Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Ideias sobre estrelas, planetas e satélites em estudantes do 1º ano do ensino médio(2022-06-13) Marcos, Iara da Glória; Silva, Kaliana Mendes da; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega; http://lattes.cnpq.br/6266838424159082; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352; http://lattes.cnpq.br/7836518079953791; http://lattes.cnpq.br/0639071425992238A Educação Básica Escolar é um direito de todas as crianças e adolescentes do Brasil. A Base Nacional Comum Curricular – BNCC é um documento de caráter normativo que determina um conjunto de aprendizagens essenciais para todas as etapas. A Educação em Astronomia está presente em duas delas: Ensino Fundamental e Ensino Médio. Neste trabalho, o objetivo foi analisar as contribuições da sequência didática sobre estrelas, planetas e satélites para estudantes do 1º ano do Ensino Médio, na construção do conhecimento científico, em uma perspectiva Kellyana. A metodologia utilizada adotou uma abordagem qualitativa, que contém uma sequência didática baseada no Ciclo da Experiência Kellyana (CEK), desenvolvida com alunos de Escola Pública, em Pernambuco. O CEK é organizado de forma cíclica, em cinco etapas de aprendizagem: Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva. Diversas atividades sobre o tema estrelas, planetas e satélites foram realizadas em cada uma dessas etapas, como: questionário antecipatório, desenhos e entrevistas, na Antecipação; no Investimento, foram solicitadas listas individuais de ideias sobre estrelas, planetas e satélites, as quais foram empregadas na construção de mapas de ideias, feitos em grupos de dois a quatro estudantes. Além disso, essas equipes receberam quatro questões, para orientar pesquisas na internet sobre os astros. Na etapa Encontro, ocorreram duas lives com professores de Física, utilização do Planisfério Celeste de Pernambuco, aula no modelo Rotação por Estações, apresentação de slides e do aplicativo Stellarium. Na etapa Confirmação ou Desconfirmação ocorreu a realização do jogo “Trilha dos Astros”; e revisão do mapa de ideias, na etapa Revisão Construtiva. A partir da análise de cada etapa, constatamos que a sequência didática desenvolvida, com base no CEK, favoreceu a aprendizagem, sendo eficiente ao Ensino de Ciências e Astronomia. Foi elaborado um produto educacional, na forma de Guia Didático, que busca contribuir para a construção de conhecimento científico sobre estrelas, planetas e satélites. Espera-se que este material possa ser utilizado pelos professores de Ciências, e contribua para o processo de formação continuada de professores.Item Implantação de um clube de ciências na escola de referência em ensino médio professora Carlota Breckenfeld(2022-06-16) Santos, Dacilene Soares Lopes dos; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352; http://lattes.cnpq.br/3957559059635010O Clube de Ciências se constitui como espaço de educação não formal, que envolve múltiplos objetivos, oportunizando aos participantes a vivência de situações investigativas, desenvolvimento de habilidades e competências, em diversas áreas do conhecimento, com foco na alfabetização científica. Considerando essas ideias, este trabalho apresenta como ocorreu a constituição de um Clube de Ciências, em uma escola pública, localizada no município de Tabira, Sertão de Pernambuco. Para isso, teve como principal objetivo, implantar um clube de ciências na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM), Professora Carlota Breckenfeld, promovendo a formação de jovens nas dimensões científicas, sociais e políticas. Buscamos também incentivar a divulgação e participação de estudantes da escola em olimpíadas e mostra de foguetes, tais como: Olimpíada Nacional de Ciências (ONC); Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP); Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF) e, em especial, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Ademais, elaboramos um produto educacional, na forma de Guia Didático, que visou contribuir com orientações para implantação de Clube de Ciências nas escolas. A metodologia adotada envolveu a participação de professores, estudantes e comunidade em geral. Várias atividades foram realizadas durante o processo de criação do Clube, dentre elas: pesquisas, elaboração de concurso para escolha do nome e logomarca, desenhos, elaboração de estatuto, abertura de rede social e aplicação de questionários. Constatamos que o desenvolvimento das atividades e criação do Clube de Ciências na escola, proporcionou um maior envolvimento da comunidade escolar, integração das diversas áreas do conhecimento, contribuindo na formação científica e cidadã. Esperamos que o Guia Didático elaborado, possa ser utilizado pelos professores da educação básica, que desejem criar, juntamente com a comunidade escolar, o Clube de Ciências na escola pública ou privada.Item Oficina de foguetes: investigação científica atrelada ao lançamento oblíquo(2022-06-17) Santos, Melquisedeque Luna dos; Silva, Nêrian Aguiar da; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352; http://lattes.cnpq.br/2909922763234651O ensino de Astronomia na maioria das escolas aparece de forma tímida, e geralmente os temas são abordados quando estão apresentados nos livros didáticos. Diante disso, este trabalho teve como objetivo principal analisar as contribuições de uma Oficina de foguetes educativos para promover a investigação científica, no estudo do lançamento oblíquo com estudantes do 1° ano do Ensino Médio. Despertando assim, o interesse dos jovens pela investigação científica. A metodologia utilizada baseou-se em uma abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados dois questionários, um para o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, e outro para verificar as ideias após a vivência das atividades. Os procedimentos contemplaram uma aula expositiva para as discussões dos conceitos científicos sobre o lançamento oblíquo, uma Oficina de montagem e lançamento de foguetes e uma pesquisa bibliográfica. Os resultados mostraram que a Oficina de foguetes possibilitou a compreensão dos conceitos fundamentais do lançamento oblíquo, bem como despertou o interesse dos estudantes para participarem da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).Item Potencialização da astronomia com uso de uma sequência didática numa perspectiva do ciclo da experiência de Kelly(2022-06-07) Tavares, Carla Valéria Ferreira; Lima, Gilmax José de; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352; http://lattes.cnpq.br/2563053441602249; http://lattes.cnpq.br/1647626024327576Este trabalho tem como objetivo principal analisar uma sequência didática com o uso de ferramentas digitais, tendo como referencial a Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly, juntamente com o Ciclo da Experiência Kellyana (CEK). A estrutura metodológica utilizou o CEK, com suas cinco fases: Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva. Na fase da Antecipação, os estudantes foram convidados a responder um questionário sobre corpos celestes. Na fase do Investimento, a segunda etapa do CEK, os estudantes se engajaram na busca de informações sobre o tema em estudo, realizando pesquisas e compartilhando-as, através de murais colaborativos, utilizando a ferramenta digital Padlet. A fase do Encontro, a terceira etapa da sequência, foi proporcionado o encontro com o evento, por meio de atividades teóricas e práticas, abordando conceitos sobre as fases da Lua, a construção do Goniômetro Lunar e utilização do aplicativo Stellarium. A fase da Confirmação ou Desconfirmação aconteceu através do conflito cognitivo gerado no momento do evento, os estudantes foram convidados a responderem a um questionário acerca de corpos celestes para refletirem sobre suas concepções anteriores, e testar suas hipóteses, confirmando-as ou não. A última fase do CEK, a Revisão Construtiva, os estudantes fizeram uma revisão de seus conhecimentos, considerando as atividades vivenciadas e a produção de Podcast. Os resultados nos revelaram que os estudantes possuíam conceitos intuitivos, bem como apresentaram algumas dificuldades de entender determinados conceitos, relacionados aos corpos celestes. Superando as dificuldades, percebemos que as atividades de intervenção despertaram a atenção dos estudantes, direcionando-os a levantar hipóteses, refletir e estabelecer relações das situações vivenciadas com o tema estudado, oportunizando uma contribuição de forma significativa para a evolução dos seus conceitos.Item Softwares e aplicativos para o ensino de astronomia e suas possibilidades interativas: um guia didático para professores(2022-06-21) Costa, André Luis Pereira; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352Este trabalho apresenta as possibilidades de uso de softwares e aplicativos no ensino de Astronomia, com destaque as informações técnicas e pedagógicas, que muitas vezes não chegam até o professor. Para oportunizar ao professor conhecer mais essas ferramentas digitais e proporcionar uma aprendizagem significativa, o estudo teve como principal objetivo produzir um guia didático, como um instrumento de mediação pedagógica, contendo softwares e aplicativos para serem utilizados no ensino de Astronomia. A pesquisa contemplou uma abordagem qualitativa. O universo de estudo envolveu uma busca na internet, através de trabalhos publicados, sites e lojas de aplicativos para dispositivos móveis, através da definição de critérios, que viabilizou a escolha dos aplicativos para constar no guia didático. Os documentos oficiais norteadores da construção dos currículos escolares foram levados em consideração em toda a construção do guia didático. Os aplicativos escolhidos para comporem o produto educacional foram o Daff Lua, o Star Walk 2 e o Stellarium. A análise propôs uma avaliação dos aplicativos, apresentando fatores, tais como: tipo de dispositivo; sistema operacional; tipo de licença; necessidade de acesso à internet; uso de hardware e nota média de avaliação. Observou-se as potencialidades desses recursos digitais para a utilização no ensino de Astronomia, nos diversos níveis de educação, propiciando um ambiente mais interativo, lúdico e facilitador da aprendizagem.Item Uma proposta pedagógica interdisciplinar de turismo astronômico em Recife e Olinda: contribuições para o ensino de astronomia e atividade turística local(2022-06-20) Santos, Anderson Henrique dos; Galindo, Ester da Silva Ramos; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352; http://lattes.cnpq.br/5272993729119101Este trabalho trata sobre uma proposta pedagógica interdisciplinar que tem como objetivo principal identificar as contribuições do turismo astronômico para o ensino de Astronomia e atividade turística local, considerando os aspectos históricos, científicos e pedagógicos. A metodologia utilizada contempla uma abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica. Os instrumentos de coleta de dados foram livros, jornais, artigos científicos e sites da internet, bem como visitas de campo para registro de informações locais, fotográficas e audiovisuais de monumentos históricos, tais como: Observatório das Américas, a residência de Jorge Marcgrave; a Torre Malakoff, no Recife; Observatório do Alto da Sé, em Olinda e Obelisco do Trânsito de Vênus. Verificou-se que o turismo praticado nos municípios de Recife e Olinda é voltado para as áreas das manifestações culturais e artísticas, construções históricas e das belezas naturais. Porém, observou-se que o turismo científico, mais especificamente o astronômico, sempre foi deixado de lado, fazendo com que os visitantes e turistas não tenham a oportunidade de compreender o potencial da produção científica local. Para atender aos objetivos preestabelecidos, foram construídos dois produtos educacionais, uma sequência didática para ser vivenciada junto a estudantes da educação básica e/ou superior, assim como o público em geral, e um livreto dos pontos turísticos da Astronomia em Recife e Olinda.
