Memorial descritivo: o percurso pela concretização do sonho em ser professor

Imagem de Miniatura

Data

2025-02-25

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este memorial descritivo tem como objetivo discorrer sobre minha trajetória acadêmica, descrevendo-a desde o momento da geração do sonho em “ser professor” até os primeiros passos da realização desse sonho através da prática docente. Visando ampliar a contextualização e vivências, relatei um pouco a minha infância, as relações construídas com a família, amigos e professores e os estímulos favoráveis ao sonho; o trajeto no Ensino Fundamental a partir das amizades construídas e de memórias advindas das aulas de Língua Portuguesa; o período no Ensino Médio e Técnico, em que menciono, por exemplo, docentes, que, de forma direta ou indiretamente, me inspiram até hoje, e o encontro com a Literatura que motivou a escolha pelo curso superior na área de Letras; o meu trajeto pela Graduação em Letras, um momento fundamental de minha formação ao exercício da docência em que destaco, por exemplo, professores que me inspiraram nesse processo formativo e me apresentaram às teorias que utilizei como base na escrita deste trabalho como: a concepção de lingua como interação social (Geraldi), as relações no ensino-aprendizagem (Weisz), as reflexões na gramática durante o ensino (Freire) e a ótica da literatura como um bem imcompressível (Candido).

Descrição

Palavras-chave

Memória autobiográfica, Carreira profissional, Prática docente, Licenciatura, Letras

Referência

CHAGAS, Danilo Lucena. Memorial descritivo: o percurso pela concretização do sonho em ser professor. 2025. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por