TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/445

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Livros técnico-científicos como ferramenta de vínculos na educação ambiental: uma visão analítica e intersubjetiva
    (2025-07-18) Freitas, Arthur Felipe Ferreira de; Moura, Geraldo Jorge Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/1348666346504103; http://lattes.cnpq.br/2454032040901369
    A desconexão entre os estudantes e a fauna nativa gera um distanciamento afetivo e simbólico dos elementos da natureza, o que dificulta a construção de vínculos afetivos com o meio ambiente e não garante sensibilização da população relacionada à conservação ambiental. Esse problema se perpetua devido às metodologias de ensino que apresentam conteúdos genéricos, descontextualizados e centrados em espécies exóticas ou utilitárias, o que invisibiliza a biodiversidade nativa e compromete a formação de vínculos afetivos com o ambiente e seus recursos. Diante desse problema, este projeto tem como objetivo elaborar uma proposta de intervenção pedagógica para o Ensino Fundamental baseada no uso de um livro técnico-científico como ferramenta para promover vínculos afetivos entre os estudantes e os elementos materiais e simbólicos da natureza. De caráter qualitativo e descritivo-analítico, a proposta foi desenvolvida a partir do livro “Estação Ecológica do Tapacurá: Escorpiofauna, Herpetofauna e Quiropterofauna”, que reúne informações científicas acessíveis e ilustradas sobre escorpiões, anfíbios, répteis e morcegos encontrados nos fragmentos florestais da EET. A partir dessa obra, foram elaborados dois planos de aula distintos: o primeiro voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental, com atividades baseadas em leitura guiada, desenho observacional e produção de descrições escritas; e o segundo voltado aos anos finais, com foco na construção de teias alimentares, análise de desequilíbrios ecológicos e discussões em grupo. Ambos os planos buscaram integrar conteúdos das ciências da natureza com aspectos afetivos, simbólicos e expressivos, estimulando a aproximação sensível dos alunos à fauna local. Essas propostas revelam que a metodologia escolhida pelo docente, que é responsável por mediar o processo de ensino e aprendizagem, permite a utilização de um material técnico-científico. Quando o material é contextualizado e adaptado ao nível cognitivo do público alvo, este contribui significativamente para o engajamento dos estudantes, despertando curiosidade, empatia e respeito em relação aos animais silvestres da região. Assim, as atividades favorecem a construção de vínculos afetivos com espécies geralmente marginalizadas pelo senso comum, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades previstas na BNCC, especialmente no eixo de “Vida e Evolução”. Ao utilizar um livro técnico como ferramenta didática, o professor atua como mediador entre o saber científico e a experiência vivida dos alunos, o que pode ampliar o potencial formativo da educação ambiental. Além disso, a abordagem pode ser adaptada para diferentes regiões e realidades escolares, desde que respeite o contexto ecológico e sociocultural local. Por fim, uma proposta com metodologias permeadas pela afetividade podem extrapolar o uso pontual de material didático e se configura como um modelo de intervenção capaz de transformar a relação entre os sujeitos e a natureza que os cerca, contribuindo para uma formação mais sensível, ética e comprometida com a conservação ambiental.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    "Isso é um cururu?" Um aplicativo como proposta educativa para conservação dos anfíbios anuros do Parque Estadual de Dois Irmãos, Recife-PE
    (2018) Rocha, Eric Bernardino Gadelha; Santos, Ednilza Maranhão dos; http://lattes.cnpq.br/5812920432455297; http://lattes.cnpq.br/9341342233938949
    Anuran amphibians belong to a group of vertebrates of great relevance in an ecosystem, because they are bioindicators and biocontroladores, however, they are very sensitive to the environmental changes. In Brazil, this group is one of the most diverse in the Atlantic Forest, however, due to the constant threats that this biome has been suffering, some species are on the list of endangered animals. Initiatives such as the National Plan of Action for Endangered Species have been stimulating and supporting proposals and conservation actions in this biome for these species and their area of occurrence, as is the case of Dois Irmãos State Park - PEDI. This Conservation Unit is located in the metropolitan area of Recife / PE, and has 40 species of anuran amphibians, five of them with some threat of threat. The present work aimed to develop and validate an application entitled "This is a Cururu?" As a didactic tool for environmental education for young people and adults, as well as, offer pedagogical possibilities regarding its use. This instrument, besides being an object of use of anurofauna researchers in field activities, will be an important ally in environmental education activities within the PEDI. The application developed in the free software Android Studio, highlights the threatened species and has twelve attributes on the animal, they are: image of the species, scientific name, popular name, state and international threat level, endemism, animal size in relation to the hand human, geographic distribution in Brazil, type locality, habit, habitat, reproduction mode and advertisement song. The test of the tool was carried out on January 18, 2019 in Zoonoturno, PEDI activity, the evaluation carried out with 24 people, being 98% considered highly relevant, corresponding to the expected expectations for the usability of the app as a didactic tool, highlighting the (90%), which is the differential of the application as an accessible didactic tool with a free proposal developed for mobile phones. In this work three pedagogical proposals were created with the use of the application that can be carried out with park visitors, as well as students of higher, middle and fundamental education.