TCC - Licenciatura em História (Sede)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/460

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Para além do texto escrito: a presença audiovisual no livro didático de história
    (2017) Freitas, Renan Moura de; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/3802404445141358
    O livro didático é um dos mais importantes instrumentos utilizados na educação básica no Brasil. Os estudos das coleções do PNLD são essenciais para compreender os caminhos pedagógicos assumidos pela cultura escolar e as relações de ensino-aprendizagem. O objetivo da presente pesquisa foi analisar o uso das produções fílmicas pelo livro didático, trazendo reflexões referentes ao ensino de história. Para isso, consideramos as duas coleções mais distribuídas nacionalmente pelo PNLD no ano de 2015, referente à etapa escolar do Ensino Médio. Além disso, foi necessário um recorte temático dentro das coleções, sendo optado como objeto de estudo a história do período colonial da América Portuguesa. A análise produziu reflexões acerca de representações do ensino de história atualmente e contribuiu para repensar limites e possibilidades do uso de obra fílmica pelos livros didáticos.