TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/445
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Potencialidades do Programa de Iniciação a Docência durante o período pandêmico: relato de experiência das intervenções do Núcleo de Biologia(2025) Primo, Themis Paiva de Castro; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/0933098777826663O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID surgiu com o objetivo de incentivar a formação de professores cumprindo um papel importante na inserção do aluno de licenciatura no meio acadêmico, podendo estar em contato com a escola e seu cotidiano. Durante o período de 2020 a 2022 o mundo passou por um período de distanciamento social causado pela pandemia de Covid. Situações básicas do cotidiano como ir a supermercados, sair para restaurantes, passear em shoppings e frequentar instituições de ensino sofreram transformações. Com isso, surgia a indagação: Como será esse novo período? De que forma serão desenvolvidas as aulas e os métodos avaliativos? Quais caminhos seguir para manter os alunos online? Diante de tantas dúvidas e mudanças repentinas, o PIBID Núcleo Biologia da UFRPE precisou ser reformulado para práticas que pudessem ser realizadas de maneira remota. A partir disso, surge este relato de experiência que busca analisar quais práticas relevantes foram desenvolvidas nas monitorias realizadas e de que forma foi percebida a participação dos estudantes nessas vivências. Foram analisados registros referentes ao período do Ensino Remoto Emergencial (ERE) a partir dos relatos de experiências documentais vivenciados pelo núcleo de Biologia no PIBID de Outubro de 2020 a Março de 2022, mantidos pela coordenadora do programa. A pesquisa foi de natureza qualitativa focando em práticas docentes com metodologias ativas do tipo Gamificação/Jogos e Atividades Baseada em Problemas (PBL). Nas metodologias ativas observadas estão aulas de campo virtuais, visitação a museus virtuais, jogos em plataformas online, organização de eventos e outros. Diante da demanda por novas metodologias de ensino, o período do ERE contribuiu para o desenvolvimento de olhar mais amplo para o que já se encontrava disponível na internet e ainda não era tão explorado na educação básica bem como, novas tecnologias para futuras demandas escolares.Item Instrumento de facilitação da aprendizagem de terminologias específicas da Anatomia Humana para alunos surdos no Ensino Superior(2020-11-04) Carlos, Allane Cosmo da Silva; Palma, Mariza Brandão; http://lattes.cnpq.br/5056572269695104; http://lattes.cnpq.br/5599265225671037The Brazilian sign language - LIBRAS is the natural language used by communities of deaf people in Brazil. Libras is considered the 2nd official language of Brazil and as the different natural languages it is composed of morphology, phonology, syntax and semantics. Deaf students when they are inserted in the classroom present some difficulties in the teaching and learning process due to the predominance of the oral language and the absence of signs in some areas of teaching, mainly in science teaching. Human Anatomy is a descriptive science that studies the structures and shapes of the human body. According to the definition of Dangelo and Fattini, Anatomy is the discipline that studies macro and microscopically, the constitution and development of organized beings. The teaching and learning process of this discipline is considered complex due to the number of anatomical terms that are used to describe the human body. Based on the observations made by the deaf student who is inserted in the Human Anatomy classroom of the first period of Licenciatura in Physical Education at the Federal Rural University of Pernambuco UFRPE, it was revealed the difficulties that the student faces when faced with the specific terminologies of the Anatomy. From this systematic observation, the work in question aimed to create signs in the Brazilian sign language - LIBRAS, which help in the teaching of Human Anatomy and in understanding the specific terminologies of the discipline. The signs were created and improved together with the deaf student targeted by the observations and the Libras interpreter who accompanies him. Temporary signs were created in order to support the teaching of Human Anatomy for deaf students and serve as a basis for further studies that can fully support the specific signs of the different contents of Human Anatomy.