01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/1
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item A primeira filha e a trajetória de longevidade escolar: um estudo de caso sobre famílias de meios populares, Recife - PE(2025-02-24) Silva, Juliana Alves da; Silva, Fabiana Cristina da; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/0281796504290179A presente pesquisa teve como objetivo principal compreender as práticas que uma família de meios populares utilizou para que uma das filhas, a mais velha, alcançasse a longevidade escolar em Pernambuco (1990-2000). A família participante é composta por um total de seis (6) pessoas: a mãe, o pai e quatro filhas. O recorte temporal escolhido é de 1990 até 2000, correspondendo ao período do processo de escolarização dessas filhas. A família Sousa Mata é natural da cidade de Bom Jardim - PE, mas há vinte anos se estabeleceu na capital, Recife. Como aporte teórico, utilizamos Lahire (1997), Bourdieu (2007), Sarti (2011), entre outros. Na metodologia, utilizamos a História Oral, por meio da coleta de depoimentos em entrevistas. Os resultados encontrados apontam para uma família cujos pais exerceram papeis importantes e, ao mesmo tempo, diferentes na trajetória de escolarização dessa filha. O pai, além de manter financeiramente a família, também incentivava as filhas nos estudos, enquanto a mãe aparece no depoimento como protagonista nesse processo, desempenhando diferentes papeis: esposa, dona de casa e motivadora, disciplinadora e organizadora de todo o processo de escolarização, que resultou na longevidade escolar não só da participante da pesquisa, mas de todas as filhas. Além disso, a união entre as irmãs surge como um elo dentro dessa família, no qual uma pode influenciar a outra de maneira positiva. Da mesma forma, a mobilização individual também se mostrou um fator motivador, impulsionada pelo desejo de um futuro melhor.Item Famílias de meios populares e suas concepções sobre escola(2019-12-19) Nascimento, Gabriela Cristina Lopes Bento do; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/3331139389735406This work a imedto analyze how conceptions that families of popular backgrounds have about school and some forms off a mily action in the school life of children. And as specified objectives: elaborate the socioeconomic profile and organize the parents of three families analyzed; investigate what families mean by school and characterize as actions exercised by families in relation to school activities. The research is the oretically based on Oliveira and Marinho (2010); Dessen and Poland (2005, 2007); Zago (2012); Nogueira (2015) and Silva (2005). As the methodology considers a qualitative perspective and through the interview, a single research instrument used, data from three families of popular backgrounds weregiven. The children and children were students from municipal schools in the Recife Metropolitan Region. The first family consists of father, mother, grandmother and two children. The second family consists of mother and five children. And the third family contains father, mother and two children. The results pointed the students of the families to guarantee the school development of the children, through the accompaniment in the school as well as at home, believing that the school is the best place for the grow thand the learning. Also shown as difficulties that families had in their school career, this is also the reason for the investment in the education of children, allowing a future change in the reality of these families. The relevance of these families' understanding of school reverberates in their attitudes without investmentand school attendance of children, and also identifies the presence of women as the main responsible for the accompaniment and care with the education of sons and daughters. Throughthestudyoffamilieslikethese, it ispossibletounderstandtheimportanceofthefamily-schoolrelationship in building a more effectiveeducationandtheinfluenceonthelivesofthesechildren.