07.1 - Caderno Ômega

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/74

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Características físicas e morfológicas do sêmen de reprodutores das raças Landrace e Large White
    (1989) Oliveira, Marcos Antônio Lemos de; Costa, Alberto Neves; Oliveira, Paulo Bazileu de
    Foram estudadas as características físicas e morfológicas do sêmen de 28 reprodutores das raças Landrace e Large White. As colheitas de sémen foram realizadas atrav6s de masturbação a intervalos irregulares. Não houve diferença estatisticamente significativa entre as características físicas do sêmen das mencionadas raças. Com exceção das gotas citoplasmáticas proximais e do total de alterações dos espermatozoides que apresentaram diferenças estatisticamente significantes ao nível de 5% entre as raças Landrace e Large White, os demais parâmetros concernentes as características morfológicas dos espermatozoides não evidenciaram diferença significativa entre ambas as raças
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Contribuição para o diagnóstico precoce de alterações puerperais: níveis séricos de colesterol total em vacas leiteiras
    (1989) Oliveira, Marcos Antônio Lemos de; Araújo, João Agenaldo de
    Utilizaram-se 100 fêmeas leiteiras das quais apenas 13% manifestaram retenção de placenta (1%) mastite (1%) e catarro genital (1%). Não se constatou diferença significativa entre os níveis sanguíneos de colesterol total entre os animais com e sem problemas puerperais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Contribuição para o diagnóstico precoce de alterações puerperais: níveis séricos de bilirrubina total em vacas leiteiras
    (1989) Araújo, João Agenaldo de; Oliveira, Marcos Antônio Lemos de
    Foram utilizadas 100 fêmeas leiteiras, sendo que 11% apresentaram catarro genital, 1% evidenciou mastite e 1 % manifestou retenção de placenta. Não se verificou diferença estatisticamente significativa entre as fêmeas com e sem alterações puerperais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Contribuição para o diagnóstico precoce de alterações puerperais: níveis séricos de aspartatoaminotransferase em vacas leiteiras
    (1989) Araújo, João Agenaldo de; Oliveira, Marcos Antônio Lemos de
    Dos 100 animais utilizados neste trabalho, apenas 13% deles evidenciaram mastite (1%), retenção de placenta (1%) e catarro genital (1 1%). Não se observou diferença significativa entre a atividade enzimática dos animais com e sem transtornos puerperais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Contribuição para o diagnóstico precoce de alterações puerperais: níveis séricos de glucose em vacas leiteiras
    (1989) Oliveira, Marcos Antônio Lemos de; Araújo, João Agenaldo de
    Das 100 fêmeas leiteiras aqui utilizadas, apenas onze manifestaram catarro genital, uma apresentou mastite e uma evidenciou retenção de placenta. Não foi registrada diferença estatisticamente significativa, entre os níveis séricos de glucose dos animais com e sem distúrbios do puerpério.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Degeneração testicular em bovino (descrição de um caso)
    (1986) Oliveira, Marcos Antônio Lemos de; Cintra, Romero A. M.; Araújo, João Agenaldo de
    Um caso de degeneração testicular 6 descrito num touro da raça Santa Gertrudis. Após a realização de cinco espormogramas, evidenciou-se baixa concentração e mortilidade espermáticas e elevados percentuais de alterações morfológicas dos espermatozoides. A ocorrência desta anomalia reforça a necessidade, sempre que possível, da realização periódica de exames andrológicos em reprodutores utilizados em monta natural.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Terapia intrauterina de vacas portadoras de catarro genital de II grau
    (1986) Oliveira, Marcos Antônio Lemos de; Barbosa, José Nelson Vilela; Araújo, João Agenaldo de
    Avaliaram-se as eficácias da solução de lugol e de antibióticos no tratamento intrauterino de 77 vacas, as quais foram aleatoriamente divididas em três grupos experimentais, com catarro genital do II grau. As 28 fêmeas do Grupo A receberam tratamento com solução de lugol, as 26 do Grupo B e as 23 o Grupo C foram submetidas a terapia a base de antibióticos com e sem indicação de antibiograma. respectivamente. Obtiveram-se Índices de fertilidade, pós-tratamento, equivalentes a 64.2%. 57,6% e 47.8% concernentes aos Grupos A, B e C, respectivamente.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Qualidade do sêmen e tamanho da leitegrada
    (1986) Oliveira, Marcos Antônio Lemos de; Costa, Alberto Neves; Oliveira, Paulo Bazileu de
    Analisou-se o sêmen de suínos adultos, os quais foram divididos em três grupos experimentais de acordo com a qualidade do sêmen. Os resultados mostraram que o aumento do percentual de alterações espermáticas e o decréscimo da mortilidade causam uma redução no tamanho da leitegrada.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aspectos andrológicos em caprinos da raça anglonubiana
    (1986) Eloy, Angela Maria Xavier; Lima, Claudeci Tadeu Ferreira de; Oliveira, Marcos Antônio Lemos de
    Avaliou-se alguns aspectos do exame clínico andrológico e uma possível influência da idade e do peso corporal sobre estes aspectos em 50 caprinos da raça Anglonubiana. Os valores médios correspondentes a idade, peso corporal, comprimento testicular esquerdo e direito, perímetro escrotal, volume escrotal, volume de sêmen, motilidade espermática e concentração espermática, foram respectivamente, os seguintes: GRUPO I - 8.61 meses; 23,57kg; 7.25cm e 7,08m; 20,80cm 501.12ml; 1.17ml; 64.17%; 69,97x10/mm; GRUPO lI- 14,13 meses; 27.41kg. 8,07cm e 8,13cm; 23,27cm; 726.81ml; 1.48ml; 68.93%; 114,77x10 mm; GRUPO III - 18-41 meses, 31.99Kg, 8.85cm e 8.97cm; 27,s 18cm; 1097.74ml; 1,55ml; 59.12%; 165,50x10/mm. Verificou-se diferenças estatisticamente significativas (P 0,01 e P 0,05) entre os grupos experimentais no que concerne a idade, peso corporal, perímetro e volume escrotal, motilidade e concentração espermática.