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    A importância do marketing na atuação da Medicina Veterinária
    (2021-03-04) Melo, Hadassa Bezerra de; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/4529184571338859
    O médico veterinário é um profissional que pode atuar em diversas áreas, e na indústria pet há diversas maneiras em que o mesmo pode trabalhar, seja como gestor técnico ou comercial. Este trabalho visa destacar a atuação do médico veterinário nesse segmento destacando o papel importante que este profissional exerce sobre a indústria. O presente trabalho retrata atividades feitas na Multivet Distribuidora durante o período de 01 de dezembro de 2020 à 26 de fevereiro de 2021, onde, durante este período, foi feito um trabalho de promotoria de vendas em diversos estabelecimentos que possuíam parceria. A promotoria era focada na venda de produtos de uma grande empresa da área de medicamentos veterinários. Eram abordados os clientes finais e oferecidos os produtos através de folders e panfletos, destacando sua importância na saúde animal. Foi feita uma pesquisa analisando os dados obtidos durante a promotoria, a fim de observar o tipo de estabelecimento que obtinha maior retorno de vendas, quais os desafios enfrentados durante o trabalho e como promover estratégias de marketing para que ocorra melhoria deste serviço, visando o aumento das vendas e a fidelização dos clientes. Ao término do trabalho pôde-se observar o perfil de estabelecimento onde a promotoria de vendas obtém melhores resultados, bem como, consolidar a importância que um profissional da área veterinária exerce em contato direto com o consumidor final dos produtos, além de ser de suma importância também a aplicação do marketing junto ao conhecimento técnico em veterinária.
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    A qualidade na segurança pública municipal: um estudo de caso na Guarda Civil Municipal de Goiana-PE
    (2022-10-07) Silva, Paulo Roberto Cesar da; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/7043826877205959
    O presente artigo realizou uma pesquisa sobre a qualidade do serviço prestado pela instituição Guarda Civil Municipal de Goiana/PE por meio das percepções dos seus agentes públicos, os guardas municipais (clientes internos), assim como apresentou as principais dificuldades que podem influenciar na qualidade do serviço prestado à população. A fim de atender ao objetivo desse artigo foi utilizada uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e descritivo como metodologia. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário fechado e adaptado de Lima e Ceolin (2017), contendo 27 questões, sendo estas de múltipla escolha para as questões de perfil e utilizando a escala Likert de cinco pontos para as questões referentes à qualidade. Este questionário foi enviado aos 142 guardas municipais de Goiana/PE, obtendo-se uma amostra 48 respostas (33,8%). Os resultados demonstram insuficiência do efetivo, insatisfação remuneratória, falta de materiais e equipamentos, em especial, a falta de arma de fogo como equipamento necessário para garantir a segurança dos agentes e melhor execução de suas atividades.
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    A relevância da controladoria interna na gestão municipal das prefeituras da Mata Norte, em Pernambuco
    (2021-08-25) Lucena Júnior, Almir Coelho de; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/9014851555391213
    Esse trabalho teve como temática a relevância da controladoria interna na gestão de municípios que fazem parte da Mata Norte, em Pernambuco. Tendo como objetivo geral buscar compreender se o pilar controladoria é importante nas decisões administrativas diante das prefeituras da região 05 da Mata Norte, em Pernambuco, foi traçado um breve histórico abordando a conceituação e objetivo da controladoria interna, a sua finalidade e importância no âmbito público, as diferenças quanto ao seu sistema/ferramenta (controladoria) e técnica de avaliação (auditoria) e usuários internos e externos. A metodologia de estudo utilizada foi de pesquisa exploratória e descritiva com caráter quantitativo, mediante aplicação de um questionário. Esse que foi enviado por e-mail e os contatos recolhidos diretamente dos sites das prefeituras da Mata Norte. O retorno foi de 11 prefeituras das 17 que compõem a região de estudo (64,70%). Os principais resultados apontam que, considerando todos os itens analisados na pesquisa, os controladores demonstram uma predominância de 69,82% listando suas funções como que ocorrem no seu monitoramento e gerenciamento das suas atividades. Um dado muito significativo, demonstrando a preocupação de seus líderes quanto as atividades e análises de relatórios. Uma contrapartida identificada é que para atividades de pouca relevância pode estar perdendo tempo que poderia ser revertido em uma atividade mais elaborada. Assim, diante de todo cenário pesquisado, foi confirmada o questionamento, apresentando a controladoria como sistema de extrema importância na gestão pública municipal.
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    Aplicação da lei de responsabilidade fiscal na gestão municipal: um estudo de caso no município de Moreno-PE
    (2019) Oliveira, Luan Dayvson Santos de; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948
    Este estudo trata da percepção de um gestor municipal (controlador) sobre a aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal(LRF) no município de Moreno-PE. Na revisão da literatura abordou-se a importância, a estratificação e as principais alterações realizadas na LRF. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista semiestruturada, sendo usada a análise de discurso para avaliar os resultados. Os principais resultados mostram que, na percepção do gestor sobre a aplicação da LRF no município, são diversos os benefícios da aplicação da Lei, podendo-se citar o controle da dívida e do endividamento, além do melhor uso da máquina pública. Também foi possível captar as impressões do gestor quanto às dificuldades existentes na aplicação da Lei, sendo essas apontadas como desafios. Na percepção do gestor, há uma concordância na maioria dos requisitos exigidos pela Lei, sendo apontados dois principais pontos de melhoria quanto à aplicação da LRF: o respeito ao limite de gastos com pessoal e a transparência da gestão.
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    Atuação dos conselhos municipais como forma de participação do cidadão na administração pública municipal
    (2021-03-15) Macedo, Andreza Evangelista; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948
    Na vida política brasileira realizam-se as sessões abertas dos conselhos e reuniões públicas dos conselhos municipais, bem como diversos desenhos institucionais que buscaram promover processos participativos locais na agenda de políticas públicas. O objetivo principal desta pesquisa é analisar a atuação participativa dos cidadãos em Conselhos Municipais que visam elaborar e aplicar políticas públicas municipais. Os objetivos específicos são apresentar um estudo sobre participação popular e democratização brasileira; descrever a participação popular na gestão pública; e discutir a importância dos Conselhos Municipais como meio de participação na gestão pública municipal. O estudo se classifica como uma revisão de literatura onde foi realizada uma consulta em livros, dissertações e por artigos científicos selecionados por meio de busca nos seguintes bases de dados (livros, websites de banco de dados, dentre outros), publicados nos últimos 10 anos. Neste estudo são utilizadas as bases Scielo, Portal de Periódicos CAPES e Google Academics para a investigação. As palavras-chave utilizadas na busca foram: gestão democrática; conselhos municipais; participação cidadã. Os dados foram colhidos no período de novembro de 2020 a janeiro de 2021. Os conselhos municipais têm ganhado força nos últimos anos, por exemplo na criação de plano diretor para cidades, sendo que a participação cidadã é considerada um instrumento eficaz para a emancipação da sociedade. Por ser uma entidade abstrata, onde seus efeitos são percebidos no longo prazo, o Plano Diretor deve ser seguido por ações imediatas no curto prazo, levando em consideração as prioridades da cidade percebidas nos diagnósticos iniciais. Desta forma, as mudanças percebidas no período de curto prazo tornam visíveis os benefícios do processo participativo para a comunidade, garantindo sua credibilidade e aceitação pelos grupos envolvidos na sua preparação.
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    Atuação dos profissionais de enfermagem como gestores nas unidades de saúde familiar
    (2020-01-28) Silva, Joyce Fernanda Ferreira da; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/5753018511099178
    O Sistema Único de Saúde (SUS) é um programa de saúde existente no Brasil, disponível para todos os cidadãos. Este programa é movimentado por meio da seguridade social, pois quando a população paga seus impostos, parte deles são revertidos para a saúde. Uma das criações do SUS foi a Unidade de Saúde Familiar (USF) para prestar atendimentos primários aos pacientes de determinada localidade, sendo que cada USF criada é gerenciada por um profissional de enfermagem. O enfermeiro tem como funções em uma USF, liderar, planejar, coordenar e executar atividades administrativas e de saúde para que assim os cidadãos estejam satisfeitos com o serviço prestado, mas para isso, o enfermeiro conta com ajuda do Agente Comunitário de Saúde (ACS). Esse artigo tem como objetivo analisar a função do enfermeiro como gestor nas USF. Para isso, investigou-se na literatura especializada artigos que tivessem ligação com o objetivo de pesquisa a fim de realizar uma análise de dados mais precisa. Foram selecionados 18 artigos, publicados no período de 2005 a 2019. Os principais resultados apontam que os enfermeiros se sentem sobrecarregados devido ao trabalho assistencial e gerencial que precisa ser executado diariamente, a infraestrutura muitas vezes inadequada, falta de materiais, falta de capacitação, dentre outros. No entanto, eles apontam que a satisfação dos pacientes é sua principal motivação para continuidade do seu trabalho.
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    Burocracia e administração pública: relevância para o estado brasileiro
    (2019-07-13) Silva, Emanoel Filipe Bezerra da; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/6635892047897840
    Este estudo analisa a burocracia e suas repercussões dentro da teoria administrativa e das organizações. A partir da apresentação das concepções de Max Weber e do diálogo de outros autores com os seus pressupostos, é feita uma fundamentação teórica apresentando aspectos importantes que envolvem a burocracia enquanto teoria e modelo organizacional. O principal objetivo desta pesquisa é demonstrar a importância da burocracia para o Estado brasileiro a partir de uma análise histórica de eventos políticos, econômicos e organizacionais que moldaram a formação da administração pública brasileira. Para tanto, foram consultadas fontes bibliográficas e realizou-se uma pesquisa exploratória a fim de se obter elementos suficientes à compreensão do fenômeno. Os resultados obtidos a partir da pesquisa apontaram para: o fortalecimento institucional do Estado brasileiro com o implemento das dimensões burocráticas; a importância da burocracia para a superação de algumas características da administração patrimonialista e o oferecimento por parte do modelo weberiano de uma estrutura eficiente às administrações públicas atuais- inclusive dialogando com práticas gerenciais. Estes resultados, avaliados sob diferentes perspectivas de análise no tópico de discussão dos resultados, estão alinhados com a finalidade central do artigo que compreende a burocracia como relevante e benéfica à construção de uma administração pública brasileira eficiente.
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    Casas de Farinha de Feira Nova-PE: uma análise do projeto “sou Feira Nova, sou terra da farinha”
    (2020-01-28) Silva, Iciele Ursulina da; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/2296737965622051
    A presente investigação aborda o processo de produção de farinha de mandioca e a reestruturação desta cadeira produtiva, pois a mandioca é considerada umas das principias rendas da cidade de Feira Nova, localizada no Agreste Setentrional do estado de Pernambuco. Este estudo consiste em analisar o alcance das metas do projeto “Sou Feira Nova, sou terra da farinha”, observando, especialmente, a reestruturação das casas de farinha, a situação dos principais públicos-alvo (produtores rurais, donos de casas de farinha e raspadeiras de mandioca) antes e depois do projeto, bem como, a influência da prefeitura e seu parceiro na realização deste projeto. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória-descritiva, analisando documentos institucionais e do projeto, além de entrevistas e observação in loco. Os principais resultados apontam que através do projeto criou-se uma cooperativa com o intuito de melhorar a produção de mandioca, as condições de trabalho e gerar benefícios iguais a todos os seus membros, dentre outros. Verificou-se mudanças e melhorias nos públicos investigados. No entanto, como todo projeto, é necessário que exista continuidade e adequações para que sejam incorporadas melhorias e que o conhecimento seja internalizado, trazendo competitividade para esta cadeia.
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    Design thinking: uma proposta para a criação de uma solução de gestão financeira para microempreendedores individuais (MEIs)
    (2022-10-03) Costa, Mariana dos Santos; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948
    O presente artigo teve como objetivo avaliar como o design thinking pode colaborar para a criação de solução de gestão financeira para microempreendedores individuais (MEIs). Para isso, utilizou-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e aplicada, de caráter qualitativo, para identificar aspectos referentes à formalização, educação financeira e desafios de gestão enfrentados, bem como compreender como acontece o planejamento e o controle financeiro no micronegócio. Para a coleta de dados, usou-se do envio de questionário online para microempreendedores individuais que, ao fim de três semanas, obteve 28 respostas. Os resultados demonstraram que a maioria nunca realizou curso/treinamento na área de gestão financeira, o que influencia na utilização de ferramentas de planejamento e controle financeiro citadas no estudo. Observou-se também que alguns ainda não realizam a separação das finanças pessoais e empresariais, fazendo uso da mesma conta, fator que pode comprometer a sobrevivência do negócio. A partir das necessidades identificadas, ao utilizar as etapas de inspiração e ideação do design thinking, foi proposto, como uma solução para a gestão financeira do empreendimento, um aplicativo mobile com funcionalidades pensadas para atender às demandas do microempreendedor individual.
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    Educação ambiental na formação do empreendedorismo sustentável: estudo de caso em uma comunidade litorânea do Recife
    (2022-12-19) Barros, Robson José Oliveira de; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/8106253967530731
    Em um período de mudanças sociais e econômicas, têm-se observado entre as organizações um relacionamento de defesa do bem-estar social, contribuindo para o desenvolvimento local e modificando as relações entre o indivíduo, a natureza e a sociedade. Nesse contexto, o empreendedorismo voltado para o desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade, surge como uma alternativa eficaz para harmonizar as esferas econômica, ambiental e social. E a atividade de marisqueira e do artesanato oriundo da mariscagem surge como oportunidade de desenvolvimento para pequenas comunidades, está ligada a cultura de um povo, através de hábitos locais, observação direta e contato com a natureza. A educação ambiental possibilita às marisqueiras e artesãs conhecimento sobre o meio ambiente, construindo novos meios ao uso consciente dos recursos naturais, com isso contribuindo a complementar a renda familiar e de subsistência. Este estudo tem como objetivo geral analisar as estratégias adotadas por mulheres marisqueiras e pertencentes ao clube de mães da comunidade da Bacia do Pina, em Recife/PE, voltadas ao empreendedorismo sustentável, utilizando resíduos da mariscagem e outros. A pesquisa é exploratória e descritiva, com revisão bibliográfica sobre sustentabilidade e formação empreendedora, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, aplicado junto com 20 mulheres marisqueiras e/ou do clube de mães e de um roteiro de entrevista realizado com duas lideranças da comunidade. Os principais resultados mostraram que apenas 45% das respondentes utilizam resíduos da mariscagem e outras 45% utilizam outros resíduos recicláveis. Apenas 15% relatam não saber que os lixos jogados no rio podem prejudicar os trabalhos com a mariscagem, no entanto, 70% das respondentes relataram já terem visto pessoas jogando lixo na Bacia do Pina e 50% relataram que conhecem alguém que polui o meio ambiente, mostrando, assim, o qual problemática é a situação vigente nessa comunidade. Ademais, 30% consideram a Bacia do Pina limpa, demonstrando uma realidade caótica. Por fim, salienta-se a importância de uma conscientização dessas mulheres e treinamento adequado para melhor aproveitamento com o trabalho de mariscagem e percebe-se também que ainda há necessidade de uma ampla conscientização e ações mais incisivas por parte do governo do município, no que abrange principalmente a proteção e preservação dos recursos ambientais.
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    Empreendedorismo feminino: uma comparação do período pré e durante a pandemia da COVID-19
    (2022-10-05) Gomes, Ramana Carvalho; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948
    O empreendedorismo feminino está relacionado com empoderamento, visibilidade e reconhecimento das mulheres. A influência delas nos ecossistemas empresariais ganha força ao longo dos anos, e apesar da crise em meio a pandemia da COVID- 19, muitas conseguiram manter ou adquirir novas fontes de renda. Ainda assim, pesquisas mostram que há muito para ser conquistado no Brasil e no mundo. Diante do exposto, esse artigo teve como objetivo comparar o empreendedorismo feminino em um período pré e durante a pandemia da COVID-19, por meio de uma coleta de dados documental, com abordagem de caráter descritivo e exploratório, baseando-se em duas fontes de pesquisa sobre o empreendedorismo feminino: I) Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2019 e 2021 e II) Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) de 2019 e 2021. O estudo realizado demonstra que o nível de impacto variou muito no período estudado, a depender da região e renda. O medo do fracasso teve uma queda expressiva (passando de 67,9% para 49,9%), por outro lado, ter menos tempo para o negócio, porque se dedicam mais a família do que os homens continua a fazer parte da realidade das mulheres.
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    Empreendedorismo sênior no Brasil: uma análise do perfil do empreendedor
    (2022-05-19) Santos, Michele Silva dos; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948
    O envelhecimento populacional é a nova realidade mundial, e com isso, traz diversos questionamentos quanto ao futuro da humanidade. Um deles é como os indivíduos maduros estão fazendo para garantir renda. No Brasil, a aposentadoria muitas vezes não é suficiente, ou seja, a necessidade leva essas pessoas a empreender. Porém, há também quem empreenda para uma realização pessoal. Independente do motivo, continuar trabalhando na maturidade no Brasil é um desafio, visto que muitos acreditam que pessoas com mais idade são incapazes de produzir. Diante do exposto, esse artigo investiga o perfil do empreendedor sênior no Brasil, por meio de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e de carácter descritivo/exploratório, baseado em duas pesquisas sobre empreendedorismo: i) a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de 2019, e, ii) a pesquisa Empreendedorismo na 3ª idade, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em 2021. A partir dessa análise foi possível verificar que mesmo sendo em menor número (12,4% de todos os empreendedores) e também que quase metade dos seniores possuem apenas o ensino fundamental, há indícios de que a pessoa madura, por possuir mais experiência, pode contribuir positivamente em qualquer organização, pois dentre todas as faixas etárias de empreendedores, é a que possui maior percentual de empregadores (17% indivíduos de 55 a 64 anos e, 20% indivíduos com 65 a mais). Também foi possível refletir que, por ser um assunto ainda pouco explorado, é necessário a realização de mais estudos para compreender melhor as qualidades do empreendedorismo sênior.
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    Estudo do comportamento e perfil do consumidor de Petshop X em Pernambuco: perfil do consumidor
    (2021-08-04) Silva, Marcelo Honorato da; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/1206428457088423
    Objetivou-se com este relato de caso definir e entender o perfil dos consumidores e seus hábitos de compra em uma grande rede de Petshops de Recife, em Pernambuco. O mercado pet é um dos segmentos que mais crescem no mundo, tendo o Brasil como segundo maior mercado global e ultrapassando no ano de 2020 a marca de US $230 bilhões de faturamento no ano. Definir tanto o perfil dos consumidores, sua lealdade com o estabelecimento e o seu comportamento de compra é primordial nos dias atuais, devido ao grande número de concorrentes e tendo como objetivo a fidelização dos mesmos. Levando em consideração o Marketing de Relacionamento, essa pesquisa abordou e elaborou questionários investigativos, aplicados aos clientes, sendo o estudo de natureza descritiva e exploratória. Foi identificado que o perfil/comportamento do consumidor é definido por famílias geralmente com filhos, com bom poder aquisitivo, bastante informados, com boa escolaridade, cada vez mais exigentes dentre outros. Priorizam o bom atendimento, porém o preço ainda é um fator importante. Procuram cada vez mais promoções e descontos, uma boa estrutura de loja entre outros. Com isso, foram definidas ações de marketing mais assertivas e voltadas para o público específico da empresa, ajudando na criação de ferramentas de fidelização e melhoria nos resultados finais.
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    Explorando o potencial da Tecnologia da Informação e Comunicação na empregabilidade do Programa Socioaprendizagem
    (2024-11-27) Araújo, Victória Paula Avelino Pereira; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/1264971944537774
    No contexto atual, a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico e social. Com a crescente digitalização e as mudanças no mercado de trabalho, novas habilidades são exigidas dos profissionais, tornando a formação dos jovens aprendizes essencial para promover a empregabilidade e a inclusão social, qque há 45 anos oferece qualificação profissional para jovens de 14 a 24 anos e para pessoas com deficiência de qualquer idade, garantindo seus direitos conforme a Lei de Aprendizagem (Lei Federal Nº 10.097/2000). O objetivo desta pesquisa foi o de explorar como a TICs podem melhorar a empregabilidade dos jovens aprendizes do Programa de Ensino Aprendizagem(ESPRO), desenvolvendo competências técnicas e comportamentais e facilitando a inserção no mercado de trabalho. Os principais resultados mostram que a aquisição de competências digitais amplia as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e fortalece as habilidades necessárias para a adaptação aos avanços tecnológicos. Foi evidenciada, também, a importância da mediação dos instrutores no processo de aprendizagem, especialmente ao orientar o uso responsável e consciente a TIC.
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    Implantação do sistema de controle interno: um estudo de caso no município de Pesqueira/PE
    (2019) Calado, Edvaldo Ferreira; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948
    O presente trabalho tem como foco principal a abordagem de um tema atual e relevante para a sociedade - o controle interno - considerado uma ferramenta fundamental no apoio à gestão pública. De caraterísticas essencialmente preventivas, essa ferramenta também possui características corretivas e/ou punitivas de atos ilícitos que venham a ser detectados, buscando garantir a função essencial da administração pública que é atender as necessidades da população e garantir o bem-estar social. Feitas estas considerações, o tema deste estudo foi desenvolvido com o propósito de compreender como foi criado e implantado o sistema de controle interno no município de Pesqueira-PE, qual a sua importância, como contribui para tornar a gestão municipal mais eficiente, quais as principais dificuldades enfrentadas, enfim, que resposta ele pode oferecer à população quanto ao controle dos recursos públicos e a transparência da gestão municipal. Para tal, procedeu-se uma entrevista com o controlador do município, no mês de março de 2019, utilizando-se um roteiro semiestruturado. Os principais resultados apontam que apesar da existência de cinco vagas para auditores, previstas em Lei, seu quadro funcional é formado atualmente por apenas dois servidores, e indicam também a falta de auditorias internas pela inexistência de auditores. Apesar das limitações, o Sistema de Controle Interno dá suporte à gestão municipal nas tomadas de decisões e auxilia os órgãos de controle externo na fiscalização da aplicação dos recursos públicos, atuando também no acompanhamento da execução orçamentária e na defesa do patrimônio, oferecendo à população serviços de ouvidoria, informação ao cidadão e Portal da Transparência.
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    Inclusão Escolar da Pessoa com deficiência: sua evolução e análise
    (2017) Simplício, Abimael de Almeida; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/2916373695083303
    Este trabalho tem como principal foco apresentarcomoa inclusão de pessoas com deficiência evoluiu nas escolas e o que ainda pode melhorar, compreendendo como foi construída ao passar do tempo e como se conseguiu ampliar à visão acerca da inclusão. O comprometimento com o papel de incluir e difundir o conhecimento já acontece de alguns anos atrás, e tudo que se observa na atualidade é o resultado de um trabalho de evolução que viabiliza a efetivação de uma sociedade mais harmônica em suas diversas diferenças.Mesmo com tantos estudos e avanços sobre esse tema, considera-se que a ideia de uma sociedade inclusiva ainda se encontra inacabada, com tal afirmação, a defesa desse trabalho tende a demonstrar a contínua evolução de uma sociedade inclusiva, e que ainda existe uma jornada bem extensa para ser traçada, sempre com grandes desafios e vivências inesperadas.A princípio, a complexidade do tema deixa entrever que o caminho é difícil, dada as complexidades que o envolvem como preconceitos, desconhecimento e polêmicas sobre as deficiências. A inclusão escolar causa medo, repulsa, incertezas e inseguranças, sobretudo em recém-licenciados, que não possuem experiência e nenhuma formação a respeito da escola inclusiva, mas por outro lado, ao passar do tempo nota-se uma extrema identificação entre professores e alunoscom necessidades especiais. No âmbito escolar, muitas dificuldades são encontradas, preconceito, e principalmente a ausência de informação acerca deste tema faz com que pessoas se limitem a entender o real comprometimento com a inclusão.
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    Marketing digital: um estudo de caso em uma loja de animais na cidade do Recife/PE
    (2023-04-28) Lima, Ana Carla Almeida Carneiro de; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/1612563731424027
    Este estudo teve como objetivo demonstrar a importância de uma estratégia de marketing digital consistente para as empresas, especialmente para as que operam no setor que trabalha com animais de estimação. A fundamentação teórica discutiu as principais ferramentas, especificamente a técnica dos 8ps e mídias sociais, e como elas podem ser aplicadas para gerar valor para o cliente e aumentar a competitividade da empresa. Para coletar dados, foi realizada uma entrevista com um gerente de marketing de uma loja de animais (pet shop) em Recife, que revelou a importância de uma gestão especializada em marketing digital para obter resultados efetivos. Os resultados sugerem que um marketing digital eficaz é um fator crucial para o sucesso da empresa, porém, é necessário ir além de uma simples presença nas mídias sociais. Além disso, a criação de valor para o cliente é fundamental para o sucesso da empresa e pode ser alcançada por meio de um serviço final entregue de maneira consistente e diferenciada. As limitações deste estudo incluem o fato de que apenas uma entrevista foi realizada e, portanto, os resultados não podem ser generalizados. Sugere-se a realização de estudos futuros para entender melhor as expectativas do cliente e a efetividade das estratégias de marketing digital. É importante filtrar e tratar as informações coletadas nas redes sociais para entender as percepções dos clientes e melhorar a interação com eles. Em suma, este estudo conclui que uma estratégia de marketing digital bem planejada e executada pode ser um diferencial competitivo para as empresas do setor pet, desde que seja focada na criação de valor para o cliente e na entrega de um serviço de alta qualidade.
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    O sistema de informação E-FISCO como instrumento de eficiência da Gerência Regional de Educação da Mata Norte de Pernambuco
    (2019-07-13) Marques, Daiane Cristine Freire; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/7166698338943119
    O setor público utiliza a Tecnologia da Informação (TI) como aliada, por meio da utilização de diversos sistemas que possibilitam a melhoria das atividades e que corroboram para uma melhoria dos serviços prestados à população. Através da agilidade nas atividades, nos processos e na tomada de decisões, a TI permite um foco mais gerencial, visando resultados que possibilitam a redução de custos e que possuem informações fidedignas e tempestivas, permitindo um acompanhamento mais eficiente da gestão. Desta forma, o objetivo desse estudo é analisar a utilização do sistema E-fisco pela Gerência Regional de Educação da Mata Norte. Para isso, realizou-se observações in loco, bem como a percepção por parte dos usuários desse sistema, além do aparato bibliográfico e sites institucionais. O que pôde ser constatado é que a utilização do sistema E-fisco por parte da Gerência Regional de Educação (GRE) é fato precursor de uma maior eficiência nos processos realizados, visto que possibilitou uma maior descentralização das operações, o que otimizou o tempo e permitiu uma melhor distribuição de competências e responsabilidades, conferindo-lhes um importante instrumento para um melhor acompanhamento dos recursos públicos recebidos pelas escolas, bem como, maior agilidade no processo de prestação de contas desses recursos.
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    Pesquisa de satisfação nas ouvidorias gerais dos estados: aplicação e modelos
    (2020-09-14) Almeida, Nilson Braga de; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/2458153938745233
    A legislação em vigor tem exigido que o setor público disponibilize instrumentos para o cidadão avaliar os serviços públicos prestados. Este artigo tem como objetivo analisar os modelos de pesquisa de satisfação adotados pelas ouvidorias gerais estaduais com os seus usuários, considerando aspectos como forma de aplicação e perguntas elaboradas. Para isso, foi aplicado um questionário com todos os estados e o DF, obtendo-se uma amostra com 23 entes federativos, cujos resultados foram analisados por meio de uma abordagem qualitativa. As informações coletadas permitiram identificar que, dessa amostra, nove ouvidorias gerais (39,13%) não aplicam pesquisas de satisfação, tendo como principal motivo aspectos relacionados a suporte tecnológico; enquanto que as demais (60,87%) aplicam, no entanto, sem haver um padrão definido quanto ao modelo de questionário adotado. A principal dificuldade na elaboração das pesquisas envolve a definição de perguntas e a maioria das ouvidorias acompanha os seus resultados, inclusive por meio de indicadores, visando melhorias.
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    Planejamento estratégico das políticas públicas para atenção primária à saúde no estado de Pernambuco
    (2021-02-26) Cavalcanti, Joelandia Maria; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948
    Este estudo tem o propósito de analisar o arranjo estrutural do planejamento estratégico orientado para atenção primária à saúde, contidos no Plano Plurianual (PPA) e no Plano Estadual de Saúde (PES), ambos para o período 2020-2023, no Estado de Pernambuco. Ademais, salienta-se a relevância em abordar a forma como o planejamento é organizado e gerenciado, sabendo-se que sua consecução reflete na saúde dos usuários do sistema de saúde. Para a realização desta pesquisa foram analisados documentos governamentais, incluindo as análises do Plano Estadual de Saúde e Plano Plurianual, bem como de demais bibliografias a respeito do tema, de maneira exploratória e descritiva, por meio de uma abordagem qualitativa. Os principais resultados demonstram que o alcance das ações do planejamento impacta de forma positiva no bem-estar dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de ser um dispositivo significativo para os gestores realizarem o acompanhamento do que está se produzindo em saúde, e, principalmente, que a execução de suas ações são substanciais para o aprimoramento e extensão dos serviços de saúde e, consequentemente, para o acesso dos usuários aos serviços de saúde prestados pela gestão pública.
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