Especialização em Gestão Pública Municipal (UAEADTec)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2905
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
Item Análise da educação no planejamento estratégico governamental da Prefeitura do Recife de 2021 a 2024 - Eixo : Educação(2024-08-04) Silva, Ozilene Domingos da; Barbosa , Antônio Maria Pereira; http://lattes.cnpq.br/7274411488341929; http://lattes.cnpq.br/3575085548610706Este artigo científico, tem por objetivo geral analisar as principais ações de melhorias na infraestrutura das escolas e creches da rede municipal de ensino da cidade do Recife, tendo como referência a escola Municipal Professor João Batista Lippo Neto, e tem como objetivo específico, realizar um levantamento sobre as condições de infraestrutura física da unidade de ensino que é objeto deste estudo; apresentar as dificuldades encontradas na infraestrutura que são condicionantes da qualidade de ensino; e registrar os pontos dos atendimentos da política estratégica da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) identificados na unidade de ensino estudada. A implementação de ações de melhoria na infraestrutura das escolas e creches, elevam o patamar de qualidade na Rede Municipal de Ensino, oferecendo uma melhor infraestrutura e proporcionando um ambiente mais favorável ao processo de ensino e aprendizagem, como também oferecer um maior conforto para todos os funcionários e alunos. Sendo um aspecto estratégico para atendimento e articulação das metas educacionais.Item Gestão de qualidade de ensino : o papel dos coordenadores pedagógicos da escola municipal Sinhô Bandeira no município Paudalho-PE(2024-11-04) Santos, Nayara de Oliveira Chagas; Barbosa , Antônio Maria Pereira; http://lattes.cnpq.br/7274411488341929; http://lattes.cnpq.br/3183927378668973A gestão da qualidade de ensino é um aspecto crucial para educação moderna, visando garantir que as instituições educacionais atendam às necessidades dos alunos e da sociedade de maneira eficaz. Nesse contexto, os coordenadores pedagógicos desempenham um papel fundamental, atuando como agentes de transformação e apoio aos professores, eles também são responsáveis por acompanhar de perto o desenvolvimento das práticas pedagógicas, orientando e auxiliando os professores na construção de metodologias eficientes e inovadoras. A partir deste cenário, este estudo teve como objetivo analisar as estratégias utilizadas pelos coordenadores, por meio de questionários e com isso, observar quais são as possíveis falhas e avanços que norteiam o ambiente escolar. Como resultado, temse a falta de materiais didáticos para se trabalhar com os alunos, para serem usados no laboratório e equipamentos audiovisuais que poderão contribuir para o alcance dos objetivos profissionais, entre outras conclusões que serão apontadas.