TCC - Licenciatura em Letras (UAST)
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Item Desafios da educação especial na pespectiva da educação inclusiva na cidade de Serra Talhada-PE(2023-03-30) Andrada, Sandra da Silva; Silva, Noádia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921; http://lattes.cnpq.br/7435883742988574A presente investigação busca abordar os desafios na implantação da proposta de Inclusão educacional na rede municipal de ensino da cidade de Serra Talhada. O estudo investigou as repercussões da Lei Brasileira de Inclusão (Lei n. 13.146/2015) que garante que as pessoas com necessidades especiais sejam incluídas nas salas regulares de todos os níveis de ensino. Entretanto, sabemos que apenas a existência da lei é insuficiente para garantir educação inclusiva de boa qualidade para todos, necessitando da participação integrada de todos os atores sociais, a saber: a sociedade, a família e os profissionais da educação. No sentido de contribuir com essa tendência, entrevistamos um grupo de 27 profissionais da educação entre professores, estagiários, gestores e coordenadores para conhecer os principais desafios que eles têm enfrentado no trabalho com estudantes com necessidades especiais. O procedimento metodológico adotado neste estudo foi a pesquisa de campo e bibliográfica de caráter qualitativo. Entende-se que a inclusão de portadores de necessidades educativas especiais necessita estar alicerçado em um projeto pedagógico educacional de políticas públicas, que tragam o acesso e uma inclusão que consiga atender as mais diversas necessidades e diferenças respeitando a todosItem Gêneros digitais e ensino: contribuições e desafios dos professores da rede municipal de ensino do distrito de Sitio dos Nunes, Flores - PE(2020-10-28) Lima, Magda Tânia Alves de; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/4386975363602558Este estudo tem como objetivo relatar e analisar por meio de um estudo de caso verificando a princípio, como os gêneros digitais são abordados em sala de aula, suas contribuições e debruça-se também sobre os principais desafios dos professores de língua portuguesa com as práticas utilizando instrumentos tecnológicos, além de a discussão da literatura contribuir com essa temática. Toma-se como pressuposto teórico os estudos de teóricos como Bakhtin (2003), Marcuschi (2002), Dolz e Schneuwly (2004), entre outros, sobre o uso de gêneros textuais e dos novos gêneros digitais no ensino de língua. Diante do atual quadro de ensino remoto, dedica-se uma seção para comentários sobre modalidades de ensino a distância em consequência da pandemia da covid-19 que fez com que milhares de escolas pelo mundo adotassem as metodologias ativas do ensino remoto. A fundamentação teórica foi confrontada diante dos dados coletados por meio de pesquisa com professores de forma a compreendermos a realidade atual do ensino em Sítio dos Nunes – Flores – PE, como parte de um panorama que se repete em outros municípios, acerca dos resultados obtidos. Destacamos que ainda há muitos problemas em se tratando do uso de tecnologias integradas as aulas, pois falta a capacitação adequada aos professores para o uso dessas novas mídias, bem como a estrutura que não dispõem de aparatos tecnológicos suficientes.
