TCC - Licenciatura em Letras (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item El uso de "voseo" en la publicidad y en la literatura: una propuesta didáctica(2025-07-30) Silva, Thiago Leite Amaro da; Moreno, Amanda Brandão Araújo; http://lattes.cnpq.br/0149408155954168; http://lattes.cnpq.br/3135215276200757As variações linguísticas fazem parte do processo natural e histórico de uma língua. Portanto, desempenham um papel importante no processo de ensino-aprendizagem de estudantes de línguas estrangeiras. No que se refere às variações linguísticas e ao uso do voseo em alguns países latino-americanos, este trabalho tem como objetivo demonstrar a existência do voseo como um aspecto da variação e demonstrar esse uso por meio de gêneros textuais autênticos, como anúncios publicitários e literatura em quadrinhos, como as tirinhas de Mafalda; bem como destacar o uso do voseo para a compreensão do fenômeno e propor que essa variação linguística, que ocorre em países latino-americanos, possa ser estudada em aulas de espanhol no Brasil. Ainda se propõe-se perceber o uso do voseo na publicidade, a partir de registros reais feitos pelo autor durante viagens ao Paraguai, Uruguai e Argentina e na literatura, utilizando histórias em quadrinhos como recurso didático e que serão utilizados enquanto metodologia, estes gêneros textuais a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema abordado. Assim, a contribuição teórica será baseada em textos de autores que se dedicam a esse tema, como Fontanella de Weinberg (1976; 1977), que estuda a variação linguística na América Latina; Francisco Moreno Fernández (2001; 2012), além de outros autores relevantes que se dedicam a questões relacionadas à variação linguística na língua espanhola e seu ensino. Sendo assim, busca-se destacar a diferença no uso do espanhol na segunda pessoa e elaborar uma proposta didática - como principal foco de conteúdo - para enfatizar o uso do voseo nas aulas.Item Tecendo memórias, construindo saberes: meu percurso até a docência(2025-07-30) Ferreira, Ranyah Gabrielle Vieira; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/6104354986540614Este memorial tem como principal objetivo refletir sobre os processos vivenciados no desenvolvimento da minha identidade docente. O texto está dividido em seis partes, abordando memórias escolares e universitárias, e como essas vivências influenciaram minha trajetória acadêmica e profissional. São destacadas as dificuldades enfrentadas ao longo do percurso, as descobertas e os desafios vividos nas etapas de prática pedagógica. Assim, as considerações se desenvolvem a partir da rememoração de, por exemplo, figuras docentes que exerceram grande influência na minha formação. As experiências nos estágios obrigatórios também são apresentadas, destacando o papel da vinculação entre teoria e prática na construção da identidade docente.Item A representação das mulheres em Clarissa de Érico Veríssimo(2025-07-22) Castilho, Ana Eduarda Nogueira; Almeida, Sherry Morgana Justino de; http://lattes.cnpq.br/5332850255576710; http://lattes.cnpq.br/9180081687375252O trabalho em questão propõe uma análise crítica das personagens mulheres no romance Clarissa (1933), de Erico Veríssimo, à luz das discussões de gênero, classe, raça e sexualidade. A pesquisa parte da compreensão de que a literatura é também um espaço de construção e reprodução de discursos sociais, e busca compreender como as mulheres são representadas em um contexto urbano brasileiro da década de 1930. Com base em autoras como Simone de Beauvoir (1970), Ruth Silviano Brandão (1993), Djamila Ribeiro (2017,2018), Carla Pinsky (2012) e Silvia Federici (2019) o estudo interpreta o romance não apenas como um “romance de formação”, mas como um retrato multifacetado da condição da mulher no período. São analisadas figuras como Clarissa, Ondina, Belinha, Dona Eufrasina, D. Tatá, Dudu e Belmira, considerando os estereótipos que recaem sobre elas e as brechas de subjetividade que conseguem ocupar. A leitura evidencia como a obra articula tensões entre a tradição e os desejos de emancipação da mulher, oferecendo à crítica literária contemporânea uma rica possibilidade de reflexão sobre seu papel na literatura e na sociedade. A análise conclui que, apesar de construídas a partir de tipos sociais, as personagens mulheres em Clarissa não são estáticas, e revelam contradições, desejos e resistências que ainda ecoam nos debates atuais.Item Crônicas em jornais pernambucanos do século XIX(2025) Santana, Vívian Sara de Moura; Almeida, Sherry Morgana Justino de; http://lattes.cnpq.br/5332850255576710; http://lattes.cnpq.br/8341501232856965O presente artigo demonstra como as crônicas do século XIX entrecruzam limites com outros gêneros e como isso torna sua compreensão/definição, enquanto gênero literário, mais complexa. Para isso, o trabalho analisou o córpus resultante do projeto “Crônicas em Jornais Pernambucanos do século XIX”, desenvolvido no Departamento de Letras de 2021 a 2023, com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UFRPE, cujo objetivo principal foi a formação de um córpus e a caracterização de crônicas publicadas em periódicos pernambucanos do século XIX. A partir das leituras da bibliografia teórica, foi possível conhecer e compreender os aspectos formais do gênero desde sua origem, pensamos o gênero crônica, pesquisamos sobre os jornais pernambucanos do século XIX, transcrevemos, caracterizamos e classificamos os tipos de crônicas mais frequentemente encontradas. As transcrições das crônicas foram realizadas seguindo as notações para transcrições de textos manuscritos e impressos de Guedes e Berlink (2000, p.12) e foram concluídas 60 transcrições. Além disso, foram realizadas classificações de acordo com a tipologia de Bender e Laurito (1993). Neste artigo, demonstramos que as crônicas coletadas e classificadas apresentam características que se mesclam a outros gêneros como o artigo de opinião, o conto e outros. Nesse sentido, o artigo propõe a discussão desse gênero considerado tão popular, mas que ao mesmo tempo torna-se desafiante ao tentar defini-lo.Item O gênero notícia em Pernambuco: migração do jornal impresso para a esfera digital(2025-07-28) Rodrigues, Joyce Maria Gomes; Gomes, Valéria Severina; http://lattes.cnpq.br/8893406062883304Este trabalho, ao analisar 30 notícias criminais (homicídios e feminicídios) publicadas pelo Diário de Pernambuco, distribuídas entre os séculos XIX, XX e XXI, tem como objetivo observar as permanências e transformações do gênero notícia diante da migração do jornal impresso para a esfera digital. A pesquisa ancora-se nos pressupostos teóricos do modelo das Tradições Discursivas, conforme Coseriu (1980), Kabatek (2005, 2015), Koch (1997) e Andrade e Gomes (2018), considerando o gênero textual como prática historicamente estabilizada e sujeita a reformulações. A análise adota abordagem qualitativa e se desenvolve em dois eixos: estrutura composicional da notícia e nos recursos linguísticos (com ênfase na seleção lexical e na construção dos sujeitos noticiados). O estudo evidencia que, embora o gênero mantenha traços estruturais como o uso da pirâmide invertida e a objetividade informativa, há reconfigurações marcantes na linguagem e na circulação discursiva das notícias, sobretudo no contexto digital. Essas atualizações demonstram a capacidade adaptativa do gênero notícia às exigências tecnológicas, sem perder sua função social de informar com clareza e relevância.Item A rua que anda em Miró da Muribeca: o fazer poético como registro urbano e histórico(2024-09-23) Cordeiro, Filipe Diógenes Gondim; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024; http://lattes.cnpq.br/0980240498078472Este artigo pretende estudar a obra de Miró da Muribeca e investigar como sua poesia pode ser um potente registro urbano e histórico dos nossos tempos. O poeta é um dos principais expoentes da poesia pernambucana e, também, brasileira. Uma representação literária, uma voz coletiva de uma grande parte da população periférica, economicamente pobre e preta, se fazendo poeta, fugindo das estatísticas e criando um fazer literário, no qual a palavra e o corpo se entrelaçam, numa simbiose potente e aguçada. Este trabalho, também, pretende pesquisar a escrita do poeta e suas fronteiras entre poesia e crônica, partindo do seu olhar sobre a cidade e seus seres, tirando das coisas corriqueiras versos únicos. Em suas caminhadas, poucas coisas e pessoas passavam despercebidas ao seu olhar, tornando em memória às efemeridades, violências, desigualdades e resistências do cotidiano. Para tanto, são usadas como fontes de apoio, entre outros, a ideia de geopoesia de Augusto Rodrigues Silva Jr, 2023; a escrivência de Conceição Evaristo, 2007; além de estudos da obra de Miró por André Telles do Rosário, 2007 e Rodrigo Fischer Vieira, 2022.Item O apagamento da literatura de Maria Firmina dos Reis na educação básica pernambucana(2024-09-23) Lira, Raquel Alves de; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024; http://lattes.cnpq.br/3522206968211351Este trabalho tem como objetivo refletir acerca do apagamento que ocorreu com a autora e professora oitocentista Maria Firmina dos Reis na educação básica brasileira, com ênfase no Estado de Pernambuco, analisando quais são as motivações para tal apagamento a partir de uma perspectiva da colonialidade, a fim de apontar como esta estrutura excludente reverbera na educação, mais especificamente no ensino de literatura. É imprescindível questionar o cânone literário, para fundamentar uma proposta de ensino de literatura com diversidade cultural e decolonialidade dos saberes, abarcando as produções intelectuais de sujeitas/os outrora subalternizadas/os. Como fundamentação, este artigo se baseia, entre outras fontes, em FREIRE, 1967; FREIRE, 2011; HOOKS, 2013; GONZÁLEZ, 2020. Apenas a partir dessas transformações será possível o ensino de literatura como processo educativo democrático, que possibilite liberdade para as/os educandas/os.Item O pioneirismo de Maria Firmina dos Reis: análise do abolicionismo e da loucura em Úrsula(2024-09-23) Cabral, Gabriela Ellen dos Santos; Almeida, Sherry Morgana Justino de; http://lattes.cnpq.br/5332850255576710; http://lattes.cnpq.br/4358147182928707As revoluções se iniciam em contextos muitas vezes inimagináveis ou inesperados, em situações comuns e cotidianas da vida. Para isso, basta que haja a vontade de transformar situações opressoras e problemáticas de vida para que surja um pioneiro(a) que decida agir da forma que pode. O presente trabalho tem como principal objetivo difundir e refletir acerca do projeto literário de uma pioneira: Maria Firmina dos Reis, e de sua primeira e principal obra, Úrsula (1859). presentamos uma análise desse romance com auxílio do principal biógrafo da autora, José Nascimento Morais Filho (1975) e dos teóricos Antonio Candido (1972; 2004), Carlos Hasenbalg e Lélia Gonzalez (1982), Kabengele Munanga (2009), Michelle Perrot (2007), Norma Telles (1988), Silvia Federici (2004) e outros. Ao longo do artigo, será traçada uma breve análise com foco em torno de sua vida, seu apagamento na historiografia literária brasileira, o abolicionismo e a loucura da protagonista presentes na obra.Item Entre a teoria e a prática: a imersão na Escola Campo e seus impactos na formação docente(2025-02-18) Andrade, Tailany da Silva; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/7085763612777943Este trabalho analisa a experiência de imersão na Escola Campo do Instituto Federal de Pernambuco, realizada no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A partir de uma abordagem qualitativa e reflexiva, foram examinados os desafios e aprendizados decorrentes da articulação entre teoria e prática no processo de formação docente. Os resultados destacam a relevância do planejamento pedagógico, da inclusão escolar e da colaboração entre educadores, reforçando a importância de experiências práticas na construção de uma educação significativa e inclusiva. A vivência contribuiu para o desenvolvimento de competências essenciais para a prática docente e consolidou meu compromisso com a profissão de educadora.Item Memorial descritivo-reflexivo: um relato de aprendizado e crescimento(2025-03-12) Silva, Cristiana de Carvalho; Gomes, Valéria Severina; http://lattes.cnpq.br/8893406062883304; http://lattes.cnpq.br/8219967947132060Este trabalho é um relato pessoal da minha trajetória acadêmica, com foco nos desafios enfrentados durante a graduação. A partir de uma análise introspectiva, busco desmistificar a ideia de que o sucesso acadêmico está atrelado exclusivamente a excelência e a alta performance. Ao longo do relato, compartilho minha experiência como uma aluna considerada "mediana" e como essa percepção inicial me motivou a desenvolver estratégias de aprendizado personalizadas e a superar minhas próprias expectativas. Destaco a importância da resiliência, da persistência e da busca por um aprendizado significativo, mesmo diante de dificuldades e obstáculos. Por meio de exemplos concretos, exploro os desafios enfrentados durante a graduação, como dificuldades em determinadas disciplinas, problemas de organização do tempo e questões relacionadas à saúde mental. Para cada desafio, descrevo as estratégias utilizadas para superá-lo, evidenciando a importância do apoio de professores, colegas e familiares.