TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/421
Navegar
Item A academia como contribuição para conhecimento das feiras agroecológicas: o caso do espaço agroecológico de Setúbal(2019) Silva, Lilian Quelly Braz da; Silva, Joanna Lessa Fontes; http://lattes.cnpq.br/3516424517958161Feiras agroecológicas, atualmente, é um tema novo no ponto de vista da pesquisa, e que está sendo explorado aos poucos e em seus vários desdobramentos. Existem várias perspectivas para análises, e este trabalho monográfico se desdobra através da pesquisa inicial de diversos trabalhos publicados com o tema feiras agroecológicas e que pudessem dar um norte do que já existia de pesquisa produzida. Segue-se uma análise dos trabalhos selecionados e definição dos conceitos que permeiam a pesquisa de campo como asfeiras agroecológicas e agroecologia. Houve como metodologia de trabalho, além dessa pesquisa bibliográfica inicial, a ida ao campo que foi selecionado, o espaço agroecológico de Setúbal, onde houve observação participante junto com a pesquisa exploratória e foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. Após análise das entrevistas realizadas surgiram conceitos relacionados a vivência em campo do espaço agroecológico e das pesquisas bibliográficas realizadas, e também estão dispostas as análises das transcrições das entrevistas. Chegou-se a conclusão que esse tema de pesquisa necessita de mais trabalhos realizados, e este que segue serve como um apoio para análises posteriores.Item A ciência é masculina? Considerações sobre a produção docente do curso de Agronomia da UFRPE(2022-05-24) Lima, Julia Cavalcante de; Leitão, Maria do Rosário de Fátima Andrade; http://lattes.cnpq.br/8086721690207482; http://lattes.cnpq.br/9448465974797780Este artigo científico analisa, a partir da conceitualização de gênero como uma forma de compreender os relacionamentos e comportamento dos indivíduos, como se dá a produção docente do Departamento de Agronomia (DEPA) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Para tanto, primeiramente houve uma revisão bibliográfica sobre a desigualdade de gênero no campo científico, fomentando a base teórica. Durante a pesquisa, foi feita uma coleta de dados através de observações nos Currículos Lattes dos professores. A partir disso, foi possível compreender que algumas áreas ainda são domínios masculinos, além disso, as mulheres continuam sendo minoria em cargos mais altos. Apesar do aumento da presença feminina na ciência com o passar dos anos, ainda estamos longe de podermos considerar os campos acadêmicos como igualitários para homens e mulheres.Item A construção da identidade negra a partir da contribuição de autores negros(2025-08-08) Santos, João Gabriel Tadeu dos; Silva, Maria Auxiliadora Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/1540473468896261; http://lattes.cnpq.br/7348602739499412Este trabalho analisa as contribuições de autores negros brasileiros contemporâneos para a construção e afirmação da identidade negra no Brasil. A partir de uma abordagem qualitativa e de uma revisão crítica de literatura, foram selecionadas obras publicadas entre 2020 e 2025 por meio da ferramenta Publish or Perish, com foco em textos que problematizam a identidade negra, a negritude e os processos de subjetivação racial. O estudo parte da compreensão da identidade como processo histórico, relacional e politicamente situado, sendo moldado pelas estruturas do racismo, pela colonialidade e pelas formas de resistência produzidas por sujeitos negros. Ao reunir as contribuições de autoras e autores negros brasileiros, não se buscou uma teoria única, mas o reconhecimento da pluralidade de experiências e de saberes que falam de lugares diversos, ainda que atravessados por uma história comum de exclusão e luta. Ao articular teoria crítica, metodologia situada e vozes negras plurais, este trabalho reafirma a importância das epistemologias negras para a produção de conhecimento nas Ciências Sociais brasileiras.Item A construção simbólica do dinheiro na infância: estudo comparativo entre estudantes de escolas pública e privada(2019) Silva, Lucas Nonato Souza e; Paula Junior, Josias Vicente de; http://lattes.cnpq.br/8013351027708968; http://lattes.cnpq.br/6982524837834982Vive-se em uma sociedade na qual o dinheiro permeia grande parte das relações que os indivíduos estabelecem no seu cotidiano. Assim, os sujeitos estão imersos nesse contexto financeiro desde a infância e, por conseguinte, acabam por desenvolver uma ideia sobre o dinheiro que pode ter influência na maneira com a qual lidarão com ele nas suas vidas quando adultos. Este trabalho procura investigar as representações sociais que as crianças têm do dinheiro. Para isso, foram pesquisadas, por meio da técnica da associação livre, as relações estabelecidas por estudantes do 3° ano do ensino fundamental de uma escola pública e uma escola privada da cidade do Recife, no intuito de descobrir quais eram as representações que esses grupos de indivíduos tinham do dinheiro. Através da quantificação dos termos utilizados pelas crianças e da análise de conteúdo buscou-se categorias que pudessem delinear as ligações que os participantes fazem com o dinheiro e mapear o local dele na vida social desses sujeitos. Com isso, espera-se, minimamente, poder explicitar as influências que as relações sociais e o compartilhamento dos espaços têm na formação dos conceitos desde idades muitos iniciais na vida em sociedade.Item A construção social do saber a partir de uma experiência de agricultura urbana na cidade do Recife/PE(2019) Nascimento, Leonardo Rodrigo Silva do; Aguiar, Maria Virgínia de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4665749527709728; http://lattes.cnpq.br/9269641025753812Este trabalho tem como objetivo analisar como se organiza a construção social do saber entre agricultores(as) urbanos(as), como expressão da relação entre o rural e o urbano, observando os aspectos da ruralidade, no contexto do processo de urbanização da cidade do Recife/PE, a partir da experiência de uma família de agricultores(as) urbanos(as), localizada próxima ao CEASA/PE. Para isso, foi observado o processo de desenvolvimento das cidades, a partir da segunda metade do século XX, em direção a um novo padrão hegemônico de industrialização e urbanização. Levou-se em consideração o fenômeno das migrações campo-cidade, como também, os impactos sociais decorrentes desses acontecimentos. Analisou-se os principais conceitos já existentes a respeito da AUP e as condições sociais que estimularam esta prática nos centros urbanos, identificando suas características com relação à ocupação do espaço e as suas múltiplas possibilidades e formas de organização, confrontando com os aspectos da realidade local e enfatizando a importância desta prática no contexto das cidades. O conceito de Redes Sociotécnicas de Conhecimento foi um importante aporte teórico da pesquisa, para a compreensão de como se constitui o Sistema Local de Conhecimento dos(as) agricultores(as) urbanos, sujeitos da pesquisa. A partir disso foi observado o processo de construção do saber local, por parte dos(as) agricultores(as) envolvidos em suas práticas agrícolas cotidianas. Este estudo está estruturado a partir de uma abordagem qualitativa, o que possibilitou uma melhor aproximação com o campo de estudo, por meio de técnicas e ferramentas de pesquisa em campo. Diante de suas vivências e modos de vida, os(as) agricultores(as) experimentam, atualizam e (re)significam os saberes locais no ambiente e na relação campo-cidade. Percebeu-se a importância dos saberes adquiridos no âmbito da família, no processo de profissionalização dos sujeitos enquanto agricultores até a juventude e como esses saberes foram ressignificados a partir da chegada em Recife, onde iniciaram o trabalho com hortas urbanas. Também observou-se a importância das relações de vizinhança com outros agricultores urbanos, bem como, os espaços em que tiveram contato com novos saberes técnicos, muito importantes para o bom desempenho da nova atividade produtiva, conformando a rede sociotécnica de uma família agricultura urbana.Item A ecogovernamentalidade como chave de leitura da questão ambiental(2023-04-28) Felix, Alana Mirella Cunha; Mosquera, Óscar Emerson Zúñiga; http://lattes.cnpq.br/3935901322748978; http://lattes.cnpq.br/2261900073292155Este trabalho tem como objetivo apresentar a discussão da problemática ambiental a partir da noção de ecogovernamentalidade como categoria de leitura. Fundamentando-se no conceito de governamentalidade já consolidado do filósofo Michel Foucault, a ecogovernamentalidade surge como categoria de análise para se falar dos crescentes desdobramentos que têm surgido, expandindo a analítica do poder para o campo ambiental, enfatizando a governança ambiental e as práticas políticas relacionadas ao meio ambiente. Tal noção é caracterizada por uma série de mecanismos e dispositivos que regulam e controlam as atividades humanas e seus impactos ambientais. Esses mecanismos incluem políticas, programas, projetos e iniciativas que visam promover a sustentabilidade, a conservação e a preservação do meio ambiente. Aqui utilizamos de três aspectos da governamentalidade mais úteis para examinar a discussão da problemática ambiental: o primeiro, a partir da análise de poder; o segundo, da biopolítica e, por fim, a construção de uma subjetividade específica: o sujeito ecológico. Sendo um trabalho puramente teórico/bibliográfico, no primeiro momento iremos partir destes três aspectos para discutir a noção de ecogovernamentalidade. No segundo momento, tentamos mapear os percursos acadêmicos aqui no Brasil que se utilizaram da ecogovernamentalidade como categoria de análise. Ao retomarmos os objetivos propostos no trabalho, temos a reflexão de que tal noção se tornou fundamental para entendermos as práticas políticas e os discursos em torno da problemática ambiental, tendo diversos usos dentro do discurso da sustentabilidade e dos problemas ambientais, tal como uma abordagem para lidar com a governança ambiental, como uma estratégia de gestão ambiental, etc. Por fim, concluímos que a noção de ecogovernamentalidade traz uma nova perspectiva que tem se destacado nas pesquisas acadêmicas na área de estudos ambientais, nas ciências humanas e de governança ambiental nas últimas décadas.Item A emoção na música pernambucana e periférica: o amor nos tempos do brega romântico(2024-02-29) Santos, Maria Cecília Duran Correia; Cardoso, Maria Grazia Cribari; http://lattes.cnpq.br/2450643941158970; http://lattes.cnpq.br/9308546036230827As emoções são construídas culturalmente e são moldadas historicamente pelo contexto no qual estão inseridas e se manifestam simbolicamente por meio de manifestações culturais, sociais e artísticas. As emoções, especialmente o amor, são influenciadas pelo contexto cultural da sociedade em que se encontram, como os papéis de gênero e de classe. O artigo tem como objetivo estudar as emoções e analisar a expressão do amor encontrada na música brega romântica, produzida no Estado de Pernambuco. O processo de estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa qualitativa, tendo como base os teóricos clássicos e contemporâneos da Antropologia das Emoções. Foi realizada uma pesquisa de campo em shows de brega, blocos de carnaval. Foram conduzidas entrevistas com os ouvintes e analisadas algumas músicas utilizando o método interpretativo. A partir deste estilo musical, é possível vislumbrar um campo cultural específico com os fatores sociais e emocionais inseridos na construção das letras, os quais se relacionam com o significado de amor percebido pelos ouvintes e produtores das músicas.Item A fábrica dos sonhos: estudo sobre o processo de implantação da Jeep em Goiana/PE(2021-07-21) Oliveira, Lethicia Sthefany Ferreira de; Faria, Maurício Sardá de; http://lattes.cnpq.br/1513772085737367; http://lattes.cnpq.br/1450128129740626Em 2015, tiveram início as operações do Polo Automotivo da Jeep em Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, primeira fábrica da marca fora dos Estados Unidos e segunda do grupo Fiat no Brasil. O projeto de expansão para o Brasil faz parte de uma série de investimentos voltados para o mercado de consumo de automóveis na América Latina, após a fusão entre os Grupos Fiat Automobiles e a Chrysler. A presença da montadora em um território até então com uma sociedade fortemente agrícola desperta curiosidade, principalmente se levado em consideração a ausência de indústria automotiva em solo pernambucano. Desta forma, o presente trabalho se propõe a analisar o processo de implantação da Jeep em Goiana, sobretudo as relações de produção estabelecidas entre a montadora e suas sistemistas, que juntas integram e formam o Polo Automotivo de Pernambuco.Item A formação da sociedade do cansaço: uma reflexão sobre a educação a partir de uma escola pública de Recife(2019-12-16) Silva, Lucas de Lima Gonçalves da; Brito, Paulo Afonso Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/0891943804378064; http://lattes.cnpq.br/3769075927101151Tendo em vista o número alarmante de jovens estudantes de Recife na atualidade com problemas de ordem psíquicas, como a depressão, a ansiedade, a síndrome de Burnout etc. o presente trabalho tem como objetivo analisar se é possível estabelecer uma relação direta entre a socialização feita pela educação com o aumento do índice de doenças psíquicas dessa população. O modelo educacional atual exerce violência neuronal nos jovens? Se sim, de que forma essa violência é exercida? Quais as consequências dessa violência? Para averiguar a veracidade da tese e responder a essas indagações, foi realizada uma pesquisa de campo que fez uso de questionários e entrevistas com alunos e ex-alunos com a finalidade de levantar dados para serem analisados e embasar uma discussão teórica capaz de verificar essa tese. Conclui-se que é possível estabelecer uma relação da educação com o adoecimento psíquico da população na medida em que ela interioriza valores e rotinas que jogam o indivíduo em uma vida regada de violências neuronais que contribuem para a formação de problemas psíquicos.Item A importância da manifestação de cultura popular (a capoeira) e a perspectiva furtadiana de cultura(2022) Silva, Raphael Fernandes Xavier da; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/2822376827933592Item A integração cultural na Rede Estadual de Pernambuco: o caso da Escola de Referência em Ensino Médio Maria Vieira Muliterno(2024-02-28) Sousa, Diego Henrique Barbosa Lima de; Bezerra, Gabriella Maria Lima; http://lattes.cnpq.br/8954499933466652A cultura é reconhecida como um direito fundamental, e é dever do Estado garantir os direitos de acesso e manifestação cultural a todos os cidadãos. Nesse contexto, a escola destaca-se como instituição do Estado e agente de integração cultural por meio de suas práticas pedagógicas e curriculares. Desse modo, a presente pesquisa tem por objetivo destacar a atuação da escola da rede estadual de Pernambuco como agente facilitador do acesso à cultura e compreender como as práticas pedagógicas auxiliam o debate, reconhecimento e ocupação de espaços culturais. Para tal, a investigação foi realizada em duas etapas: na primeira, busca-se compreender as atribuições teóricas do conceito de cultura, abordada por Câmara Cascudo (1983), das conjunturas culturais e práticas da política cultural, com Calabre (2007), Chauí (2008), Coulangeon (2014), Jourdain (2017) e Simis (2007), além das abordagens e metodologias pedagógicas trabalhadas por Paulo Freire (1980;1996;2005) e Celestin Freinet (1975). No segundo momento, através da metodologia qualitativa, foi realizada a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com agentes da educação pública da Escola de Referência em Ensino Médio Maria Vieira Muliterno, localizada em Abreu e Lima. Com base nos levantamentos teóricos e análise de dados coletados, foi possível compreender que a escola não apenas serve como um espaço de interação social para os jovens, mas também desempenha um papel fundamental na produção, identificação e preservação da cultura. Portanto, conclui-se que a escola, além de ser um espaço de interação e formação acadêmica, atua também como agente de integração cultural na vida dos jovens.Item A intolerância religiosa- seu conceito sociológico e as peculiaridades da sua pesquisa: uma análise do Relatório sobre a Intolerância e a Violência Religiosa no Brasil (RIVIR 2011- 2015), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil(2024-03-07) Oliveira, Lenilda Dantas de; Barros, Marcos André de; http://lattes.cnpq.br/3743403239578149; http://lattes.cnpq.br/1605496732311372Este trabalho é uma análise do Relatório sobre Intolerância e a Violência Religiosa no Brasil – RIVIR, elaborado pela Secretaria de Direitos Humana da Presidência da República –SDH. O Relatório é resultado de uma pesquisa que reuniu dados de amplitude nacional no período de 2011 a 2015, a partir da coleta de dados obtidos através da Imprensa escrita, das Ouvidorias e de Processos Judiciais, na qual se identificou um aumento dos casos de intolerância religiosa. No período de cinco anos estudados ocorreu em média um caso de intolerância religiosa a cada dois dias, somando um total de 965 casos. A monografia realiza um Exercício de Crítica Metodológica em Ciências Sociais, apresentando um estudo do “Relatório sobre a Intolerância e a Violência religiosa no Brasil – 2011 a 2015” (RIVIR), considerando que este é resultado de uma pesquisa cujos aspectos estruturais, escolhas conceituais e metodológicas, e cujos reflexos sobre os resultados obtidos são identificados, apurados e criticados, permitindo assim uma “pesquisa sobre a pesquisa”. Como decorrência do esforço de análise foi possível e necessário problematizar o conceito de “Intolerância Religiosa” no contexto da sociologia; situar historicamente a intolerância religiosa no Brasil e através disso apresentar a importância do tema; reconstruir os resultados do RIVIR 2011-2015 e a metodologia da pesquisa na qual se baseou; e explicitar criticamente, ainda que modestamente, as virtudes metodológicas, os limites e as demandas por uma suplementação do RIVIR.Item A invenção do vadio: entre ausência e emergência, a capoeira no jogo da vida(2020-11-06) Espírito Santo, Lindinaldo do; Andrade, Fábio Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/9407924493644881; http://lattes.cnpq.br/1869579112256947A invenção do vadio foi uma forma de produzir a ausência da capoeira e do capoeirista no Brasil. A categoria “vadio” foi um meio de desqualificar, invalidar um conhecimento ancestral e milenar usado como resistência pelos negros e negras trazidos para as Américas no período da colonização. Este trabalho foi resultado de uma pesquisa sobre a capoeira do século XIX e XX, sua criminalização e perseguição que resultou na sua proibição em 1890. O interesse aqui é compreender o que foi a colonização e quais as consequências para a capoeira nesse cenário. O objetivo foi estudar a relação da colonização sobre a capoeira e quais elementos de enfrentamento foram usados nessa relação. A contribuição do pensamento do sociólogo peruano Aníbal Quijano (colonialidade do poder), tanto quanto do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos (sociologia das ausências e sociologia das emergências), foi de fundamental importância nos rumos deste trabalho. Pudemos constatar que a lógica ocidental, com suas formas de negligenciar os conhecimentos alternativos produz a ausência de outros conhecimentos possíveis. Constatamos que a ausência e a emergência da capoeira estão relacionadas com o resultado das “feridas” provocadas pelo processo de colonização (colonialidade). A capoeira reagiu e reage a esse padrão de poder por meio do resgate das tradições ancestrais, como coletividade, oralidade na transmissão dos conhecimentos, por exemplo. Apesar de ser patrimônio imaterial, hoje, a capoeira ainda é marcada como uma prática periférica. A colonialidade ainda configura um quadro de silenciamento do povo negro no Brasil. Nem mesmo o reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) não impediu as ações racistas e truculentas contra o negro capoeirista que ainda é caracterizado como marginal.Item A libras promove a inclusão das docentes surdas no ambiente de trabalho da UFRPE?(2019) Lima, Tereza Cristina Alves; Sampaio, Maria Janaína Alencar; http://lattes.cnpq.br/1968884119513703O objetivo deste estudo foi investigar como ocorre a comunicação das professoras surdas que ensinam Libras no campus sede da UFRPE,afim de identificar se a Universidade promove as medidas necessárias e suficientes para facilitar essa comunicação durante as atividades relacionadas ao trabalho, contribuindo para a plena efetividade da inclusão dessas professoras no ambiente acadêmico. A metodologia aplicada está vinculada ao método qualitativo, um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários respondidos por alunos, funcionários e professores ouvintes, bem como por meio de entrevistas com as professoras surdas e um tradutor intéprete profissional, cujo papel é essencial para que essa comunicação ocorra. A teoria para a pesquisabaseou-se na história da surdez e da língua de sinais, bem como no paradigma da inclusão, desde sua antiga exclusão protecionista até os dias atuais, onde as práticas sociais visam estabelecer a igualdade e todos devem ser reconhecidos como cidadãos de igual importância. Questões relacionadas à acessibilidade, preconceito, estereótipos e estigma foram abordadas, culminando com a compreensão da importância do trabalho como elemento essencial para o processo de inclusão. A análise dos dados apontou que, apesar da UFRPE estabelecer algumas medidas de acessibilidade mais generalizadas e algumas mais específicas para auxiliar a comunicação por meio da Libras, ainda são de pouco alcance e efetividade, para possibilitar a plena interação e integração das professoras surdas nessa instituição acadêmica.Item A Louvação de Oyá - o ritual da ancestralidade performática(2019-12-19) Cunha, Fábio Cruz da; Silva, Maria Auxiliadora Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/1540473468896261; http://lattes.cnpq.br/3486867827469215A ritualidade existe em qualquer âmbito da vida humana no que se refere à organização e a seleção de ações, espaços, pessoas, compreendidas como sequência de processos para um determinado evento. No espaço religioso, o ritual ocupa um lugar de destaque, tendo em vista o seu caráter educativo, doutrinário e sua natureza transcendental. A Louvação de Oyá é um ritual próprio da Nação de Candomblé Xambá. Sua história remente à coroação do orixá Oyá Dupé de Maria de Oyá - primeira Ialorixá da Nação Xambá- que ocorreu às 12 horas do dia 13 de dezembro em 1932 pelo seu Babalorixá Artur Rozendo. Esse ritual foi perpetuado na Nação Xambá, pela segunda Ialorixá Mãe Biu por mais de 43 anos, vindo a tornar-se um exemplo da resistência da ancestralidade, tendo em vista que o primeiro terreiro do Povo Xambá foi fechado por 12 anos e teve sua primeira Ialorixá morta após perseguição policial e adoecimento traumático de sua prisão, devido a perseguição às religiões de Matrizes Africanas em que se deu a proibição de poder professar sua religião durante a década de 30 do século passado. Essa monografia foi o resultado da pesquisa etnográfica desta cerimônia da Louvação de Oyá no dia 13 de dezembro de 2018 no terreiro da Nação Xambá que se localiza no n°65 na Rua Severina Paraíso, Bairro de São Benedito - Olinda. Foi utilizado como referencial teórico para essa monografia Mariza Peirano e Vadir Pedde, buscando aplicar a Teoria da Performance de Stanley Tambiah ao referido ritual.Item A mulher cultivada: a construção social da mulher, presente no conteúdo do jornal pentecostal Adnews(2019-12-19) Rocha, Kiara de Sena Fernandes; Souza, Claúdio Morais de; http://lattes.cnpq.br/9245887717292317Esta monografia trata-se de uma análise da mídia pentecostal que tem como objeto de estudo o “Jornal ADNews” (Jornal Oficial da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco). Busca-se perceber como esta mulher é cultivada através das edições do jornal, e compreender a extensão dos discursos presentes no jornal ADNews sobre a construção social de um ideal de mulher, a fim de sistematizar as temáticas e discursos presentes no ADNews que falem sobre a mulher, e de como essa imagem é transmitida. A metodologia para este trabalho se deu através da leitura do jornal ADNews, cobrindo um período de 2017 a 2019. Tal leitura e sistematização de dados foram orientadas pelo material teórico e metodológico da análise de conteúdo (AC), além do referencial teórico da sociologia da comunicação. Buscamos identificar e refletir sobre os elementos característicos que irão compor o conteúdo produzido sobre as mulheres pentecostais, considerando que estes discursos são socialmente construídos e que contribui para a produção de um ideal específico de mulher. O trabalho busca compreender em que medida o Jornal ADNews pode ser um instrumento de controle do corpo da mulher. Levantamos como hipótese de que o jornal ADNews é uma tecnologia de poder, que promove um discurso idealizado de mulher pentecostal que se deseja. Esse corpo cultivado interfere nas relações de dominação entre homens e mulheres. O conteúdo no discurso religioso produz um corpo masculino que leva vantagens sobre o feminino, uma vez que tal discurso normatiza e subordina o corpo feminino frente ao masculino. O resultado desta pesquisa é de que a um controle midiático sobre a mulher através das imagens, e dos discursos apresentados nas colunas que cita a mulher, determinando o seu comportamento, construindo um ideal de mulher, a qual esta deve estar disposta a aceitar para se tornar uma mulher e serva de Deus é preciso ter obediência ao Senhor, ser uma mulher sábia, submissa honrada, edificadora do lar, além de ajudante de seu marido.Item "A mulher que fica": os desdobramentos socioeconômicos do estigma de cortesia e encarceramento na unidade familiar(2024-10-03) Silva, Yara Joyce Soares da; Cardoso, Maria Grazia Cribari; http://lattes.cnpq.br/2450643941158970; http://lattes.cnpq.br/3696120266098343A presente contribuição científica tem como objetivo discutir os desdobramentos sociais e econômicos advindos do estigma de cortesia do encarceramento na unidade familiar de apenados. Nesse toar, será discutido inicialmente o conceito de estigma de cortesia, a partir de um levantamento bibliográfico, com o intuito de não somente aproximar a literatura e o empírico, mas amplificar vozes e vivências daquelas famílias que assim como a minha, lidaram com o estigma e a sua perversidade. Em seguida, será abordada a noção de políticas públicas bem como a importância da formulação de políticas sociais, que visem a proteção da família do encarcerado. Desse modo, uma leitura acerca de tais famílias será vislumbrada para além do imagético da "família do preso", levando em conta depoimentos autênticos de entrevistadas - classificadas a seguir como "a mulher que fica" - que trazem à tona as principais implicaçôes dos desdobramentos socioeconômicos do encarceramento em suas vivências, como também a sobrecarga de trabalho do cuidado e responsabilidade material. Assim, entrevistas foram realizadas na Região Metropolitana do Recife, com mulheres que integram núcleos familiares em que um componente familiar esteve recluso pelo Sistema de Justiça em determinado momento. Nesse sentido, a partir de tal levantamento foi possível identificar que o estigma de cortesia funciona como um modo hegemónico de individuação, construindo a identidade social dos indesejáveis - familiares de encarcerados - tendo como principais resultados, a diminuição na renda familiar, intensificação do trabalho do cuidado, vulnerabilidade social, solidão feminina e demais preconceitos referentes à unidade.Item A nova gestão pública nas políticas de educação em Pernambuco: uma análise dos indicadores educacionais de 2007 a 2018(2021-12-16) Cavalcanti, Matheus Henrique Magalhães; Bezerra, Gabriella Maria Lima; http://lattes.cnpq.br/8954499933466652; http://lattes.cnpq.br/7430908424391567Este trabalho analisa alguns resultados da implementação da Nova Gestão Pública (NGP) na educação básica do estado de Pernambuco no período 2007-2018. Para isto, escolhemos fazer uma análise que adotou, especialmente, técnicas quantitativas de coleta e análise de dados. Os procedimentos foram divididos em duas etapas, a primeira foi uma revisão bibliográfica e a segunda foi à análise dos dados secundários. Construímos uma linha do tempo contendo as principais iniciativas institucionais alinhadas a NGP, a partir do portal AlepeLegis, para avaliar a adesão dos gestores públicos a esta modalidade de gestão. Além disso, também construímos, e analisamos, os indicadores da rede estadual de educação básica a partir da Sinopse do Censo Escolar, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para identificar a influência da gestão sobre os indicadores. Sendo assim, percebemos que o arcabouço institucional, criado por uma elite técnica dos gestores estaduais alinhados à NGP, influenciou a melhora quantitativa dos indicadores educacionais. Porém, ao aprofundarmos a análise dos indicadores referentes aos docentes, percebemos que, ao contrário dos resultados anteriores, o impacto da NGP nos índices dos professores, quando comparados com os números brasileiros, não apresentaram resultados positivos, ligando um alerta para a educação pernambucana.Item A peleja da disciplina de Sociologia: a flexibilização da Sociologia enquanto disciplina no currículo de Pernambuco(2021-06-21) Araújo, Antônio Henrique da Silva; Benzaquen, Júlia Figueredo; http://lattes.cnpq.br/0325443406402140; http://lattes.cnpq.br/7571138062409607O presente artigo busca apontar um debate sobre o ensino da Sociologia no Brasil, de acordo com as teorias, métodos e conceitos sociológicos. É necessária a produção bibliográfica para fomentar o debate e subsidiar pesquisadores e docentes do ensino da Sociologia no que tange o processo de implantação dessa normativa. Para compreender esse processo, é fundamental analisar a Lei 11.684, de 02 de junho de 2008, altera o art. 36 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece e torna obrigatória a inclusão das disciplinas de Filosofia e a Sociologia nos currículos do ensino médio, a Lei 13.415, promulgada em 13 de fevereiro de 2017, que consolida a proposta da MP 746 de 2016, mais conhecida como a MP da reforma do ensino médio. Em 14 de dezembro de 2018, foi homologada pelo Ministério da Educação a Base Nacional Comum Curricular – (BNCC) do Ensino Médio. Esse documento de caráter normativo definiu o conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas com base nos conhecimentos, competências e habilidades. No âmbito da organização curricular, a BNCC aponta como sendo fundamental a flexibilidade e o caráter obrigatório desse princípio.Item A perspectiva freireana nas políticas públicas de educação de jovens e adultos em Pernambuco(2024-02-29) Silva, Lílian das Neves Henrique da; Bezerra, Gabriella Maria Lima; http://lattes.cnpq.br/8954499933466652; http://lattes.cnpq.br/4018105407840895O presente artigo investiga as políticas públicas que compõem a EJA- Educação de Jovens e Adultos em PE, relacionando com a perspectiva de Paulo Freire em relação a essa modalidade de ensino. Para tal, o trabalho descreve as políticas públicas para manutenção dessa educação do Governo Federal e Governo do Estado de Pernambuco, principalmente, pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, disposto no Relatório Anual de Indicadores, RAI de 2020 e 2022. Essa pesquisa se justifica pela necessidade do fortalecimento de políticas públicas do estado para essa modalidade de ensino, por isso a necessidade de sua realização através dos dados bibliográficos revisados e da legislação vigente. Esses representados nos documentos que norteiam a Política Pública Nacional e Estadual Pernambucana, identificando esses princípios da Educação Libertadora, se há sua execução, se há disponibilidade de um orçamento que corresponda a ela, bem como a descrição de como ela pode ser desenvolvida de acordo o contexto sociocultural desse público.
