TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/445

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Monitoramento tecnológico de modelos didáticos sobre ciências biológicas patenteados
    (2025-03-13) Amorim, Kaline da Silveira; Cadena, Marilia Ribeiro Sales; http://lattes.cnpq.br/6434031656742674; http://lattes.cnpq.br/8564126855779034
    Monitorar tecnologicamente o desenvolvimento de modelos didáticos sobre ciências biológicas patenteados de 1949 a 2022. Foi realizado um estudo quantitativo dividido em duas etapas, onde a primeira consistiu no levantamento de dados nas bases de patentes nacionais e internacionais, utilizando palavras-chave das áreas das ciências biológicas; enquanto a segunda etapa consistiu na interpretação dos dados levantados em tabelas e gráficos com o objetivo de definir quais áreas das ciências biológicas possuem modelos didáticos e elencar se são acessíveis ou não a pessoas com deficiência visual. Como resultados foram encontrados cerca de 225 documentos de patentes correspondentes a modelos didáticos de áreas/temas das ciências biológicas; foi possível constatar que as áreas/temas que lideram a produção de modelos didáticos foram as de DNA (genética), proteínas e anatomia e que os países que mais produzem esses modelos são a China e o Estados Unidos. Porém, quem lidera na produção de modelos inclusivos a pessoas com deficiência visual é o Brasil, apesar da produção de patentes inexpressivas frente aos líderes de produção. Desse modo, foi possível concluir que há patenteamento significativo de modelos didáticos para as ciências biológicas, o número de artefatos inclusivos a pessoas com deficiência visual é mínimo e desenvolvidos em sua maioria por inventores brasileiros.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Instrumento de facilitação da aprendizagem de terminologias específicas da Anatomia Humana para alunos surdos no Ensino Superior
    (2020-11-04) Carlos, Allane Cosmo da Silva; Palma, Mariza Brandão; http://lattes.cnpq.br/5056572269695104; http://lattes.cnpq.br/5599265225671037
    The Brazilian sign language - LIBRAS is the natural language used by communities of deaf people in Brazil. Libras is considered the 2nd official language of Brazil and as the different natural languages it is composed of morphology, phonology, syntax and semantics. Deaf students when they are inserted in the classroom present some difficulties in the teaching and learning process due to the predominance of the oral language and the absence of signs in some areas of teaching, mainly in science teaching. Human Anatomy is a descriptive science that studies the structures and shapes of the human body. According to the definition of Dangelo and Fattini, Anatomy is the discipline that studies macro and microscopically, the constitution and development of organized beings. The teaching and learning process of this discipline is considered complex due to the number of anatomical terms that are used to describe the human body. Based on the observations made by the deaf student who is inserted in the Human Anatomy classroom of the first period of Licenciatura in Physical Education at the Federal Rural University of Pernambuco UFRPE, it was revealed the difficulties that the student faces when faced with the specific terminologies of the Anatomy. From this systematic observation, the work in question aimed to create signs in the Brazilian sign language - LIBRAS, which help in the teaching of Human Anatomy and in understanding the specific terminologies of the discipline. The signs were created and improved together with the deaf student targeted by the observations and the Libras interpreter who accompanies him. Temporary signs were created in order to support the teaching of Human Anatomy for deaf students and serve as a basis for further studies that can fully support the specific signs of the different contents of Human Anatomy.