Licenciatura em Química (UAST)
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Resultados da Pesquisa
Item Análise dos modos de pensar e formas de falar o conceito de molécula na fala de professoras de química(2022-09-10T03:00:00Z) Silva, Matheus Sabino da; Diniz Júnior, Antônio Inácio; http://lattes.cnpq.br/4807751048303686; http://lattes.cnpq.br/9454110309684921A presente pesquisa teve por objetivo analisar modos de pensar e formas de falar o conceito de molécula na fala de professores de Química do Ensino Médio. Para tanto, levamos em consideração a teoria dos perfis conceituais como uma ferramenta para análise da dinâmica discursiva em sala de aula. Tivemos como sujeitos da pesquisa duas professoras de química do ensino médio de uma escola pública na cidade de Princesa Isabel – PB. O percurso metodológico do estudo foi dividido em três etapas, quais sejam: aplicação de dois questionários para levantamento de informações acerca do perfil profissional das professoras participantes, e das concepções sobre o conceito de molécula; entrevista semiestruturada para identificação e mapeamento de zonas do perfil conceitual de molécula, através de situações problematizadoras; e última etapa foi filmagem de uma aula de 50 minutos para análise de discussões em sala de aula e para identificação de zonas do perfil conceitual de molécula em interações em sala de aula. Os resultados mostraram que as duas professoras enfrentaram muitas dificuldades ao longo de sua formação e de sua prática docente. Além disso, as professoras mostraram não ter um entendimento sobre a teoria dos perfis conceituais, que levou a presença de poucas zonas em suas falas, e muitas vezes utilizando a mesma zona várias vezes em suas respostas, sendo que algumas vezes não foi possível a identificação de zonas. Assim os resultados alcançados ao longo da pesquisa mostram a importância de ser apresentado a compreensão da teoria dos perfis conceituais na formação de professores, para que suas formas de falar e modos de pensar sobre um determinado conceito, não fique baseados apenas em forma intuitivas, ligados muitas vezes ao senso comum, ou as ideias do contexto escolar que se torna uma rotina ao longo do tempo.Item Tabela periódica inclusiva: a proposição de um material didático para o ensino dos elementos químicos representativos para estudantes surdos do ensino médio(2022-06-02) Felix, Marineide Gerônimo; Diniz Junior, Antônio Inácio; http://lattes.cnpq.br/4807751048303686; http://lattes.cnpq.br/3295482757399793O presente trabalho tem por objetivo propor um material didático inclusivo para o ensino de elementos representativos para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos inseridos no Ensino Médio regular. Esse material foi planejado com enfoque na Língua Brasileira de Sinais-Libras para estudantes surdos do Ensino Médio. A pesquisa possui um caráter qualitativo. Trata-se de uma proposta da tabela periódica interativa, com foco nas tecnologias educacionais, quereúne o suporte visual, para que os estudantes tenha acesso claro das informações dos elementos já mencionados, adaptado a partir de sinais em Libras, especificamente valorizando o visual/expressivo e o conceitual, a partir das informações e curiosidades da Química, buscando atender possíveis demandas para as aulas de Química inclusiva. Desta forma, apresentamos um material didático que traz os elementos representativos utilizando o suporte de QR’codes para demonstrar os sinais relacionados aos mesmos. Esperamos assim, que esse material possa contribuir como ensino do conteúdo de tabela periódica para os alunos surdos, promovendo a inclusão no ensino de Química na escola regular.
