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Navegando por Assunto "COVID-19, Pandemia de, 2020-2023"

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    A pandemia da COVID-19 e a construção civil no Estado de Pernambuco
    (2022-10-05) Oliveira , Évellyn Suanne; Dugnani, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/3362907909200372
    O setor da construção civil é uma das atividades econômicas mais antigas e, juntamente com seu macro setor, é uma importante fonte de riqueza relevante para o desempenho econômico do Brasil. No país, antes da chegada da pandemia da COVID-19, o setor estava apresentando sinais de retomada, após a severa recessão ocorrida entre os anos de 2014-2018. No entanto, com a pandemia e suas consequências expressivas na economia global e nacional, a construção civil brasileira acabou por ser afetada. Diante desse contexto, esse estudo tem como objetivo analisar os impactos causados pela pandemia da COVID-19 na indústria da construção civil no estado de Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica por meio de uma revisão narrativa de literatura, com abordagem quantitativa descritiva. Por meio de uma série de indicadores econômicos que se relacionam à construção civil, a análise geral realizada demonstrou que o setor sofreu grande impacto nos primeiros meses de pandemia, mas se recuperou mais rapidamente do que o previsto. A construção civil em Pernambuco apresentou níveis de atividades favoráveis, com a utilização da capacidade operacional alcançando os níveis mais elevados do período, alta na sistematização de empresas e manutenção da empregabilidade. No entanto, também registrou alta nos custos de material, mão de obra e insumos. Verificou-se ainda que fatores como inadimplência dos clientes, elevações na taxa de juros, alta carga tributária, burocracia excessiva, ausência de financiamento de longo prazo, insuficiência na demanda interna, competição acirrada, falta de capital de giro, insegurança jurídica e falta ou alto custo das matérias primas foram as principias dificuldades enfrentadas pelos empresários do setor da construção. Apesar dessas dificuldades, os empresários não abandonaram suas posições, mostrando expectativas de avanços positivos em um cenário póspandemia.
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    A pandemia da COVID-19 e as cheias do rio Pajeú: uma análise do município de Serra Talhada no ano de 2020
    (2022-10-14) Cavalcanti, Hayla Mayara Lima; Siqueira, Kleyton José da Silva Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3616610194060665; http://lattes.cnpq.br/3463045657647402
    O presente estudo buscou entender como se deu o comportamento econômico no município de Serra Talhada – PE, frente a disseminação da COVID-19 e enchentes nas margens do Rio Pajeú. Para tal compreensão, verificou-se o cenário de calamidade do município utilizando a metodologia de revisão narrativa da literatura e uma análise quantitativa descritiva. Nesse sentido, notou-se que uma crise sanitária e econômica pode influenciar a variável emprego, assim como influência nas tomadas de decisões das autoridades governamentais e profissionais da saúde.
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    Analisando a opinião de usuários do Twitter em relação ao lockdown no Brasil: um estudo frente à mídia convencional
    (2022-05-23) Silva, Paulo Alves da; Belo, Ítalo César de Souza; Oliveira, Marcelo Iury de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2328386382232459; http://lattes.cnpq.br/3240928244006916
    No cenário pandêmico, diversos países buscaram alternativas para reduzir os altos índices de contágio e mortalidade causados pela COVID-19. Dentre os meios utilizados, estava o lockdown que se caracteriza por ser a medida mais rígida de isolamento social. Embora o lockdown seja considerado por muitos uma excelente ferramenta para a proteção da saúde, a adoção dessa medida divide opiniões. Nesse sentido, a análise de sentimentos surge como um mecanismo que pode ser utilizado para compreender a opinião da população sobre o lockdown. O impacto social causado por essa medida contribui para o surgimento de matérias oriundas dos mais diversos veículos midiáticos, que podem influenciar fortemente o pensamento crítico da população. Nesse contexto, o presente trabalho realizou uma análise de sentimentos com o objetivo de compreender como os usuários do Twitter reagiram em relação à implantação do lockdown no Brasil durante a pandemia do COVID-19. Além disso, os resultados da análise no Twitter foram comparados com os conteúdos advindos da literatura cinza, focando nas matérias de autoria da mídia convencional, que abordaram informações acerca do tema. Para realização desta pesquisa, dados foram extraídos da rede social Twitter e processados através de um ensemble, composto pelos seguintes algoritmos de aprendizagem de máquina: Multinomial Naïve Bayes, SVM, Random Forest, rede neural MLP e o classificador de Regressão Logística. Além disso, técnicas de Active Learning, através da abordagem de incerteza, foram combinadas ao ensemble, para obter uma maior precisão dos dados classificados. De acordo com os resultados, notou-se uma interessante predominância de sentimentos a favor do lockdown, bem como, conflitos entre os dados obtidos pelo processo de análise de sentimentos no Twitter e informações publicadas na literatura cinza.
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    Análise da efetividade das políticas públicas emergenciais de saúde, na pandemia de Covid 19, em Pernambuco: o caso do Quilombo indígena Tiririca (PE)
    (2022-10-05) Nascimento, Rayane Silvana do; Torres, Avaní Terezinha Gonçalves; Silva, Araci Farias; http://lattes.cnpq.br/8234270555627422; http://lattes.cnpq.br/6894754635156771; http://lattes.cnpq.br/7963618675568818
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    Corrupção na administração pública brasileira : uma análise do período da pandemia da COVID 19 (2020 a 2023)
    (2024-12-07) Mata, Dálet Gomes; Lins, Rafaela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4540426156294178
    Durante a pandemia de COVID-19, o Brasil enfrentou uma série de escândalos de corrupção na administração pública, envolvendo a compra e distribuição de insumos médicos, como respiradores e vacinas. O presente estudo teve como objetivo geral analisar as práticas de corrupção na administração pública brasileira durante a pandemia da COVID-19, identificando as principais irregularidades, seus impactos na gestão da saúde pública e as medidas adotadas para mitigar esses desvios. A pesquisa justificou-se pela necessidade de compreender como práticas ilícitas em situações de emergência podem comprometer a gestão. A metodologia centrou-se em uma abordagem qualitativa com base em revisão bibliográfica, focada no período de 2020 a 2023. A pesquisa apontou a necessidade urgente de mecanismos de controle mais robustos, maior fiscalização e políticas de governança que impeçam a repetição de tais práticas corruptas, especialmente em momentos de crise, quando os recursos públicos são ainda mais essenciais.
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    Efeitos da pandemia da Covid-19 no mercado de trabalho das mulheres
    (2023-05-05) Leandro, Larissa dos Santos Souza; Santos, Loraine Menêses dos; http://lattes.cnpq.br/4166590770317390; http://lattes.cnpq.br/0842782534274352
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar os efeitos causados pela pandemia da COVID-19 no mercado de trabalho das mulheres, através dos indicadores do mercado de trabalho disponibilizados pela PNAD Contínua. As análises tiveram como metodologia a análise descritiva dos dados secundários da PNAD Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e abordam o comportamento e evolução dos indicadores como: população em idade ativa, taxa de participação da força de trabalho, nível de ocupação, média de horas efetivamente trabalhadas na semana de referência no trabalho principal, distribuição percentual de pessoas desocupadas, taxa composta de subutilização da força de trabalho, taxa combinada de desocupação e subocupação por insuficiência de horas trabalhadas, e taxa combinada de desocupação e força de trabalho potencial nos períodos que vai desde o primeiro trimestre de 2018 ao quarto trimestre de 2021, possibilitando uma comparação mais precisa desses indicadores no período anterior e o auge do isolamento social da pandemia da Covid-19. Os resultados indicam que a pandemia afetou ambos os sexos no mercado de trabalho, porém de forma desigual entre os gêneros, evidenciando em todos os trimestres analisados antes e durante a pandemia a baixa representatividade das mulheres na força de trabalho e nível de ocupação, e alta representatividade nos demais indicadores que revelam a situação de vulnerabilidade e precariedade no mercado de trabalho.
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    Eficiência dos gastos públicos em saúde durante a pandemia da covid-19: um estudo das unidades federativas do Brasil
    (2022-05-25) Lima, Weslley Lopes de; Pontes, Tricia Thaíse e Silva; http://lattes.cnpq.br/0497598665441136; http://lattes.cnpq.br/2870184276904066
    O objetivo deste estudo é mensurar a eficiência técnica relativa do gasto público com saúde nas unidades federativas do Brasil, nos anos de 2020 e 2021, os quais correspondem ao primeiro e segundo ano da pandemia da covid-19 no país, visto a importância da otimização dos recursos financeiros para atender às diferentes realidades socioeconômicas da população. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa, com aplicação da Análise Envoltória de Dados (DEA), modelo CCR, orientada para output, para identificar as unidades eficientes em cada período. Utilizou-se a despesa per capita com saúde como input e para output o número de testes, leitos, pessoas recuperadas, inverso de óbitos, inverso de internações, médicos e vacinas por mil habitantes. Os resultados apontaram que nenhuma das unidades do Nordeste e Centro-Oeste obtiveram scores de eficiência igual a 1 nos períodos analisados. Em 2020, o Acre, Rio Grande do Sul e São Paulo foram eficientes, enquanto em 2021, o Acre, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Tocantins foram eficientes na aplicação dos recursos. Percebe-se que, dentre as unidades eficientes, apenas duas (Acre e São Paulo) foram eficientes em ambos os anos, 2020 e 2021, e o Distrito Federal foi a unidade mais ineficiente nos dois anos. Por meio da análise, foi possível inferir que uma maior despesa per capita com saúde não resulta, necessariamente, em eficiência, como também, uma menor despesa não garante serviços eficientes.
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    Eficiência dos gastos públicos em saúde durante a pandemia da COVID-19: uma análise para os municípios pernambucanos
    (2022-10-11) Souza, Camila Vanessa de Lima; Bezerra, Arley Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2745072539647650
    Em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde decretou pandemia mundial da COVID-19 e solicitou isolamento social para mitigar o contágio. Ainda assim, mais de 6 milhões de pessoas vieram a óbitos por consequência do coronavírus. Para além das vidas perdidas, o mundo enfrentou um perverso desequilíbrio econômico. No Brasil, essa instabilidade levou a um aumento no nível de desemprego, ao fechamento de empresas, entre outras repercussões. O Nordeste foi uma região bastante afetada pela pandemia em todos os aspectos, o estado de Pernambuco foi o 3º com mais casos de COVID-19 na região. Este cenário possibilitou o aumento da atenção para a administração pública, de modo a verificar-se a condução das atuações dos gestores. Desse modo, o presente trabalho se propôs a identificar quais gestões municipais do estado de Pernambuco obtiveram maior eficiência no gerenciamento de gastos com saúde, no período de março de 2020 a setembro de 2022, considerando os obstáculos causados pela pandemia. No que tange os aspectos metodológicos, deriva-se de uma pesquisa de caráter exploratório com abordagens quantitativas que possibilitaram a utilização do método DEA para obter os resultados necessário para análise de eficiência. Partindo de duas óticas, foi verificado os índices de eficiência dos municípios através do modelo de retornos constantes de escala (CCR) que indicou que seis municípios atingiram o escore de eficiência igual a um e o modelo retornos variáveis de escala (BCC) que apresentou nove dos 174 municípios analisados, foram considerados eficientes na utilização destas variáveis utilizadas e neste período de tempo.
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    ESG (environmental, social and governance) e a estrutura de capital das empresas listadas na B3.
    (2022-05-25) Silva, Maria Rickaely de Andrade; Pontes, Tricia Thaíse e Silva; http://lattes.cnpq.br/0497598665441136http://lattes.cnpq.br/0497598665441136; http://lattes.cnpq.br/5734061211803496
    Este trabalho objetiva investigar as relações existentes entre os indicadores ESG (Environmental, Social and Governance) e os indicadores da estrutura de capital. A amostra é composta por todas as empresas não financeiras listadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) com informações disponíveis no período de 2016 a 2021. Foram estimados cinco modelos econométricos por meio de regressões com dados em painel, com variáveis classificadas em: ESG, estrutura de capital e controle. Os resultados evidenciaram que as práticas sociais e as práticas ESG, medidas pelo indicador ESG geral, impactam positivamente a estrutura de capital. Indicando que práticas sociais e de ESG proporcionam acesso a fontes de financiamento mais baratas por meio do capital de terceiros. As variáveis de controle trouxeram tanto resultados para a teoria do Trade-off quanto para a Pecking Order. Na direção inversa, foram encontrados resultados estatisticamente significativos entre a variável de estrutura de capital e o indicador ESG geral. Sendo possível inferir, que as empresas com maior proporção de capital de terceiros na estrutura de capital tendem a apresentar melhores práticas ESG. Além disso, detectou-se que os anos de pandemia da covid-19 levaram a um maior endividamento das empresas brasileiras. Assim, se diferencia dos trabalhos anteriores por analisar a relação entre ESG e estrutura de capital e por trazer resultados condizentes com a teoria do Tradeoff, para um país ainda em desenvolvimento. Bem como, a inclusão da análise da influência dos anos de pandemia sobre a estrutura de capital das empresas brasileiras.
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    Explorando o sentimento no twitter sobre a implementação do ensino virtual no Brasil em face da covid-19 .
    (2022-05-27) Leite, Felipe Antonio Alves; Belo, Ítalo César de Souza; Oliveira, Marcelo Iury de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2328386382232459; http://lattes.cnpq.br/3240928244006916; http://lattes.cnpq.br/2530370455196055
    O alto risco de contaminação do COVID-19 fez vários países adotarem medidas de distanciamento social e isolamento. Como resultado dessas políticas, o ensino virtual foi a alternativa escolhida por muitas escolas e instituições de ensino superior para dar continuidade às suas aulas. No entanto, essa situação, induzida pelo COVID-19, levantou algumas questões sobre a adequação do aprendizado virtual em relação às expectativas de discentes e docentes. Este trabalho realizou um estudo de análise de sentimento em mensagens do Twitter, com o objetivo de compreender o sentimento dos usuários brasileiros (professores e estudantes) sobre os primeiros meses do ensino virtual no Brasil durante a pandemia de COVID-19. Além disso, buscou-se identificar os fatores responsáveis por determinados sentimentos e as consequências do ensino virtual no início da pandemia. Visando atingir estes objetivos, foi realizada uma análise de sentimentos utilizando um ensemble e a técnica Active Learning, a fim de garantir uma melhor precisão na classificação dos dados e, consequentemente, ter um entendimento do atual cenário. Ao analisar os dados foi perceptível a rejeição dos professores e estudantes a respeito do ensino virtual durante a pandemia. É importante destacar que foram identificados fatores responsáveis por essa rejeição, tais como: excesso de atividades, desgaste mental e procrastinação. Além disso, foi constatado que a adoção do ensino remoto emergencial acarretou consequências como crises de ansiedade, estresse emocional, baixa autoestima, privação de sono e depressão.
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    Pesquisa de clima organizacional no contexto de pandemia: um estudo em uma escola pública da Bahia
    (2022-10-14) Leite, Ayslan Matias Barbosa; Perdigão, João Gabriel de Lima; http://lattes.cnpq.br/8575230612982202
    A pesquisa de clima organizacional é vista como uma ferramenta essencial para compreender a percepção dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o clima organizacional no contexto de pandemia da covid-19. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em uma instituição pública de ensino no estado da Bahia, com o intuito de medir a percepção dos docentes sobre o clima organizacional no seu ambiente de trabalho. Para viabilizar o estudo, realizou-se uma pesquisa de levantamento (survey) através de um questionário com 25 perguntas objetivas que avaliaram os fatores internos que influenciam o clima organizacional da instituição. O questionário foi disponibilizado para os 56 docentes da instituição, dos quais 15 aceitaram participar voluntariamente do estudo, ou seja, uma amostra correspondente a 26,78% do quadro docente. Conforme os resultados do estudo, destacam-se como pontos positivos a satisfação dos docentes quanto ao orgulho de trabalhar e de desempenhar suas atividades na instituição. Como pontos negativos que precisam de mais atenção destacam-se os cursos e treinamentos fornecidos pela instituição que na opinião dos docentes não são suficientes para o exercício das suas atividades, os docentes também relataram que a pandemia afetou diretamente seu desempenho e o clima organizacional da instituição.
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    Práticas pedagógicas : propondo uma sequência didática de Língua Portuguesa no período considerado pós-pandêmico fazendo uso de TICs
    (2025-01-02) Silva, Alexsandro Rafael da; Moura, Adriano Carlos de; http://lattes.cnpq.br/8947628169874874; http://lattes.cnpq.br/9379641967819191
    A atividade que apresentamos como Trabalho de Conclusão de Curso - TCC da pós-graduação em Estudos da Linguagem e Formação Docente, da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, foi fruto de sequência didática relacionada à disciplina de estágio curricular do curso de Letras-Língua Portuguesa, da Uniasselvi. Tendo como objetivo geral realizar intervenções em duas turmas da Educação Básica visando a contribuição de práticas pedagógicas para docentes de LP no período considerado pós-pandêmico por meio do uso de TICs. Aplicamos duas sequências didáticas: uma em turma de 6º Ano e uma em turma do 1° Ano - Médio. Em ambas, grupos foram formados para se trabalhar trechos de obras de quatro escritores/as da literatura brasileira, bem como resumo biográfico desses/as, culminando com a produção de jogo on-line (6° Ano), por meio do Wordwall, e a produção de textos (literários e/ou não literários) e criação de blog (1° Ano) usando o Blogger. Muito embora boa parte dos/as discentes das turmas tenham mostrado desconhecimento dessas ferramentas, eles/as se mostraram bem interessados/as nas atividades propostas. Isso reforça o quão significativo pode ser o uso de tecnologias digitais no âmbito do processo de ensino e de aprendizagem na educação formal. Interessante que as TICs que são usadas nas escolas, possam receber cada vez mais atenção, de modo que o seu uso não seja algo pontual, mas possa ser visto como um leque de possibilidades dentro das perspectivas de práticas pedagógicas, favorecendo o processo educacional de cada estudante.
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    Saúde mental dos/as docentes do sertão de Itaparica: a ludicidade como uma prática promotora de saúde
    (2023-04-20) Pereira, Meirane da Silva; Silva, Roseane Amorim da; http://lattes.cnpq.br/6158073027986310; http://lattes.cnpq.br/4559276455086329
    O presente estudo tem como objeto de investigação os fatores que podem contribuir para o adoecimento psíquico dos/as docentes e sua articulação com a ludicidade considerada como uma ferramenta promotora de melhor bem-estar físico e cognitivo em sua prática pedagógica baseando-se na fundamentação teórica sobre o assunto dos estudos de BARROS; VIEIRA (2021), LUCKESI (2014), MOURA et al. (2023), NÓVOA (2022), PIAGET (1976), SILVA; LEITE (2023) e VIGOTSKY (1992), entre outros. Na metodologia foi efetuada uma pesquisa de cunho qualitativo com cinco docentes atuantes em diferentes áreas de duas escolas da rede pública da cidade de Floresta – PE, no Sertão de Itaparica. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: na primeira, foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas com os/as docentes e na segunda, as entrevistas foram analisadas com base na análise temática, onde foram elencadas três categorias que possibilitaram nossas reflexões. As categorias foram: Saúde emocional dos/as docentes; Ludicidade na prática docente e Estratégias utilizadas no ensino durante a pandemia. Os resultados revelam que, conforme observado nos relatos das docentes, a pandemia da COVID19 foi um dos fatores que, nos últimos anos têm agravado vários problemas emocionais, como ansiedade, tristeza e medo de docentes e discentes, uma vez que o sistema de ensino foi totalmente reestruturado afetando diretamente a saúde mental, e consequentemente no rendimento escolar em geral. No que se refere à realização profissional e à relação com o sistema educacional no período da pandemia, observou-se que o lúdico se tornou elemento essencial e uma forma de encontrar sentido na aprendizagem, considerando que a ludicidade cria laços mais afetivos e de (re) descoberta. O lúdico pode ser considerado um processo de investigação de soluções que nas escolas precisam ser desenvolvidas para ajudar docentes e discentes a se conectarem integralmente, e assim garantir um melhor conforto emocional e uma aprendizagem significativa.
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    Síndrome de Burnout, pandemia e o ambiente institucional universitário: estudo de caso em uma IES pública brasileira
    (2022-05-27) Melo, Mayara Gonçalves de; Brandão, Suiane Valença; http://lattes.cnpq.br/9055757760457782; http://lattes.cnpq.br/0413455121367363
    As transformações causadas pela pandemia da covid 19 afetaram principalmente o ambiente social, a saúde, o campo econômico e educacional. No contexto das instituições universitárias públicas brasileiras, a gestão adotou mudanças necessárias para garantir a manutenção da oferta de ensino. O formato remoto para a realização das aulas foi a principal delas e foi em torno dessa modificação que as demais ocorreram. Nesta perspectiva, o presente estudo objetivou identificar os impactos gerados pela pandemia voltados à dinâmica das atividades docentes no contexto de universidades públicas brasileiras e averiguar se tais impactos colaboraram para o desenvolvimento e/ou intensificação da síndrome de Burnout nos docentes. Para tanto, foi aplicado o Maslach Burnout Inventory - Educators Survey (MBI-ES), que associadas a perguntas sobre o perfil socioeconômico dos participantes, compunha o questionário adotado para realização da pesquisa. O questionário foi enviado para 185 docentes da Unidade Acadêmica de Serra Talhada-PE e foi obtido retorno de 20 respostas. Na avaliação de dados foi possível, identificar os impactos gerados pela pandemia, analisar as subescalas da Síndrome de Burnout e dimensionar a existência da mesma na instituição. Evidenciou-se que a gestão no ensino superior vivenciou períodos difícieis, e por tal razão as instituições necessitavam de gestores mais flexivéis, diferenciados e compreensivos. Como meio de prevenção da sobrecarga no trabalho, cabe adotar práticas de gestão de riscos, medidas de inovação da gestão pública, acompanhamento psicológico aos docentes e se necessário aplicar mudanças para evitar a propagação da síndrome na instituição.
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    Sobrevivendo à crise: um estudo sobre as principais estratégias de marketing adotadas por empresas brasileiras durante a pandemia da Covid-19
    (2023-04-25) Xavier, Adeilson Sobreira; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639
    As estratégias de marketing são de suma importância para alavancar a produtividade das organizações e mantê-las aptas para lidar com desafios e inovar em soluções. Diante do cenário de pandemia da covid-19, as empresas foram significativamente afetadas e muitas encerradas. Este estudo teve como objetivo central evidenciar as principais estratégias de marketing utilizadas por empresas brasileiras, diante da propagação do vírus da covid-19. Para tanto, foram identificados os maiores desafios enfrentados por essas organizações e descritas as medidas de sobrevivência mais relevantes que elas adotaram. O estudo foi realizado por meio de uma revisão sistemática da literatura, classificando-se como uma pesquisa qualitativa. Optou-se pela plataforma Portal de Periódicos da CAPES para a coleta de dados, selecionando-se artigos científicos em português indexados no período de 2020 a 2022, analisados através da técnica da análise de conteúdo. Verificou-se que a pandemia teve impacto direto na queda da demanda de produtos e serviços, escassez de recursos, diminuição na produtividade e a elevação dos custos operacionais, fechando fronteiras e causando aumento nos custos de produção. Constatou-se a necessidade de renegociação de despesas, redução de tributos e campanhas de marketing para minimizar os efeitos da pandemia.
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    Um Data Mart para análise comparativa entre dados oficiais e não oficiais de óbitos por COVID-19 no Brasil
    (2022-10-05) Saturnino Junior, Samuel; Pereira, Ellen Polliana Ramos Souza; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356; http://lattes.cnpq.br/0034307789948347
    A situação epidemiológica da COVID-19 no Brasil teve um alto impacto na população, e diferentes autores discutem esse impacto através de análises de indicadores provenientes de fontes oficiais e não oficiais. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo disponibilizar um Data Mart para análise comparativa entre dados oficiais e não oficiais de óbitos por COVID-19 no Brasil, referente aos anos de 2019-2022, sendo construído a partir da integração de múltiplas fontes de dados abertos e disponibilizados no formato aberto por meio de uma ferramenta OLAP que permite uma melhor visualização dos dados.
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