TCC - Economia Doméstica (Sede)
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Item Uniformes laborais sob a ótica dos/as funcionários/as de uma unidade de alimentação e nutrição(2018) Nóbrega, Irma Vieira de Sousa; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141Este trabalho tem como objetivo geral investigar as compreensões dos/as funcionários/ as sobre os uniformes da Unidade de Alimentação e Nutrição em que trabalham. Para captação dos dados foram executadas entrevistas com 23 funcionários/as do restaurante universitário da UFRPE, das quais suas respostas foram analisadas predominantemente seguindo um caráter qualitativo. Ademais, esta pesquisa também se fundamenta por meio de observações feitas pela pesquisadora, quanto aos uniformes dos/as funcionários/as na realização das suas atividades laborais, que são diversificadas e intensas, de modo que exigem grande mobilidade corporal, e ocasionam a exposição destas pessoas a variadas temperaturas, utensílios e equipamentos. Neste contexto, o uso adequado de uniformes, deve contemplar fatores ligados ao conforto, de modo a contribuir para um maior desempenho e rendimento das operações de trabalho e bem-estar das pessoas envolvidas. Os/as entrevistados/as mostraram-se satisfeitos/as quanto ao uso do uniforme, no entanto, sinalizaram melhorias como: a troca do cordão que sustenta a calça na altura da cintura por elásticos; o tipo de bota específica a cada função; aventais e luvas individuais proporcionais às atividades e estrutura anatômica. Portanto, é válido considerar que, o/a profissional em Economia Doméstica pode contribuir para o planejamento e proposições de melhorias no uniforme laboral, no intuito de promover confortabilidade, bem-estar e satisfação, de modo a incidir positivamente no rendimento do trabalho e na qualidade de vida dos/as colaboradores/as de uma empresa, por meio do vestuário.Item Captação de tendências de moda pelos micro e pequenos empreendedores no Estado de Pernambuco(2018-07-20) Silva, Jéssica Maciel; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316; http://lattes.cnpq.br/4220690441400301Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar o processo para captação de tendências de moda pelos micro e pequenos empreendedores em Pernambuco, analisando especificamente a ocorrência captação de tendências de moda; quem faz a apreende as informações; as fontes utilizadas para absorção dos dados; a aplicação das informações apreendidas; e a relevância da captação de tendências de moda dentro dessas empresas. Para o alcance dos objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa foi quali-quantitativa com levantamento de dados em duas etapas: coleta de dados secundários, através da pesquisa bibliográfica e coleta de dados primários, com a utilização de questionário semiestruturado como ferramenta de investigação. A pesquisa foi aplicada com 25 microempreendedores/as, micro e pequenos negócios do setor criativo de moda, das três principais mesorregiões do Estado de Pernambuco, o Agreste, a Zona da Mata e a Região Metropolitana do Recife. Os resultados mostram os perfis das empresas e esclarece seus processos criativo, onde há falta de pesquisa de tendências de moda pelas empresas reverte ao caminho simples da cópia travestida de referência, mostrando a necessidade da informação estratégica como elemento fundamental no desenvolvimento de produtos criativos e com uma identidade própria através de ação integrada dos atores da Cadeia têxtil e de confecção para vencer a competitividade do mercado.Item Espaços pedagógicos na perspectiva da legislação e da ergonomia: discursos e práticas(2018-08-20) Marques, Lucineide Domingos; Saraiva, Joseana Maria; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834; http://lattes.cnpq.br/4895970924060115Este trabalho é resultado do Estagio Supervisionado Obrigatório – ESO, do curso de Bacharelado em Economia Doméstica, desenvolvido no campo da pesquisa, por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica / CNPq / UFRPE do período de julho de 2017 a julho de 2018. O referido estudo visa avaliar os espaços físicos, mobiliário, equipamento, materiais pedagógicos, das instituições de Educação Infantil da rede municipal da cidade de Recife/PE, tendo como base a Política Nacional de Educação Infantil (2004), os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituição de Educação Infantil (2006), os Parâmetros Nacionais de Qualidade para Educação Infantil (2006), os Indicadores de Qualidade para Educação Infantil (2009), o Manual de orientações técnicas – mobiliário e equipamento escolar da Educação Infantil (2017) e o Manual descritivo para aquisição de mobiliário infantil (2012), elaborados pelo MEC, alicerçado pelo método da Análise Ergonômica do Trabalho e sua influência no planejamento e constituição dos espaços pedagógicos. Trata-se de um estudo de abordagem quantiquali, caracterizado como de caso, cujo método de análise se apoia no método da análise do espaço construído, fundamentado na análise ergonômica do trabalho – AET que visa adaptar o espaço ao usuário. Para coleta de dados, se fez uso da entrevista estruturada, acompanhada de questionário com perguntas abertas e fechadas que foram tabuladas, categorizadas e analisadas utilizando como método de análise as Representações Sociais. Para observação e análises dos aspectos relacionados aos espaços físicos, aos mobiliários, equipamentos e materiais pedagógicos, a partir da perspectiva da Análise Ergonômica do trabalho, selecionou-se uma instituição de Educação Infantil, considerando sua especificidade em relação aos aspectos a serem observado. Os resultados mostram em relação ao mapeamento que a rede de Educação Infantil da Prefeitura de Recife possui 79 instituições de Educação Infantil distribuidas 6 Regiões Políticas Administrativas, que atendem 7.193 crianças, conforme mapeamento, na faixa etária de 0 a 5 anos. Em relação ao perfil dos/as trabalhadores/as dessas instituições, os resultados mostram a preponderância do sexo feminino, com maior concentração da faixa etária entre 28 a 38 anos e 38 a 48 anos, configurando a população como adulta e economicamente ativa. A escolaridade se centra no ensino superior em todas as funções, exceção das estagiárias. Os salários, via de regra, são baixos, variando entre menos de 1 salário mínimo para as estagiários e de a 1 a 2 salários mínimos para a maioria do restante das entrevistadas, classificadas na linha de pobreza. O processo de análise das representações sociais sobre os espaços físicos, mobiliário e materiais pedagógicos permitiu desvendar as percepções dos/as profissionais de como deve ser pensados e como são percebidas essas dimensões acerca das instituições de Educação Infantil, oferecendo informações importantes para subsidiar a melhoria dos espaços, mobiliários, equipamentos e materiais pedagógicos numa perspectiva ergonômica. A análise das dimensões investigadas, mostra a inadequação dessas dimensões em relação ao que determina os documentos elaborados pelo MEC e se constitui como fundamental para intervir na perspectiva de melhoria do padrão de qualidade dos espaços pedagógicos das instituições de Educação Infantil, de acordo com suas condições, definindo suas prioridades e traçando um caminho a seguir na construção de um trabalho pedagógico e social significativo, que promova o desenvolvimento integral das crianças, considerando suas demandas e necessidades.Item Análise do consumo da classe trabalhadora na cadeira têxtil de confecções em Pernambuco(2018-08-20) Lima, Yanca Larissa Moura; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316; http://lattes.cnpq.br/4086323190799195A partir de observações realizadas na loja colaborativa do Marco Pernambucano da Moda, surgiu o interesse em estudar o consumo de moda-vestuário pela classe trabalhadora na sociedade de consumo e de que forma esse consumo influencia no desenvolvimento e organização da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco. Estudar esse tipo de consumo se torna importante, pois o vestuário, enquanto uma das prioridades de consumo, está além das suas funções básicas. No consumo dessa linha de produtos, busca-se satisfazer mais que necessidades naturais do indivíduo, sendo agregados, assim, símbolos aos produtos. Dessa forma, a roupa é usada como ferramenta de comunicação e a compreensão desse processo de significação é fundamental para a formação de uma visão correta do que seja seu produto final. Entretanto, como se dá esse consumo por indivíduos com menor poder aquisitivo? Neste sentido faz-se necessário investigar o protagonismo dos processos de consumo pela classe trabalhadora que influenciaram e influenciam o desenvolvimento desta cadeia, seja como uma atividade espontânea, seja como decorrente de alterações no ambiente que a envolve. Assim, apresenta-se como objetivo deste trabalho, o delineamento do perfil evolutivo da CadeiaTêxtil e de Confecções de Pernambuco (CTC-PE) categorizado por meio das relações de consumo, utilizando-se como ferramenta as pesquisas bibliográficas e a coleta de dados primários. A pesquisa divide-se entre a análise da evolução histórica da Cadeia têxtil e de Confecção, a caracterização do setor e da sociedade de consumo. Dessa forma, observou-se o protagonismo dos imperativos da sociedade de mercados nas decisões de compra de moda-vestuário pela classe trabalhadora, além da organização da sociedade e das indústrias para consumo e produção.Item Avaliação do nível de conhecimento e de consumo de crianças e adolescentes sobre hortaliças e frutas versus guloseimas(2018-08-27) Felipe, Suzi Maria de Albuquerque; Saraiva, Joseana Maria; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834Este estudo apresenta os resultados do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), componente obrigatório da Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Economia Doméstica, desenvolvido no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas para Infância e Adolescência – NEPIAD/ Departamento de Ciências Domésticas (DCD) /UFRPE. O referido estágio foi realizado no Projeto Ações Sócio-educativas para crianças do Ensino Fundamental de escolas públicas, no período de junho à agosto de 2017. O objeto de estudo do Estágio Curricular Obrigatório se constituiu da pesquisa intitulada “Avaliação do nível de conhecimento e de consumo de crianças e de adolescentes sobre hortaliças e frutas versus guloseimas” e posteriormente a essa etapa foram desenvolvidas intervenções na realidade encontrada a partir da pesquisa com a realização de oficinas de Educação Alimentar e Nutricional. Para promoção de hábitos alimentares saudáveis acredita-se que o conhecimento sobre alimentação saudável é uma condição importante em todas as faixas etárias, principalmente na infância, quando os hábitos alimentares estão sendo construídos. A promoção de uma alimentação saudável é recomendada por todos os autores que tratam dessa questão da área saúde, nutrição, economia doméstica e outros estudiosos do assunto de áreas correlatas. Nessa perspectiva, este estudo objetivou avaliar o nível de conhecimento e de consumo das crianças e dos adolescentes participantes do Projeto Ações Socioeducativas para crianças do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal do Recife/PE, sobre frutas e hortaliças versus guloseimas. A pesquisa foi realizada no Projeto Ações socioeducativas, integrando 34 crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, estudantes de escolas públicas, na faixa etária de 8 a 13 anos de idade. O projeto integra as atividades do NEPIAD / DCD /UFRPE. Além da pesquisa acerca do nível de conhecimento das crianças e dos adolescentes sobre frutas, hortaliças versus guloseimas, foram realizadas 6 ações que se constituíram como atividades teóricas que abordaram questões que trataram sobre a importância da alimentação saudável e dos hábitos alimentares e higiênicos. E 4 oficinas práticas de preparo e cocção de alimentos. Foi verificado alto nível de conhecimento e consumo das crianças e adolescentes sobre as frutas, sendo maça (44%), limão (39%) e banana (38%), as apresentaram maior índice. Quanto às hortaliças, coentro (73%), batata (65%) e alface (59%) apresentaram maior índice de consumo. As crianças e adolescentes afirmaram conhecer as guloseimas e consumir esporadicamente, esse resultado se atribui as atividades de Educação Alimentar e Nutricional que são desenvolvidas no projeto de extensão Ações Socioeducativas. O nível de conhecimento e de consumo das crianças e adolescentes participantes do Projeto de Ações Socioeducativas foi avaliado e verificou-se elevado consumo de frutas e hortaliças e o consumo de guloseimas é esporadicamente. Portanto, a Educação Alimentar e Nutricional aliada ao desenvolvimento de práticas alimentares saudáveis, apresentam-se como técnicas eficazes para o desenvolvimento de hábitos alimentares e, por conseguinte, alimentação adequada na infância e na adolescência.Item Os/as consumidores/as e o superendividamento: um estudo sobre as estratégias do Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS) em Recife/PE(2018-12-20) Oliveira, Irani Pereira de; Albuquerque, Hortência Cruz de; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473Historicamente a população brasileira construiu uma relação adversa com a administração das finanças pessoais. Os longos períodos de crise econômica, má distribuição de renda e oportunidades, delegaram às famílias hábitos de consumo incompatíveis com o nível de renda mínimo do país. A crescente produção de mercadorias, o avanço do crédito para sua aquisição e a constituição da cultura de consumo, são alguns fatores que corroboraram para a consolidação e a propagação de uma sociedade “superendividada”. Na contemporaneidade, os/as consumidores/as sequer precisam comprovar renda para ter acesso ao crédito e assim adquirir bens e serviços, além disso, o consumo tem operado como via de significação e inserção social. A facilitação do acesso ao crédito não trouxe consigo a educação financeira, e a falta desta podem contribuir para que as famílias não usufruam de uma melhor qualidade de vida, podendo assim desencadear problemas como: endividamento, superendividamento, conflitos familiares e de saúde. Neste sentido, esse trabalho é fruto de uma experiência de estágio vivenciada no Núcleo de Apoio aos Superendividados (NAS/PROCON/PE) e tem como objetivo analisar as principais estratégias para a educação do consumidor e consequências do superendividamento enfrentado pelos/as consumidores/as que utilizam os serviços do NAS. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e natureza qualitativa. Pode-se indicar, como conclusão, que o problema do superendividamento está para além da falta de educação financeira e se materializa a partir do acesso precário à recursos financeiros, além dos incentivos a uma cultura de consumo insaciável que agrega aos bens valores, emoções, e sentimento de pertencimento.Item Relações de gênero e o processo de autoconstrução porFamílias de um bairro popular da cidade do Recife(2019) Silva, Andrielle Barbosa da; Arrazola, Laura Susana Duque; http://lattes.cnpq.br/4317982181688343; http://lattes.cnpq.br/6621197537031078O presente trabalho monográfico tem como objetivo principal analisar as razões e as implicações da autoconstrução de moradias por famílias pobres da cidade de Recife, moradoras de um bairro da Região Político Administrativa RPA3. O processo metodológico foi feito a partir de entrevistas semi estruturadase a observação in lócus da vida cotidiana das/dos moradoras/es; levantamento de dados secundários obtidos através das referências da pesquisa bibliográfica caracterizando o trabalho como uma pesquisa qualitativa. Nessa pesquisa foram abordados temas parao entendimento da urbanização no Brasil, entre eles: problema habitacional, autoconstrução, família e a relação da divisão sexual do trabalho. A moradia é um dos direitos Humanos universais, no entanto seu acesso não se dá de maneira uniforme,sobretudo, na questão social e de classe. No caso brasileiro, há predominância da autoconstruçãodas moradias, ou seja, seus/suas habitantes assumem o planejamento, a compra de materiais e trabalham na construção ou reforma da residência, muitas vezes localizadas nos assentamentos urbanos irregulares. O grupo familiar tem um papel de destaque na produção da moradia, ao mesmo tempo em que é na família onde incide com maior evidência a divisão sexual do trabalho, determinando o grau de autonomia ou subordinação da mulher. O bairro estudado esta situado na zona norte da cidade do Recife. O perfil dos/das moradores/as é da classe trabalhadora e precarizada,sendo asua maioria mulheres. As moradias do bairro são frutos da autoconstrução dos trabalhadores e trabalhadoras que dedicam seus finais de semana para construir seu abrigo.Item O bairro: espaço do cotidiano e de materialização da cultura do consumo(2019) Silva, Cínthia Michelle dos Santos; Arrazola, Laura Susana Duque; http://lattes.cnpq.br/4317982181688343; http://lattes.cnpq.br/1423671043183490O presente Relatório Técnico Científico expõe os resultados da pesquisa O BAIRRO: ESPAÇO DO COTIDIANO E DE MATERIALIZAÇÃO DA CULTURA DO CONSUMO, desenvolvida no Programa de Iniciação Cientifica-PIBIC/CNPq/UFRPEcom o objetivo de analisar as mudanças do consumo alimentar, em paralelo com novas formas de apresentação de determinados produtos do mesmo segmento, como é o caso do galeto; e a implantação de alimentos de regiões amazônicas e orientais em um bairro em estudo na cidade de Olinda, localizado na Região Metropolitana do Recife.Na referida pesquisa os procedimentos metodológicos utilizados foram: a observação in loco,entrevistas semiestruturadas comdados coletados dedez (10) pessoas que, ao levantar questões dos conflitos familiares em razão do consumo, algumas respostas foram evadidas, como se diz popularmente ‘’saíram pela tangente’’, sendo assim as entrevistas semiestruturadas ocorreram comquatro(4)comerciantes e três (3)moradores/as.Pode-se dizer que a cultura do consumo contemporânea está presente nas formas em que os alimentos são apresentados aos consumidores do bairro, o que responde às mudanças do tradicional modo de consumo alimentar e nas suas reverberações locais,as mudanças têm sido nítidas nas relações comerciais e familiares. É percebido no bairro que,os contextos alimentares têm contribuído com a manutenção das famílias e o incremento da renda, com as novas formas de oferecer produtos alimentares e o consumo de yakisoba,sushi, açaí etc.Como profissional pôde-se constatar de perto que os indivíduos são dinâmicos e acompanham o ritmo da sociedade mesmo que de forma indireta. Diante disso,a materialização da coleta em dados repercute, como um desafio, uma vez que,as pessoas são ricas em pluralidade. Utilizar o aprendizado da Universidade para a vida cotidiana me trouxe fomento para este trabalho de forma que,contemplasse as áreas de conhecimento propostas pelo Cursode Economia Doméstica: Arte, Habitação e Vestuário;Alimentos, Nutrição e Saúde; Desenvolvimento Humano.Item Redes sociais e influenciadores(as) digitais no consumo de estudantes universitários(as)(2019) Lima, Bianca Maria; Arrazola, Laura Susana Duque; http://lattes.cnpq.br/4317982181688343; http://lattes.cnpq.br/6735678802671288A presente pesquisa parte do objetivo de entender os hábitos de consumo dos(das)estudantes universitários(as) a partir das redes sociais. Com isso, buscou-se trazer àtona noções sobre hábitos de consumo de estudantes universitários(as), atendo-se especialmente às suas relações com as redes sociais digitais e comportamentos entre iguais, enquanto estudantes. Para fins deste relatório, se expõem a sistematização e análises de observações in loco, em áreas de convivência dos(das)estudantes - calouradas, bares, praças, restaurantes etc. -, bem como análise de conteúdo proveniente de entrevistas presenciais e questionário mediante formulário online. A partir do exposto, destaca-se a utilização de aparelhos eletrônicos como meios de acesso à internet, com destaque para os smartphones, bem como o aproveitamento do tempo e espaço online, principalmente através do conteúdo consumido nas redes sociais, que se mostra indispensável à comunicação moderna,igualmente ao compartilhamento de informações gerais e momentos cotidianos, delazer e aprendizado.Item Os sentidos da integralidade do cuidado em saúde: um olhar sobre as ações do Programa Nacional de Imunização(2019) Lima, Dandara Pereira de; Regino, Fabiane Alves; http://lattes.cnpq.br/3088176522044224; http://lattes.cnpq.br/1584964983115172O Programa Nacional de Imunização (PNI) coordena as ações de imunização no Brasil, por meio da construção de uma prática em saúde contínua e de ampla cobertura no território nacional, com foco na prevenção e promoção da saúde. As ações do PNI são desenvolvidas pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) nas Unidades Básicas de Saúde(UBS), que é a porta de entrada dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A ESF como uma política institucional tem seu foco na reestruturação produtiva no setor de saúde e se baseia em princípios que irão nortear o processo de trabalho cotidiano e a gestãodo cuidado. O objetivo dessa pesquisa é analisar o impacto das ações do PNI implementadas pela ESF na cidade de Recife, na garantia da integralidade do cuidado em saúde, especificamente na RPA 2. O impacto dessas ações foi analisado sob a perspectiva dos profissionais de saúde, que se configuraram nos planos de trabalho. Os procedimentos metodológicos foramorientados pela abordagem exploratória e qualitativa de pesquisa, pautada na triangulação, a partir da articulação de mais de uma técnica de coleta e análise de dados. Foi realizado um estudo de caso nas USFHPVe DTP, nomes fictícios. Foram realizadasentrevistas semiestruturadas com o público-alvo (profissionais de saúde), bem como observações diretas e pesquisa bibliográfica. Os dados foram analisadospor meio das técnicas de Análise de Conteúdo(MINAYO)e Condensação de Significados (KVALE)para dar respostas aos dados qualitativos e construir formulações a partir das expressões dos entrevistados. Nos resultados finais verificamos que as ações do PNI,principalmente à vacinação, são disponibilizadas pelas USF HPVe DTP, articuladas às ações educativas de promoção da saúde. O perfil da equipe da ESF responde aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e o processo de trabalho realizado nestas Unidades configura-se na demanda espontânea dos usuários, com acolhimento da comunidade para garantir a integralidade do cuidado em saúde. Dentre os sentidos da integralidade evidenciou-se aspectos que comprometem a garantia da integralidade do cuidado em saúde, sendo eles a falta de articulação entre os níveis de atenção à saúde e a estrutura física das Unidades. Em contrapartida, destacou-se à forma de atuação profissional e a organização dos serviços como principais práticas desenvolvidas pelas USF, principalmente no se trata do atendimento humanizado e da qualidade junto à população no que tange a consultas e vacinação.Item Relatório de monitoria da disciplina Técnica Dietética(2019) Souza, Iasmin Azevedo; Silva, Celiane Gomes Maia da; http://lattes.cnpq.br/3760947810306402; http://lattes.cnpq.br/2783325994343231Item Comida Japonesa: modismo ou adaptação. Um estudo sobre os hábitos dos consumidores em um bairro da Zona Norte do Recife(2019) Oliveira, Lucilene Maria de; Silva, Celiane Gomes Maia da; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/3760947810306402O crescente número de restaurantes de comida japonesa na zona norte da Cidade do Recife, a quebra de paradigmas quanto ao sabor dessa especificidade gastronômica, bem comosua relação com o consumo e hábitos alimentares dos comensais justifica a elaboração deste trabalho, o qual tem como objetivo estudar os modismos e as adaptaçõesalimentares presentes nos hábitos da população, relacionadosao consumo de comida japonesa, se realmente apreciam ou se estão influenciados pelo marketing e pelos modismos culinários. Para a realização dacoleta de dados utilizou-se o questionário,além da observação pessoal assistemática e não participante, a partir destas análises e para categorização dos dados, procedeu-se a elaboração de gráficos e tabelas que possibilitaram viabilizar os resultados e discussões/as. Notou-se que existe uma total adaptação do paladar por parte dos/asconsumidores de comida japonesa e que há também outros fatores que estão associados a essa frequência aos restaurantes. Outro fato a ser destacado é total possibilidade da presença do/aprofissional de Economia Doméstica atuando nos mercados estudados, com formação ampla e atuantenesta área de pesquisa.Item Estudo comparativo das plantas medicinais utilizadas na produção de fitoterápicos tradicionais do centro de saúde alternativa de Muribeca em relação à indústria farmacêutica no Brasil(2019) Abreu, Felipe Cordeiro de; Oliveira, Lourinalda Luiza Dantas da Silva Selva de; http://lattes.cnpq.br/7013867423178814; http://lattes.cnpq.br/6244676822444557O presente trabalho tem como proposta abordar de forma histórica como as políticas públicas direcionadas à saúde pública, no Brasil, foram sendo modificadas ao longo do tempo e como é a relação de produção e a valorização do conhecimento entre o Estado Brasileiro, Indústria Farmacêutica no país e o Centro de Saúde Alternativa de Muribeca (CESAM). Este material traz a problemática das dificuldades que as pesquisas no país enfrentam no sentido de obter investimentos para o desenvolvimento de medicamentos à base de plantas medicinais, bem como para obteção de suas patentes. Fatores que cumprem papel fundamental, que visam o fortalecimento e desenvolvimento da biotecnologia em saúde no país, mas que sofrem com falta de investimentos para sua expansão e consolidação, podendo ser revertido em benefícios diretos à população brasileira, impactando de forma direta na soberania nacional. Diante das situações expostas no atual trabalho, a relação eo papel que o Estado Brasileiro e seus diversos agentes têm e cumprem, nesse sentido, na nossa sociedade, dentro dos marcos do capitalismo, onde a não valorização dos conhecimentos tradicionais e populares são perpetuados em detrimento de uma total dependência política, financeira e tecnológica das grandes multinacionais farmacêuticas faz com que os medicamentos e as diversas formas terapêuticas continuem sendo tratados como mercadoria e pouco acessíveis à população brasileira.Item Modos de vida urbanos. reflexões sobre: consumo, território,memória e história no cotidiano subalterno das cidades (caso Lemos Torres)(2019) Pessoa Júnior, Antônio Ramos; Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa; http://lattes.cnpq.br/9733983138830524; http://lattes.cnpq.br/2398634034132541O Presente trabalho foi resultado de dois anos de pesquisa investigativa PIBIC, 2017 a 2019, desenvolvida na comunidade Lemos Torres, localizada na Zona Norte da Região Metropolitana do Recife, no bairro de Casa Forte com eixo central na discussão de habitação. Este material debate a problemática do direito a moradia em favor da classe menos favorecida, tendo como objetivo analisar e identificar o lugar e impactodas práticas de consumo sobre os diferentes modos de vida no cotidiano de classes subalternas urbanas. Identificamos as percepções destes sujeitos sobre seu cotidiano nas cidades, sua trajetória (com ênfase para os “determinantes” relativos às questões de classe, etnia, gênero e geração) bem como,o direito à moradia. A pesquisa caracteriza-se por ser exploratória e de caráter qualitativo, através da observação e entrevistas realizadas durante visitas a comunidade. Os resultados apontam para a complexidade do processo de urbanização das cidades, com interesses e demandas bastante distintas e interação. O acesso a moradia remete a uma trajetória de luta e resistência dos sujeitos desta história que se desenrola há várias décadas e culminou com o momento atual captado por estas diferentes intervenções junto a estas famílias relacionadas àpolítica habitacional na cidade do Recife.Item Bora Comer? A comensalidade entre estudantes no RU da Universidade Manguetown(2019) Rodrigues, Williams da Silva; Arrazola, Laura Susana Duque; http://lattes.cnpq.br/4317982181688343; http://lattes.cnpq.br/3736580766727124A presente monografia tem por base uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, a qual teve como objetivo descobrir os significados para os/as estudantes sobre o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Manguetown, e como objetivos específicos: identificar a relação que eles/asestabelecem entre comensalidade e sociabilidade e compreender o significado do comer em conjunto. A observação in locu como procedimento metodológico, permitiu participar do comer coletivo e entender a comensalidade vivenciada pelos/as estudantes. Além da observação foram realizadas entrevistas com 30 estudantes de diversos cursos e turnos da Manguetown. As entrevistas foram analisadas seguindo a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin.O RU significa um espaço dentro da Universidade aonde é ofertada e garantida uma alimentação de qualidade. O RU é um local que permite uma sociabilidade alimentada ou mediada por meio da comensalidade exercida no compartilhamento de uma refeição à mesa; éum espaço que não se vai apenas para comer, mas para conversar, se divertir, interagir e confraternizar; uma espécie de segunda casa.Item Representações sociais dos pais e/ou responsáveis pelas crianças e pelos/as adolescentes do projeto ações socioeducativas sobre alimentos, nutrição, hábitos alimentares e alimentação saudável(2019) Araújo, Vitor Daniel Santos; Saraiva, Joseana Maria; Silva Júnior, Marcony Edson da; http://lattes.cnpq.br/2170347292305027; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834; http://lattes.cnpq.br/5341820602000111Este estudo mostra os resultados do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), componente imprescindível da Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Economia Doméstica, desenvolvido no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas para Infância e Adolescência –NEPIAD/ Departamento de Ciências Domésticas (DCD) /UFRPE, no qual é desenvolvido o Projeto Ações Sócioeducativas para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental de escolas públicas da rede municipal de Recife-PE. O ESO foi desenvolvido no período de agosto a dezembro de 2018 e contemplou uma carga horária total de 360 horas. O objeto de estudo do Estágio Curricular Obrigatório se constituiu da pesquisa intitulada “Representações sociais dos pais e/ou responsáveis pelas crianças e pelos/as adolescentes do projeto ações socioeducativas sobre alimentos, nutrição, hábitos alimentares e alimentação saudável”. Estudos consideram que as escolhas e o consumo de alimentos são influenciados por determinantes de ordem individual e coletiva. Os de ordem individual remetem à subjetividade, ao conhecimento que o indivíduo possui acerca da alimentação, nutrição, do comer saudável e sobre alimentação saudável e os de ordem coletiva remetem aos fatores econômicos, sociais e culturais. Entende-se que para promoção de hábitos alimentares saudáveis se faz necessário que os pais (ou responsáveis) tenham conhecimentos teórico-práticos sobre alimentação, nutrição, alimentação saudável e outros correlacionados, fundamentados nos princípios da prevenção e da promoção da saúde e da nutrição. Nessa direção, avaliar o nível a visão sobre alimentação, nutrição, hábitos alimentares e alimentação saudável dos pais e/ou responsáveis pelas crianças e pelos/as adolescentes participantes do referido projeto torna-se fundamental tendo em vista intervir na realidade e transformá-la. Trata-se de um estudo de caso, de natureza explicativa e de abordagem qualiquanti. A coleta de dados foi realizada no NEPIAD, a partir da aplicação de um formulário de entrevista contendo perguntas abertas e fechadas, concretizadas com 14 pais e responsáveis pelas crianças e pelos/as adolescentes que participam do referido projeto. Os resultados mostram por meio da análise e da compreensão das representações sociais dos/as entrevistados/as que, a quase a totalidade não tem conhecimento teórico-prático sobre alimentação, nutrição, hábitos alimentares e alimentação saudável enem mesmo imaginam a importância que tem o conhecimento sobre esses assuntos para a vida cotidiana, prevenção de doenças e promoção da saúde. Os resultados refletem uma visão empírica e fundamentada no senso comum sobre alimentação, nutrição, hábitos alimentares e alimentação saudável. Isso pode justificar porque outros estudos têm evidenciado que o consumo e os padrões de alimentaçãodos/as brasileiros/as nas últimas décadas, têm sofrido mudanças significativas, influenciadas por fatores sociais, econômicos e culturais que refletem diretamente no acesso, na escolha e no consumo dos alimentos, por conseguinte, no comportamento alimentar não saudável. Sugere-se que a Educação Alimentar e Nutricional aliada ao desenvolvimento de práticas alimentares saudáveis e a melhoria das condições econômicas e sociais das populações menos favorecidas, compareça como uma técnica eficaz para o desenvolvimento de hábitos alimentares e, por conseguinte, promoção de uma alimentação saudável.Item Participação popular e políticas de saúde: análise da relação entre as demandas populares e as deliberações do Conselho Estadual de saúde de Pernambuco(2019) Garcia, Danielly da Silva; Regino, Fabiane Alves; http://lattes.cnpq.br/3088176522044224Esta monografia vem apresentar o campo da saúde como um importante espaço de atuação profissional para a Economia Doméstica, sobretudo na luta pela qualidade de vida por meio das políticas públicas. A abordagem deste trabalho é sobre o Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco, buscando analisar as demandas dos diversos atores sociais que participam como representação de um coletivo nesse Conselho e apresentar as principais deliberaçõese/ou ações alcançadas por meio das políticas sociais de saúde. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo por meio da pesquisa documental, em que foram analisadas as atas das reuniões do CES/PE noano de 2017. Desse universo,selecionamos as três políticas que mais entraram em pautas nas reuniões do Conselho, a fim deinvestigar dados relativos ao período citado e compreender a participação popular no CES/PE, demandas, deliberações e ações. Conclui-se nesse trabalho que a Política Nacional de Saúde do Trabalhador, a Política Nacional de Saúde do Homem e a Política Nacional de Saúde Bucal, foram às políticas que mais entraram nas pautas das reuniões do Conselho,sendo temas centrais de saúde, que possivelmente compuseram a elaboração do Plano Estadual de Saúde. Sendo assim, estas políticas apresentaram diversas demandas populares, e quando atendidas via políticas de saúde, passam a representar o fortalecimento da participação, via seus representantes conselheiros. Entende-se que a participação social através dos Conselhos significa participar coletivamente da gestão do Sistema Único de Saúde, e quanto maior for à organização e participação social dos atores diversos em instâncias deliberativas, maior o fortalecimento da democracia e garantia da cidadania.Item Das memórias para história: o processo de construção histórico esocial do conjunto habitacional da RPA-4 na Iputinga(2019) Souza, Rosana Maria Coutinho de; Miguel, Ângela Maria; http://lattes.cnpq.br/2733592316862373; http://lattes.cnpq.br/9641029719186236O presente trabalho, esta inserido na área de habitação e ergonomia. Para atender as proposições perseguidas, foi realizado um amplo levantamento bibliográfico, bem como, visitas in lococom a finalidade de resgatar a história a partir das falas empíricas das beneficiárias do PAC. Enquanto problemas de pesquisa, temos as seguintes questões: Em que medida o projeto técnico social contribuiu para a emancipação social, empoderamento e rompimento das amarras na cultura patriarcal de mulheres negras e pobres no conjunto habitacional da RPA –04 na Iputinga? Enquanto objetivo geral do trabalhotemos: Avaliar o Projeto do Trabalho Técnico Social do Conjunto Habitacional da RPA –04 Iputinga, e emque medida conseguiu o resultado proposto pela ONU-Habitat. Para os objetivos específicos temos os seguintes pontos: I –Contactar Lideranças do Conjunto Habitacional; II –Construiu a memória do conjunto habitacional estudado e III –Levantar o tempo dotrabalho do agente técnico social no conjunto. A metodologia utilizada no campo foi: Pesquisa Exploratória Qualitativa, Entrevista guiada e optou-se também, pela gravação dos depoimentos. Nos resultados e discussão indentificou-se que as pessoas analisadas são público baixa renda, com baixo grau de escolaridade, no geral trabalham informalmente/pequeno comércio. Identificou-se a negligência e falta de transparência do poder público para uma população que historicamente esta abandonada pelo estado.Item Desenvolvimento da leitura e da escrita no projeto de extensão ações socioeducativas para crianças e adolescentes do ensino fundamental da rede municipal do Recife-PE: relato de experiência(2019) Oliveira, Ivone Silva de; Saraiva, Joseana Maria; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834; http://lattes.cnpq.br/2965409985704538Este relatório teve como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas no Projeto Ações socioeducativas para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental da rede pública de Recife -PE direcionadas para a leitura e a escrita.O referido projeto é desenvolvido pelo Departamento de Ciências do Consumo, através do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas para Infância e Adolescência NEPIAD /UFRPE, com apoio da Pró-reitoria de Extensão /PREG/FACEPE. Dentre as atividades podemos destacar: caracterizar o perfil socioeconômico das crianças e dos/as adolescentes participantes do projeto; relatar as atividades de leitura e de escrita desenvolvidas e identificar possíveis mudanças e/ou avanços no processo de aprendizagem das crianças e dos/as adolescentes. Utilizou-se o método construtivista, cuja construção do conhecimento utiliza métodos que estimularam a leitura e a escrita. A coleta de dados se deu a partir da técnica da observação direta, da análise documental e por meio de registros de relatos dos pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes em reuniões. Os resultados mostram que as atividades educativas desenvolvidas com as crianças e os adolescentes se constituem num processo de aprimoramento da leitura e da escrita e do desenvolvimento pessoal e social das crianças e dos adolescentes. Considera-se, portanto, que as atividades de leitura e de escrita promoveram a aquisição de novos conhecimentos, melhoria da escrita e o prazer pela leitura, impactando de forma positiva o processo de aprendizagem dos sujeitos, tornando-os cidadãos mais críticos do seu papel como estudantes.Item Docentes negras na Universidade Federal Rural de Pernambuco: um estudo sobre a presença e o significado da mulher negra na academia(2019) Ferreira, Mailonga Albuquerque; Albuquerque, Hortência Cruz de; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/3580679428083890Essa pesquisa trata sobre a construção da mulher afro-brasileira dentro do espaço acadêmico a partir da interseccionalidade que fundamentaa identidade da mulher negra e das produções dessa significação/representação dentro da academia. O objetivo foi compreender o empoderamento feminino negro na perspectiva de docentes afro-brasileiras que estão inseridas no ambiente universitário da UFRPE. Para isto, utilizamos metodologia qualitativa com obtenção de dados secundários a partir da consulta à periódicos, artigos, livros, teses e dissertações disponíveis na base de dados da CAPES, e para acesso aos dados primários foi elaborado questionário na ferramenta GoogleForms oqual foi enviado à docentes da UFRPE e respondido por 14 professoras sendo elas 8 auto declaradas:negras(4 docentes); morena clara(2 docentes) e pardas (2 docentes). A partir da análise de conteúdo, observou-se as diferentes significações que perpassam o ser docente negra dentro da universidade(haja vista que é um espaço majoritariamente e historicamente ocupado por homens brancos), como a imagem de “vencedora” e consequentemente “empoderada” por ocupar tal lugar. Notou-se ainda a escassez dos dados sobre docentes negras universitárias,o que pode ser visto como uma oportunidade para pesquisas futuras e para o aprofundamento das questões que conectam gênero, raça e classe, compreendendo que ao ocupar uma posição de poder como docente criam-se representações práticas das transformações e avanços da comunidade negra brasileira.
