TCC - Licenciatura em Letras (Sede)
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Item A comicidade em Dom Quixote: retratos do humor nos quadrinhos de Caco Galhardo(2024-03-05) Silva, Jonas Mateus Pereira da; Andrade, Brenda Carlos de; http://lattes.cnpq.br/3020775163633086O presente trabalho tem o objetivo de analisar a adaptação de Dom Quixote de La Mancha para os quadrinhos de Caco Galhardo, visando investigar a comicidade difundida na graphic novel Dom Quixote em quadrinhos volume 1 (2005). Compreendendo a literatura e as HQs como meios distintos, delimitados por uma estrutura social preexistente, a pesquisa apoia-se nos textos de Antonio Candido (1918-2017) e Terry Eagleton (1943-), Will Eisner (1917-2005), Scott McCloud (1960-) e Thierry Groensteen (1957-) com o intuito de refletir o processo identitário entre os dois campos expressivos. Ao examinar a obra de Galhardo, considerando a tradução intersemiótica como um pilar do processo da adaptação, a pesquisa debruça-se sobre a dissertação de Geovana Almeida, avaliando os fatores composicionais que tangenciam a obra literária e sua adaptação. Partindo do pressuposto de que a obra de Cervantes pode ser interpretada por um viés cômico, com base em análises dos elementos imagéticos e textuais presentes nos recortes das pranchetas (páginas) selecionadas da obra do cartunista, a pesquisa destrincha a relação entre humor gráfico e a comicidade na adaptação de Caco Galhardo.Item Cidade patrícia e cidade burguesa: desencontros entre as formas tradicionais das cidades latino-americanas e projetos de modernidade, uma análise a partir de Un buen negocio, Barranca abajo e El desalojo, de Florencio Sánchez(2024-03-07) Silva, Diana Belém Guimarães; Andrade, Brenda Carlos de; http://lattes.cnpq.br/3020775163633086; http://lattes.cnpq.br/4446408656529078O artigo apresenta o conceito sobre os espaços das cidades na América Latina usando como base três peças da literatura latina-americana, Barranca abajo, El desalojo e Un buen negocio do escritor uruguaio Florencio Sánchez, que juntamente com as obras de Angel Rama, La ciudad letrada, e José Luis Romero, Latinoamericana la ciudad y las ideas, foi possível identificar e definir como e porque a civilização foi retratada nas peças e assim também entender as estruturas das cidades latinas no período em questão, final do século XIX começo do século XX. Foi identificado que, no contexto dessas obras, houve um desenvolvimento nas áreas rurais ao serem absorvidas pelo crescimento das cidades urbanas, e consequentemente foram incorporadas como parte dos subúrbios delas, recebendo, em alguns casos, grande parte da aristocracia da época. Como também a barbárie presente no cenário rural através das tradições culturais ligadas a falta de educação moral e intelectual científica, ao passo que a civilização foi identificada através do desenvolvimento da riqueza, das leis e das letras proporcionando o projeto de modernização da sociedade. Proporcionando anseios mais profundos de ascender socialmente e obter o poder que a nova burguesia tinha nas cidades em que residiam. Assim como afastar as famílias marginalizadas e controlar seu desenvolvimento nas grandes cidades, com a construção de asilos, instituições corretivas e profissionais para que seus usuários não atrapalhem a civilização em desenvolvimento e/ou participem dela de forma efetiva ao oferecer serviços, em sua maioria de mão de obra barata.Item Entre a autoficção, literatura de testemunho e jornalismo literário: a violência de gênero em Chicas Muertas, de Selva Almada(2024-10-03) Carneiro, Tainá Marques; Andrade, Brenda Carlos de; http://lattes.cnpq.br/3020775163633086; http://lattes.cnpq.br/7792853404789445Este trabalho tem como objetivo analisar a obra Chicas Muertas (2014), da escritora argentina Selva Almada. O livro investiga três casos de feminicídio ocorridos nos anos 80 no interior da Argentina que permanecem sem solução. Para sua elaboração, a autora dedicou quase trinta anos à investigação dos casos em busca de respostas. A análise foca nos gêneros literários presentes na obra — autoficção, jornalismo literário e literatura de testemunho — e como se entrelaçam para narrar as histórias de Andrea Danne, Sara Mundín e María Luisa Quevedo, expondo a violência de gênero que permeia a sociedade até os dias atuais. Os estudos de Noronha (2014), Martins (2014), Colonna (2004) e Alberca (2007) fundamentam a análise da autoficção; no jornalismo literário, utilizam-se as obras de Castro (2010) e Hollanda (2022); e os conceitos de literatura de testemunho são baseados em Salgueiro (2012) e Azevedo (2022). Para explorar a relação entre violência e literatura, recorre-se ao estudo de Lemus (2022).Item La proximidad entre el portugués y el español: un breve estudio histórico-comparativo(2019-12-13) Ditoso, Vivianne Bernadete; Andrade, Brenda Carlos de; Alves, Dorilma Neves Galdino; http://lattes.cnpq.br/3662528779871102; http://lattes.cnpq.br/3020775163633086; http://lattes.cnpq.br/1643960276889494Ao considerar o processo histórico da evolução de uma língua, é evidente que muitas carregam uma origem comum, porque é uma continuação de uma língua mais velha e não preservada. As línguas românicas apresentam um exemplo de um grupo genealogicamente relacionado, pois têm sua base comum, ou seja, o latim, o que apresentou suas variantes: o clássico e o vulgar. Entre muitas outras línguas românicas estão o português e o espanhol que são o resultado do avanço do romance no sul da Península. E a partir daí, é possível observar as semelhanças entre português e espanhol, por exemplo, que nasceram precisamente com suas histórias, suas origens. A questão das divergências linguísticas é muitas vezes explorada através de uma análise contrastiva, porém este estudo procura as razões que aproximam as duas línguas, ou seja, a história que apresentam. Portanto, este trabalho é muito relevante e inovador na natureza para contribuir através de alguns exemplos de termos dos tempos medievais, quão evidentes são essas semelhanças. Para a realização desta pesquisa, além de recorrer à história da língua portuguesa e espanhola, dois documentos importantes foram escolhidos: a Cantiga da Ribeirinha - reconhecida como o primeiro texto considerado como língua portuguesa - e El Cantar de Mio Cid - também reconhecido como o primeiro texto escrito. O foco deste estudo é precisamente a relação de semelhança entre as duas línguas mencionadas acima. Outro ponto de relevância no trabalho é a compreensão de tal fenômeno linguísticoItem Por uma memória da subversão: a condição de exílio do corpo travesti em “A voz da consciência”, de Atena Beauvoir(2020) Menezes, Maria Isabela Berenguer de; Andrade, Brenda Carlos de; http://lattes.cnpq.br/3020775163633086; http://lattes.cnpq.br/6486204392731681O presente artigo propõe uma discussão acerca da representação do corpo travesti na literatura, mais especificamente no conto “A voz da consciência”, presente no livro Contos Transantropológicos, de Atena Beauvoir. De maneira geral, lançaremos olhar à perspectiva de (r)existência que a autora nos apresenta, o qual tem como norte a construção da subjetividade do corpo travesti em meio aos melindres da repressão das instituições sociais. Para isso utilizaremos conceitos que tenham como base a noção de inclusão e pluralidade no que diz respeito à literatura, ao corpo, ao discurso e à sociedade. Ressaltamos que o objetivo central desta pesquisa é identificar a condição de exílio na personagem travesti no conto “A voz da consciência”. Logo, pretendemos, com este estudo, minimizar, da forma que for possível, a discrepância de poder discursivo entre os que estão dentro e fora do âmbito acadêmico e, principalmente, trazer à tona vivências subalternas e torná-las, mesmo que de maneira sintética, o foco da discussão.
