Os jogos e brincadeiras como conteúdos de ensino da educação física nos anos iniciais do ensino fundamental

Imagem de Miniatura

Data

2025-03-18

Lattes da Autoria

Orientação Docente

Lattes da Orientação Docente

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Esta pesquisa tem como propósito investigar a contribuição do conteúdo de Jogos e Brincadeiras no ensino da Educação Física no Ensino Fundamental – anos iniciais. A problemática que norteou esta pesquisa foi a seguinte: qual a contribuição dos jogos e brincadeiras como conteúdos de ensino da educação física nos anos iniciais do ensino fundamental? Definimos como objetivo geral da pesquisa analisar a contribuição dos jogos e brincadeiras como conteúdos de ensino da educação física no ensino fundamental nos anos iniciais. Definimos como objetivos específicos, os seguintes: compreender a educação física no ensino fundamental; compreender o conhecimento de jogos e brincadeiras; compreender as características dos jogos e brincadeiras como conteúdos e ensino da Educação Física no ensino fundamental. Concluímos que os jogos e brincadeiras utilizados como instrumentos pedagógicos buscam valorizar a diversidade e o conhecimento cultural, além de proporcionar o desenvolvimento cognitivo, motor e social dos estudantes. Os resultados obtidos revelaram a importância da ludicidade entrelaçada com os jogos e brincadeiras, concluindo que, é no lúdico que a criança explora sua criatividade e curiosidade, sendo nesses momentos que se obtém novos conhecimentos, contribuindo na formação global do estudante, seja no âmbito físico, afetivo, cognitivo e social.

Resumo em outro idioma

This research aims to investigate the contribution of the content of Games and Play in the teaching of Physical Education in Elementary School – initial years. The problem that guided this research was the following: what is the contribution of games and play as teaching content of Physical Education in the initial years of Elementary School? We defined as the general objective of the research to analyze the contribution of games and play as teaching content of Physical Education in Elementary School in the initial years. We defined as specific objectives the following: to understand Physical Education in Elementary School; to understand the knowledge of games and play; to understand the characteristics of games and play as teaching content of Physical Education in Elementary School. We conclude that games and play used as pedagogical instruments seek to value diversity and cultural knowledge, in addition to providing cognitive, motor and social development of students. The results obtained revealed the importance of playfulness intertwined with games and play, concluding that it is in play that children explore their creativity and curiosity, and it is in these moments that new knowledge is obtained, contributing to the student's overall development, whether in the physical, emotional, cognitive and social spheres.

Descrição

Referência

FERREIRA, Herbert Oliveira Cavalcanti. Os jogos e brincadeiras como conteúdos de ensino da educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como openAccess