TCC - Licenciatura em Letras (UAST)

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    O Empoderamento do discurso feminino nas composições do "feminejo" de Marília Mendonça: uma análise dialógica do discurso
    (2022-10-11) Silva, Thamires Dannielly da; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464; http://lattes.cnpq.br/9197184648830569
    O presente artigo analisa seis canções da playlist “As melhores Músicas da Marília Mendonça” disponível no site Letras.mus.br, artista que é considerada representante do movimento conhecido como o Feminejo na música sertaneja brasileira. Buscamos compreender como essas composições, enunciados, expressam sentido para a sociedade e contribuem para o empoderamento feminino no cenário do gênero musical selecionado, além de observarmos como discursos emanados por outras vozes atravessam tais enunciados. Para cumprir com tal tarefa, adotamos teóricometodologicamente a Análise Dialógica do Discurso, formulada a partir da obra de Bakhtin e do Círculo que estudaram a relação língua e discurso. Assim, em conformidade com essa perspectiva, as análises produzidas ultrapassam os limites da língua (gramatical) e observa de fato, a linguagem em uso que materializa discursos. Esclarecemos que selecionamos o referido site por ser de fácil acesso ao público em geral e gratuito. Restringimos o nosso corpus à medida que identificamos assuntos comuns à maioria das composições. Após as análises, percebemos que os enunciados materializam tanto discursos de empoderamento feminino, ao valorizar a união/amizade entre as mulheres, quanto discursos tipicamente machistas que ainda reverberam na voz feminina. Concluímos que o Feminejo não é uma defesa explicita da condição d a mulher na sociedade, ao mesmo tempo em que algumas composições emancipam a mulher, outras a coloca em um lugar de submissão e dependência afetiva em relação ao homem.
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    O discurso da sensualidade da brasileira na cartilha do “programa ganhe o mundo” em perspectiva dialógica
    (2021-12-10) Souza, Patrícia Barbosa Alves de; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464; http://lattes.cnpq.br/6315521171955889
    Os objetivos deste trabalho são identificar e discutir a materialização do discurso da sensualidade da brasileira na cartilha do “Programa Ganhe Mundo”, “When in Rome do as the Romans do”, distribuída no ano de 2014 para bolsistas de intercâmbio. Para cumprir com tal tarefa, este estudo fundamenta-se teórico- metodologicamente na análise dialógica do discurso e no conceito de memória do objeto (formulado por Amorim a partir de leituras do círculo bakhtiniano). Também fundamentam esta pesquisa, as discussões da sexualidade feminina. Metodologicamente, segue-se as etapas bakhtinianas para a abordagem do objeto, a saber: de descrição, análise e interpretação. As análises da cartilha indiciam uma entonação negativa com relação a sensualidade das brasileiras, qualificada enquanto “exagerada”. A relevância deste estudo é tanto contribuir para compreensão do que materializa os discursos sobre as mulheres em enunciados quanto para o entendimento do discurso da sensualidade da mulher e a relação desse com outros discursos, aí incluído, o discurso religioso.
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    Um olhar crítico para os discursos de opressão, silenciamento e poder presente em canções do movimento Tropicalista
    (2021-02-01) Silva, Islândia Lima da; Guimarães, Lílian Noemia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541; http://lattes.cnpq.br/5389548556553100
    The present work seeks to reflect on the discourses of oppression, silencing and power present in songs of the Tropicalist movement. The field of Critical Discourse Analysis Theory will base our studies on the theoretical assumptions of scholars like Teun Adrianus Van Dijk (2004, 2008), MELO (2009) and PEDROSA (2019). The corpus of this work consists of ten songs by big names in this movement, such as Gilberto Gil, Caetano Veloso, among others, who were greatly influenced by avant-garde currents such as concretism, influencing the plastic arts, poetry and music sharing ideologies of the libertarian thinking. To this end, the research aims to: identify the linguistic and discursive strategies that the songwriters used to denounce repression; and to pay attention to the importance that this movement had in the dictatorial context in Brazil. The songs for contextualization represented the first manifestations of the movement, its rise and fall and the marks of its influence in the years after the dictatorship. We selected songs that portray in their content ideologies and remnants of oppression experienced by the society of the time. The songs, in our view, carry with them reflection and revolutionary power, for arousing feelings of struggle and hope in society.