01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/1
Navegar
4 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Entre palavras e sinais: alfabetização e letramento de alunos surdos em duas escolas municipais de Pernambuco(2025-02-26) Silva, Inara Dantas de Melo; Cordeiro, Leane Pereira; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/8538638475316742; http://lattes.cnpq.br/5437727266648733A educação de surdos possui diversos desafios, um dos maiores deles é a alfabetização e letramento e a forma a qual esses sujeitos são ensinados. Visto muitas vezes como incapazes ou impostos em uma prática oralista, esses alunos enfrentam acentuadas dificuldades linguísticas, muitas vezes por estarem inseridos em turmas com professoras que não compreendem as suas especificidades. Alguns surdos estão inseridos em turmas bilíngues com professoras surdas e fluentes em Libras, outros estão em contextos regulares com uma professora que não necessariamente tem domínio da língua de sinais, às vezes com a presença de instrutor e/ou intérprete. Nesta pesquisa, buscamos com o objetivo geral analisar as singularidades do processo de alfaletramento de alunos surdos em uma turma bilíngue para surdos, e em uma turma regular, ambas do ensino fundamental nos anos iniciais e com os objetivos específicos almejamos identificar o papel da Libras (L1) no processo de aquisição do sistema de escrita alfabética, bem como no desenvolvimento da leitura em contextos de regular e bilinguismo; verificar como se dá a relação aluno-professor-turma em contexto regular e de bilinguismo; compreender os principais desafios enfrentados pelas professoras, tanto em contexto inclusivo quanto bilíngue para surdos; entender o papel do instrutor e/ou intérprete no processo de alfaletramento desses alunos surdos. Um trabalho de caráter qualitativo do tipo pesquisa de campo utilizamos como instrumentos entrevistas estruturadas e a observação participante. O campo de pesquisa foi dividido entre duas escolas municipais da região metropolitana de Recife e os sujeitos foram duas pedagogas, um instrutor de Libras e uma intérprete. À luz de autores como Soares (2020), Morais (2005), Quadros (1997) entre outros, podemos compreender conceitualmente a alfabetização e letramento e os aspectos particulares da educação de surdos. Os resultados desta pesquisa destacam a fragilidade das formações continuadas oferecidas pelas redes municipais, a potencialidade de surdos em espaços bilíngues, tomando como ponto de referência o bilinguismo e o acesso à cultura surda, o contexto bilíngue, detém mais recursos (apesar das dificuldades) e está mais próximo do ideal para a educação de surdos, também revelam as dificuldades e barreiras encontradas em turmas regulares com alunos surdos, sendo a principal barreira à comunicação, ou a falta dela, e a importância de profissionais especializados presentes diariamente para oportunizar um alfaletramento de uma forma que de fato os alunos surdos possam desenvolver a língua escrita.Item Bingo Pitagórico: um recurso didático para o estudo do teorema de Pitágoras com estudantes surdos(2024-03-07) Oliveira, Izadora Matilde de; Espíndola, Elisângela Bastos de Melo; Marques, Rafael Emil Korossy; http://lattes.cnpq.br/7531969835893918; http://lattes.cnpq.br/0367382856462792; http://lattes.cnpq.br/6855272795384830This research aims to analyze the use of the "Pythagorean Bingo" as a didactic resource to promote the understanding of deaf students of the 1st year of High School about the Pythagorean theorem. For this, we took as theoretical support research on the teaching of mathematics to the deaf. The research was carried out with 12 deaf participants, students of a public school in Recife-PE. Data production occurred in three stages. In the first, we made a diagnosis about the students' difficulties in Mathematics and especially about the Pythagorean theorem. In the second, we aim to explain how to calculate the measurement of one of the sides of the right triangle in order to prepare students for the use of the game. In the third stage, we applied a questionnaire for the students to give their opinion on the activities that were carried out in the previous stages. The results indicate that the students had a good development in the understanding of the Pythagorean theorem with the realization of the game. This reveals clues about the need for more research on games and other didactic resources for teaching Mathematics to deaf people in the final years of Elementary School and/or High School.Item O olhar docente sobre a educação voltada para estudantes surdos em uma escola do município de Moreno - PE(2022-10-05) Soares, Ariany Maria Silva; Pinto, Virgínia Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/8606294842004126; http://lattes.cnpq.br/1664088852458353La presente investigación nombrada: O olhar docente sobre a educação voltada para estudantes surdos em uma escola no município de Moreno, tuvo como objetivo principal comprender a través del discurso docente las prácticas pedagógicas de profesores de una escuela que lesionan en las clases regulares de la primera etapa del enseñando fundamental, en la ciudad de Moreno. Buscando realiza la encuesta de datos, utilizando como herramienta de pesquisa las entrevistas semiestructuradas, que basan la actual pesquisa. Comprendemos la investigación a la luz del análisis de datos. Para esto, nos apoyamos en los estudios de Minayo , como también en otros estudios que nos apoyaron con elementos esenciales para una mejor análisis y comprensión del universo pesquisado. Como también en los documentos que basan los marcos legales de la educación, como la Lei de Diretrizes e Bases Educacionales 9394/96. Frente a los resultados presentados podemos comprender algunos desafíos que se manifiestan en la práctica docente, como el desconocimiento de la lengua brasileña de signos, las estrategias de inclusión practicada en las clases por los profesores, así como conocer los sentimientos, que han surgido en las relaciones entre los profesionales que trabajan en las clases regulares con estudiantes sordos. Por medio del análisis de los resultados obtenidos logramos comprender la importancia de un conjunto de procesos, sobre todo, la formación de base y la formación continua para profesores que lesionan con estudiantes sordos, como también comprender la importancia de cada persona que compone las clases escolares.Item Instrumento de facilitação da aprendizagem de terminologias específicas da Anatomia Humana para alunos surdos no Ensino Superior(2020-11-04) Carlos, Allane Cosmo da Silva; Palma, Mariza Brandão; http://lattes.cnpq.br/5056572269695104; http://lattes.cnpq.br/5599265225671037The Brazilian sign language - LIBRAS is the natural language used by communities of deaf people in Brazil. Libras is considered the 2nd official language of Brazil and as the different natural languages it is composed of morphology, phonology, syntax and semantics. Deaf students when they are inserted in the classroom present some difficulties in the teaching and learning process due to the predominance of the oral language and the absence of signs in some areas of teaching, mainly in science teaching. Human Anatomy is a descriptive science that studies the structures and shapes of the human body. According to the definition of Dangelo and Fattini, Anatomy is the discipline that studies macro and microscopically, the constitution and development of organized beings. The teaching and learning process of this discipline is considered complex due to the number of anatomical terms that are used to describe the human body. Based on the observations made by the deaf student who is inserted in the Human Anatomy classroom of the first period of Licenciatura in Physical Education at the Federal Rural University of Pernambuco UFRPE, it was revealed the difficulties that the student faces when faced with the specific terminologies of the Anatomy. From this systematic observation, the work in question aimed to create signs in the Brazilian sign language - LIBRAS, which help in the teaching of Human Anatomy and in understanding the specific terminologies of the discipline. The signs were created and improved together with the deaf student targeted by the observations and the Libras interpreter who accompanies him. Temporary signs were created in order to support the teaching of Human Anatomy for deaf students and serve as a basis for further studies that can fully support the specific signs of the different contents of Human Anatomy.