Especialização em Gestão Pública Municipal (UAEADTec)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2905
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
Item O acolhimento humanizado como política pública de atendimento a crianças e adolescentes acometidos de Diabetes Mellitus (DM) Tipo 1 na cidade de Serra Talhada/PE(2022-10-04) Gomes, Fabiano Torres Lins; Alexandre, Rodrigo Danniel da Silva; http://lattes.cnpq.br/3855895703137244Este trabalho versa sobre a temática do acolhimento humanizado. Que é um dispositivo da Política Nacional de Humanização que garante acesso universal, informação, resolutividade, encaminhamento e construção de vínculos entre usuários e profissionais do SUS, na estratégia da família da atenção básica. Voltada ao atendimento de crianças e adolescentes acometidas por Diabete Mellitus Tipo 1 nas unidades de saúde da família na área urbana do Município de Serra Talhada, Pernambuco. Diante desse fato, torna-se necessária a discussão, a análise e propor melhoras no acolhimento sendo este considerado como um dos atores principais de tratamento digno a essas crianças e adolescentes pelos profissionais da saúde e assim ofertar serviços de qualidade a esses usuários, seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde e conforme a Política Nacional de Humanização. Estabeleceu-se como objetivo geral, implantar ou aperfeiçoar o atendimento humanizado como apoio na Estratégia Saúde da Família (ESF). Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como pesquisa tipo qualitativa, descritiva e exploratória. Objetivou-se conhecer a realidade da prática do acolhimento nas Unidades de Saúde da família no município. Os participantes deste estudo foram as Enfermeiras das USF`s e tutores de crianças e adolescentes da zona urbana do município de Serra Talhada/PE. Os resultados obtidos indicam que a prática do acolhimento é deficitária e algumas delas estão desvinculadas dos preceitos que norteiam o acolhimento e a humanização da atenção aos usuários.
