TCC - Licenciatura em História (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/460
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Interseções de gênero no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência da UFRPE: um relato da experiência em núcleo de gênero de escola da rede estadual de Pernambuco(2021-02-19) Albuquerque, Adriana de Souza; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/2963782145798809Este artigo apresenta um relato de experiência, mediante revisão de literatura e observação participativa realizada em uma Escola de Referência em Ensino Médio da rede estadual de Pernambuco, vivenciada no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), da subárea de História, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O presente texto reflete sobre as potencialidades educativas da abordagem de gênero realizadas dentro de um Núcleo de Gênero. Concluímos que, graças aos movimentos populares e às demandas sociais, durante o período de redemocratização o Brasil avança na criação de inúmeros documentos da educação que reforçaram a importância do ensino de gênero nas escolas. Contudo, dada a conjuntura política dos últimos anos, imprudentemente o ensino de gênero tem sido censurado de documentos oficiais, através da ingerência das bancadas neoconservadoras e neoliberais. Em contrapartida a tal retrocesso, a Secretaria da Mulher de Pernambuco, amplia o número de instituições de ensino com Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra Mulher, possibilitando que professores e professoras possam atuar no ensino de gênero nas escolas.
