TCC - Licenciatura em Letras (UAST)

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    Desafios da educação especial na pespectiva da educação inclusiva na cidade de Serra Talhada-PE
    (2023-03-30) Andrada, Sandra da Silva; Silva, Noádia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921; http://lattes.cnpq.br/7435883742988574
    A presente investigação busca abordar os desafios na implantação da proposta de Inclusão educacional na rede municipal de ensino da cidade de Serra Talhada. O estudo investigou as repercussões da Lei Brasileira de Inclusão (Lei n. 13.146/2015) que garante que as pessoas com necessidades especiais sejam incluídas nas salas regulares de todos os níveis de ensino. Entretanto, sabemos que apenas a existência da lei é insuficiente para garantir educação inclusiva de boa qualidade para todos, necessitando da participação integrada de todos os atores sociais, a saber: a sociedade, a família e os profissionais da educação. No sentido de contribuir com essa tendência, entrevistamos um grupo de 27 profissionais da educação entre professores, estagiários, gestores e coordenadores para conhecer os principais desafios que eles têm enfrentado no trabalho com estudantes com necessidades especiais. O procedimento metodológico adotado neste estudo foi a pesquisa de campo e bibliográfica de caráter qualitativo. Entende-se que a inclusão de portadores de necessidades educativas especiais necessita estar alicerçado em um projeto pedagógico educacional de políticas públicas, que tragam o acesso e uma inclusão que consiga atender as mais diversas necessidades e diferenças respeitando a todos