TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/445
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Item Análise de ferramentas de simulação em aulas experimentais de Bioquímica: um olhar para a relação entre os paradigmas da ciência e o uso de tecnologias digitais(2025-03-10) Oliveira, João Henrique Carvalho de; Couto, Janaina de Albuquerque; André, Woldney Damião Silva; http://lattes.cnpq.br/6662157998132537; http://lattes.cnpq.br/7709040837130788; http://lattes.cnpq.br/6387415544397352A Bioquímica se faz presente tanto no Ensino Básico quanto no Ensino Superior. Porém, apesar de inserida no meio educacional dos estudantes, a literatura descreve alguns obstáculos para o ensino de Bioquímica decorrente da natureza dos conceitos bioquímicos, com destaque para abstração e a verticalização, e também da postura docente, a exemplo da fragmentação e da descontextualização. Tendo em vista a grande densidade de conteúdos abstratos, a disciplina possui a necessidade de aulas práticas experimentais para auxiliar na superação desses obstáculos. Entretanto, muitas instituições educacionais não dispõem de condições adequadas para a realização dessas práticas. Neste sentido, a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) pode ser uma excelente solução para o problema, visto que torna mais acessível a realização de práticas educacionais por meio de simuladores. Todavia, a utilização de um recurso como a TDIC não faz com que a aula seja efetiva por si só, uma vez que a postura assumida pelo docente durante o processo de ensino-aprendizagem é essencial para minimizar a fragmentação e a descontextualização dos conteúdos. Dito isto, a presente pesquisa tem como objetivo buscar, por meio de uma revisão sistemática, ferramentas tecnológicas para simulação de práticas experimentais de bioquímica para posterior análise qualitativa e paradigmática. Destarte, foram catalogados artigos, e os softwares por eles mencionados, disponíveis na plataforma Google Acadêmico entre os anos de 2018 e 2024. A proposta metodológica foi uma revisão sistemática, que consistiu nas seguintes etapas: Busca eletrônica nas bases de dados (etapa 1), seleção e identificação dos artigos elegíveis (etapa 2) e extração dos dados dos estudos incluídos na revisão (etapa 3); E a análise descritiva e paradigmática (etapa 4), sendo esta análise constituída a partir dos paradigmas da ciência: Cartesiano, Sistêmico e Complexo. Ao fim da pesquisa, foi observado que existem poucos trabalhos envolvendo simuladores na área da bioquímica. Observou-se que os softwares encontrados poderiam ser categorizados como gratuitos e de uso pago, o que impossibilitou a análise de alguns Laboratórios Virtuais (LV’s), caso este do Labster, que foi o mais citado dentre os trabalhos. Entre os simuladores encontrados, a maior parte desenvolve-se somente no paradigma cartesiano de forma aprofundada, com um foco por vezes exclusivo em saberes fragmentados fazendo pouca ou nenhuma sistematização, sendo o PhET o único simulador observado que foi capaz de atender satisfatoriamente os três paradigmas. Concluiu-se que as ferramentas, embora tenham potencial inovador, muitas vezes não fogem do tradicionalismo inerente ao paradigma cartesiano.Item Elaboração, aplicação e validação de uma sequência didática à luz do Modelo das Múltiplas Perspectivas – Pernambuco (MoMuP-PE) para a construção de conceitos Bioquímicos(2019) André, Woldney Damião Silva; Couto, Janaína de Albuquerque; Sá, Risonilta Germano Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/6164731091247331; http://lattes.cnpq.br/7709040837130788; http://lattes.cnpq.br/6662157998132537The teaching-learning process of Biochemistry comes up against some difficulties, which can be attributed to the need for a systemic view about its themes, which permeate between a macro and microuniverse. In an attempt investigate an enabling strategy for the construction of biochemical concepts, we seek to develop, implement and validate a Teaching Sequence (SD), based on theoretical assumptions established by the Model of Multiple PerspectivesPernambuco (MoMuP-PE), bringing aspects of food as problematizing context. In the present research, the SD built, was applied in a class of the technical course in Agropecuária integrated to the High School linked to the Agricultural College Dom Augustinho Ikas (CODAI / UFRPE), within the scope of a school intervention linked to an institutional extension project. The purpose of this research was to guide the planned actions involving the construction of concepts involving energetic metabolism, predicted in High School, working the composition of food within a chemical and biological universe, being these articulated to the concept of health and society. From the analysis of the questionnaires applied before and after the intervention, as well as the activities produced during the SD, it was possible to validate the proposed SD, in view of the conceptual re-elaborations carried out by the students and the articulations involving the micro and macro nutrients, the process feed, and the factors which interfere with building a healthy eating habit. In this sense, the theoreticalmethodological assumptions of MoMuP-PE guided the construction of the actions present in the SD developed, so that, from these orientations present in the proposed actions, allowed the students to experience, in an initial study perspective, activities of deconstruction and reconstructions (mental and materialized), leading them in the process of conceptual elaboration in a pragmatic and articulated perspective, permeating in this process, the thematic crossings observed throughout the activities.