busca compreender o brinquedo como manifestação cultural na cidade do Recife da década de 1930, observando as desigualdades e tensões sociais inseridas no Carnaval de Rua da cidade. Para isso foi necessário entender a gênese da festa em Recife, seu desenrolar e o surgimento do Frevo como expressão carnavalesca típica da localidade; sendo estudada, também, a ocorrência do carnaval no espaço público. Por fim, foram analisados os conflitos do "Quartel General do Frevo", localizado na Praça da Independência, de modo representativo ao cenário político da modernidade na cidade dos anos 1930. A metodologia compreende a realização de uma revisão bibliográfica, partindo de fontes secundárias de referência sobre o carnaval do Recife.