Especialização em Gestão Pública Municipal (UAEADTec)

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    Políticas públicas na educação infantil : Um estudo da inclusão de crianças com (TEA) Transtorno do Espectro Autista, na rede municipal de ensino em Limoeiro-PE
    (2024-08-31) Cabral, Márcia Gabriela de Melo; Barbosa, Antônio Maria Pereira; http://lattes.cnpq.br/7274411488341929; http://lattes.cnpq.br/1422211764217749
    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o de-senvolvimento da comunicação, socialização e comportamento das crianças. No entanto, com o apoio adequado e políticas educacionais inclusivas, essas crianças têm a oportunidade de aprender e crescer de acordo com o seu potencial único. Nesta pesquisa, exploraremos em profundidade a contribuição das políticas públicas destinadas à inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede municipal de ensino em Limoeiro, Pernambuco. Embasando propostas de aprimoramento das políticas destinadas às pessoas com deficiência do TEA visando garantir o acesso equitativo e a qualidade da educação para todas as crianças com esta deficiência
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    Crescimento socioeconômico da cidade de Limoeiro/PE através da educação
    (2024-08-04) Silva, Edson Gomes Henrique da; Barbosa, Antônio Maria Pereira; http://lattes.cnpq.br/7274411488341929; http://lattes.cnpq.br/4374880596563826
    Este trabalho lança um olhar sobre a atual situação socioeconômica e educacional da cidade de Limoeiro/PE, tendo em vista algumas dificuldades em que se encontra a cidade com relação aos setores socioeconômicos. Este trabalho foi elaborado visando expor resultados sobre a educação e a situação socioeconômica desde os primórdios da cidade de Limoeiro-PE, até os dias atuais. De acordo com as pesquisas realizadas sobre a cidade, sabe-se que avanços educacionais foram muitos e que as políticas públicas contribuíram bastante para isso, porém, deve-se atentar as necessidades e objetivos para contribuir ainda mais nos diferentes aspectos correlacionados a essas políticas e desenvolver ainda mais efetivas mudanças ou acréscimo do que já foi conquistado. Também foi constatado neste trabalho sobre a situação socioeconômica da cidade, que uma das principais fontes de renda da cidade que é a pecuária, desde a sua fundação até os dias atuais. Este trabalho mostra a relação que existe entre a educação e a situação socioeconômica nos seus diferentes aspectos e revela a importância de investir na educação para melhorar ainda mais na economia e no crescimento da cidade.
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    Avaliação de desempenho na gestão do abastecimento de água no município de Limoeiro-PE : utilizando indicadores e índices do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS)
    (2024-08-17) Silva Filho, Edson Firmino da; Alexandre, Rodrigo Danniel da Silva; http://lattes.cnpq.br/3855895703137244; http://lattes.cnpq.br/7158206332624425
    O Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico, (SNIS),representa uma possibilidade real na compreensão e avaliação da infraestrutura de saneamento básico em todo o país. O presente estudo tem como objetivo identificar e avaliar a eficácia da gestão do abasteci-mento de água através do cenário de abastecimento da cidade de Limoeiro no agreste de Pernambuco, por meio da análise integrada de dados do SNIS, bem como avaliar o desempenho dos índices de abastecimento. Os dados coletados por meio do SNIS revelaram que os indicadores que mais deixaram a desejar quanto ao abastecimento são osde quantidade de água per capita por munícipe dia e a intermitência desse recurso. Evidenciou-se que o SNIS não apenas oferece uma visão abrangente da infraestrutura de saneamento, mas também revela falhas significativas nos indicadores de quantidade de água por habitante e na frequência de interrupções no abastecimento. Essas informações são essenciais para orientar políticas públicas e investimentos que visem melhorar a gestão do abastecimento de água em Limoeiro-PE, e em todo o país, garantindo um serviço mais eficiente e acessível para todos os cidadãos.