TCC - Licenciatura em História (Sede)

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    “Memórias de ferro”: o ensino baseado em projeto científico realizado com turmas do ensino médio, em escola privada de Camaragibe - PE (2024)
    (2024-12-19) Santos, Mateus de Souza; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627
    Este artigo tem como objetivo relatar e refletir sobre o desenvolvimento do projeto científico "Memórias de Ferro: repressão, tortura e resiliência das mulheres durante a ditadura militar em Pernambuco (1964-1985)", realizado com estudantes da 1ª série do Ensino Médio, em uma escola particular de Camaragibe-PE, em 2024. A partir deste relato de experiência, pretendemos analisar a aplicação de projetos científicos no ensino de História, visando trabalhar conteúdos históricos através de abordagens mais ativas e críticas, como defendido por Demo (2003) e Dewey (1916). Este projeto integrou teoria e prática, buscando promover o engajamento e a autonomia intelectual dos estudantes envolvidos.
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    A propaganda da ditadura: o futebol como propulsor do milagre econômico
    (2024-03-01) Cunha, João Victor Cruz; Silva, Marcília Gama da; http://lattes.cnpq.br/0090863442089957
    O caminho vivenciado pela Ditadura Civil-militar (1964-1985) no Brasil é repleto de nuances e questões debatidas na historiografia. Dentro desse molde, o governo militar, de duração de 21 anos, vivenciou diversas contestações e propagandas, momentos favoráveis e desfavoráveis. Tomamos o futebol como aspecto central da análise do governo militar entre os anos de 1968 e 1972, é possível perceber o esporte enquanto elemento fundamental à compreensão da propaganda e do discurso ideológico construído pelos militares em torno do seu projeto político, desse modo, o trabalho da Assessoria Especial de Relações públicas (AERP), órgão de propaganda do governo, junto a Agência Nacional e o presidente, encontrou no esporte uma possibilidade de espalhar uma boa imagem e discurso nacionalista favorável ao regime.
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    A professora Lúcia Emília Carvalho de Araújo e a repressão de 1964 em Pernambuco: a trajetória de uma educadora vítima da ditadura
    (2021-12-13) Terencio, Caio Leite Correia; Silva, Marcília Gama da; http://lattes.cnpq.br/0090863442089957; http://lattes.cnpq.br/0493289041960924
    Mesmo após 57 anos do início da ditadura militar brasileira, a discussão sobre o tema gera debates acalorados e passionais. Os direitos humanos e as liberdades individuais ainda são relativizados de forma contumaz, no entanto pouco se aprendeu com esta experiência. Discursos políticos inflamados detratam os que caíram na luta contra a ditadura em uma tentativa de justificar as atrocidades cometidas pelo regime. Uma dessas vítimas foi a professora Lúcia Emília Carvalho de Araújo, que assim como centenas de outras vítimas carecem de uma aprofundada pesquisa sobre as sevícias a que foram submetidos. O acervo documental utilizado para esta pesquisa provém do Arquivo Público de Pernambuco, o qual detém vasta documentação do antigo Departamento de Ordem Política e Social – DOPS – (1935 – 1990).