Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A arte de Ana das Carrancas: de louceira à expressão da arte popular(2023-12-18) Cavalcante, Kellison Lima; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/7281273840360289Este trabalho investiga a trajetória e produção artística de Ana das Carrancas, ceramista conhecida por sua técnica de moldar o barro em forma de carrancas, com o objetivo de compreender a criação artística, suas influências, estética e sua contribuição para o ensino de arte. Ana das Carrancas é uma figura emblemática da arte popular brasileira, cujo legado transcende o âmbito regional. A pesquisa adotou uma abordagem multidisciplinar, utilizando fontes primárias através da pesquisa bibliográfica e fontes secundárias através da pesquisa documental e da pesquisa de campo em espaços culturais de Petrolina que preservam a memória da artista. As carrancas de barro, suas obras mais notáveis, refletem a estética e cultura do Vale do São Francisco no sertão pernambucano, desafiando observadores com seus olhos vazados e traços zoomórficos. No contexto educacional, as oficinas de modelagem de barro e visitas a espaços culturais ligados a Ana das Carrancas enriquecem o ensino de arte, permitindo que os alunos se conectem com tradições locais, técnicas e diversidade cultural. A arte de Ana das Carrancas transcende as fronteiras de Pernambuco, contribuindo para a difusão da arte popular brasileira em um contexto mais amplo, se tornando um símbolo da força da expressão da arte popular. Seu legado inspira a valorização da riqueza da arte popular brasileira, tanto no ensino de arte quanto no reconhecimento dessa expressão artística em âmbito nacional e internacional.Item A contação de histórias e o desenvolvimento do sujeito leitor no Projeto Brincarte em uma perspectiva artística(2021-07-31) Santos, Cláudia Magalhães Rodrigues dos; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/0447878806420974A contação de histórias nos proporciona esse viajar além do tempo, de reviver momentos que nos levam a sentir cheiros e sabores, sensações e emoções. Esta pesquisa objetiva apresentar as contribuições do Projeto Brincarte UFRPE com as atividades com as contações de histórias desenvolvidas nas escolas e ONGs da Prefeitura do Recife. Nesse contexto, relatar as contribuições da contação de histórias do Projeto Brincarte para o desenvolvimento do sujeito leitor em uma perspectiva artística. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da atividade de contação de história para o desenvolvimento da criança no Projeto Brincarte. Trata-se de um projeto de extensão para a arte-educação na concepção que envolve o lúdico em suas diversas facetas, como forma de impulsionar uma aprendizagem a partir do resgate das contações de histórias, antigas brincadeiras, da produção artística, da confecção de brinquedos com material reciclável e diversas ações que remetem o desenvolvimento infantil de forma holística e divertida. E ainda, a autora desta pesquisa atua como monitora buscando incentivar a leitura para as crianças, para o desenvolvimento, criatividade e ludicidade da criança. O referencial teórico contempla procedimentos metodológicos a serem adotados, consistem em fazer uma entrevista com um roteiro com perguntas, onde as monitoras do Projeto Brincarte, revelam informações sobre as experiências vividas pelas crianças na hora da contação de histórias, o que elas percebem nas crianças nesse universo do sonho, da imaginação, da fantasia e de forma lúdica. Portanto, espera-se que os dados obtidos e as discussões propostas, a partir deles contribuam para que as crianças se tornem um sujeito leitor. Sendo assim, todo o percurso busca traçar as diferentes formas de ver, sentir, pensar e constituir-se no mundo da arte. Nesse sentido, propondo uma reflexão da contação de histórias em uma perspectiva artística.Item Arte-educação: uma história de luta e resistência(2023-12-18) Barbosa, Josivaldo Nunes; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190A presente pesquisa tem o objetivo discutir problemas estruturais na atuação dos (as) arte-educadores, sem a formação específica, na perspectiva de refletir sobre os impactos na Educação Básica. A partir desses impactos foi investigado metodologias para o ensino que discutam problemas acerca da formação dos arte-educadores, os desinteresses dos órgãos públicos pelos ensinos das artes visuais e contratações dos mesmos, a falta de professores licenciados em artes. O procedimento metodológico adotado consistiu em uma pesquisa qualitativa utilizando os instrumentos em forma de entrevistas estruturadas, houve questionamentos dos entrevistados, assim, foi utilizada entrevista semiestruturada que deixou os entrevistados à vontade e teve abrangência maior nos resultados propostos. As entrevistas foram com gestores ou pedagogos, professores, em três escolas (uma estadual, uma municipal e uma particular) da cidade de Petrolina-PE, abordando perguntas direcionadas aos objetivos da pesquisa, como forma investigativa para que possamos provocar as autoridades públicas, sociedade, professores para essa falta de professores de artes na Educação básica, pois a arte tem poder de desenvolver o potencial do conhecimento humano em todas as fases de sua vida. Para embasar a pesquisa foram utilizadas as teorias dos pressupostos como Ribeiro (1993) e Pinto (2015), Barbosa (1989), Moura e Rocha (2010) e a BNCC (2018), Vieira, Gonçalves, Henrique (2018), Oppitz (2017), Lippo (2021). Os pressupostos trazem questões pertinentes aos que foram abordados na pesquisa. Estes foram os dados coletados nas entrevistas: professores de artes sem formação ministrando aulas, falta de concurso público, desvalorização dos profissionais de artes, aula de artes como complemento de outras disciplinas ou “tapa buraco”.Item Artes na Educação de Jovens e Adultos: novos e antigos desafios(2021-08-26) Silva, Julieti Maria Torres da; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/9342956216102099Esta pesquisa tem como objetivo analisar os desafios do Ensino da Arte enfrentados por discentes e docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como o intuito de atingir esta finalidade foi elencado os seguintes objetivos específicos: discutir sobre a relevância do ensino das artes visuais no currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA); examinar se há interesse por parte dos (as) estudantes da EJA quanto à disciplina de artes e identificar quais as práticas pedagógicas que são utilizadas pelos (as) professores (as) de artes nas aulas da EJA. O referencial teórico contempla discussões a luz dos autores (as) Ana Mae Barbosa (2003), Igor de Almeida Silva (2014), Rudimar Constâncio (2014), e outros (as) que trazem reflexões cerca da valorização da educação através da preparação do docente de artes para que estes consigam atuar de forma a estimular o interesse e a criatividade dos discentes. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na realização de entrevistas semiestruturada com professores (as) e alunos (as) da escola onde vivenciei estagio supervisionado, a pesquisa está pautado na abordagem qualitativa. Este estudo é importante por possibilitar reflexões sobre a importância do ensino de Artes desta modalidade de ensino e também trazer reflexões sobre os métodos utilizados no ensino de arte e a importância de se repensar, trabalhar novas metodologias de ensino, desenvolvendo aulas estimulantes e criativas proporcionando aprendizado, motivação e interesse pela Arte em geral.Item Bullying no ambiente escolar: uma intervenção pedagógica em artes visuais(2019) Santos, Anderson Nunes; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190O Bullying se tornou um dos fenômenos de repercussões mundiais, um problema sem solução aparente e que tem levado caos as escolas,quer pública, quer particular, além disso, ocorrem em todo o eixo de contato humano. Neste trabalho, iremos focar no bullyingno ambiente escolar e em como os professores de artes podem intervir neste problema trazendo soluções sociais eficazes. No Brasil, existem muitas pesquisas que trazem ideias com motivos em que um aluno comete bullying com outro e como a vítima reage a este fenômeno. Na atualidade, envolvendo notícias de ataques e mortes, a mídia vem trazendo esse assunto cada vez mais aos telespectadores. Por fim, este trabalho visa trazer soluções ideais para coibir a prática do bullying como pecado mundial no contexto escolar.Item Georgina de Albuquerque, Impressionista: da produção ao Ensino da Arte(2023-12-21) Granja, Cleide de Brito; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190O presente trabalho tem como objetivo conhecer a obra de Georgina de Albuquerque, analisando abordagens das suas obras e a sua relação com o impressionismo, bem como, apresentar a contribuição de Georgina de Albuquerque para o ensino da arte no Brasil, refletindo sobre as contribuições da sua obra para a valorização da Arte Brasileira. Visto que, a artista realizou importantes mudanças no cenário artístico de sua época, refletindo ainda sobre a sua trajetória como pintora, desenhista e professora brasileira. Georgina de Albuquerque tornou-se uma importante artista brasileira, conhecida como a representante feminina do Impressionismo e da pintura histórica, gênero até então associado ao homem, destacando-se entre as muitas artistas femininas de sua época. Para uma melhor compreensão do tema, foram feitas pesquisas, a partir das publicações de autoria de Madalena Zaccara e Ana Paula Cavalcanti Simioni, em que foram discutidas a relação entre artistas mulheres e a forma com que foram apagadas ou invisibilizadas da História da Arte, ao longo do século XIX e início do século XX. Apresentaremos uma análise sobre a pintura histórica produzida por Georgina de Albuquerque, as suas habilidades com diversas técnicas e sua luta no início do século XX para ocupar um espaço artístico acadêmico tipicamente masculino.Item Museu Cajaíba: um espaço de arte, memória, educação e história(2021-08-27) SIlva, Ivani Mendes da; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190Esta pesquisa tem como objetivo abordar o papel das artes visuais no processo de formação dos indivíduos; formação essa que ocorre por meio da Educação não formal. Além disso, menciona a importância das artes visuais para a preservação da história e da memória e do contexto em que as mesmas foram produzidas. A fim de tratar deste tema, serão apresentadas as contribuições dadas pelo Museu Cajaíba, um espaço localizado no município de Vitória da Conquista, interior da Bahia. Para discorrermos sobre este tema traremos os autores Barbosa (2008; 2009), Durkheim (2001), Gohn (2006), Sales (2005), Martins (2011). O local conta com 180 esculturas confeccionadas em cimento e ferro. Além disso, o museu possui um espaço destinado a apresentações culturais e troca de experiências, também culturais, entre os que se apresentam e o público que visita o local.Item O papel da mulher na arte gráfica: uma reflexão sobre a ausência da profissional feminina nos registros bibliográficos(2019-08-03) Azevedo, Bárbara de; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/6643292400373087Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre o papel da mulher no âmbito do design gráfico a partir de estudos em materiais didáticos sobre o tema. O referencial teórico contempla discussões acerca de trazer a importância do papel da profissional mulher nos livros didáticos sobre artes gráficas, bem como a falta deste conteúdo nos mesmos. Os procedimentos metodológicos a serem adotados consistem em questionários com profissionais da área, assim como docentes e alunos da área do design gráfico. Espera-se que os dados obtidos e as discussões propostas a partir deles contribuam para uma análise reflexiva sobre o tema afim de trazer a narrativa do porquê da falta de mulheres designers gráficas nos livros didáticos.Item Oficinas de capoeira nas aulas de artes: promover, reconhecer e preservar, na perspectiva das relações étnico-Raciais(2021-08-13) Cordeiro, Fabíola da Silva; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190O objetivo da presente pesquisa foi trazer reflexões sobre a capoeira e os benefícios de ser trabalhada em instituições escolares formais com oficinas nas aulas de Artes Visuais, mais especificamente com oficinas de capoeira em seu contexto voltado para a Educação Étnicos-Raciais. Ao fazer uma análise investigativa na instituição, percebe-se a necessidade de levar esse aprendizado para o estudo em escolas de educação formal para que todos tenham acesso conforme está detalhado na Lei n. 10.639/03, onde é obrigatório e de responsabilidade legal das instituições quanto à oferta de disciplinas sobre a história e cultura afro-brasileira e africana. Com isso, torna-se imprescindível a alteração no currículo escolar, intensificando os estudos étnicos-raciais. A fundamentação teórica foi à luz de CRUZ (1997), COLI (1995) e LIBLIK (2011). Desta maneira, pretendemos estimular a inserção de oficinas voltadas para o aprendizado de forma teórica e lúdica das vivências culturais da Capoeira onde mostra que essa arte é genuinamente brasileira e faz parte da construção e da história dos povos africanos que foram escravizados no Brasil.Item Pedagogias decoloniais e ensino de arte no Projeto Prazer, Arte Contemporânea(2021-09-27) Aquino, Mariama Lopes de; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/5576596830792862A presente pesquisa tem como objetivo apresentar processos e impactos do método não-formal e pedagogias decoloniais no ensino de artes. Apontar outras possibilidades de metodologias a partir do pensamento decolonial que considera legítimos outros caminhos além dos validados pela ciência e academia. A decolonialidade utiliza conhecimentos da sociedade e cultura dos povos quilombolas, originários e latino-americano, é um método intercultural que apresenta saberes plurais que vão de medicina natural a literatura, saberes populares a arte contemporânea. Ao longo dos capítulos também será apresentado meu relato de experiência com ensino informal através do projeto Prazer, Arte Contemporânea que foi realizado com jovens e crianças de três comunidades da região metropolitana do Recife. O projeto tem apoio do Funcultura e JCPM, foi realizado em ONGs escola Centro Escola Mangue e no projeto MEMaker. O Prazer, Arte contemporânea é uma troca de saberes que visa fomentar e instigar o conhecimento e gosto pela arte de maneira dinâmica e acessível, onde os estudantes que, em sua maioria, nunca tiveram contato com as artes visuais sintam-se parte da mesma. A metodologia utilizada constou de pesquisa bibliográfica e relatos a partir da experiência da elaboração e execução do curso.Item Reciclar, recriar e criar(2021-08-26) Silva, Leilane Jordão Pessoa da; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/6106009687389793Esta pesquisa tem como objetivo colocar em evidência as discussões que perpassam o pensamento e a prática educacional do ensino de Artes, voltada para criação de obras de arte com materiais recicláveis, trazendo assim também a conscientização acerca da sustentabilidade ambiental. O referencial teórico contempla discussões sobre o consumo exagerado de bens materiais que é o responsável por boa parte dos impactos ambientais, e, a alta geração de lixo, trazendo também a reflexão de como a Arte pode contribuir para melhorar tal situação. Para as discussões teóricas citadas, o aporte teórico será à luz de Barbosa, (1991; 1998), Cavinatto, (1997), Marodin e Morais (2004), Valle (1995) e Zuben (1998), dentre outros autores. Ao mesmo tempo, cita alguns artistas que utilizam a materialidade do lixo em suas obras de arte como, por exemplo, Vick Muniz, Jota Azevedo, Veronika Rickterová. O procedimento metodológico adotado consiste em uma entrevista semiestruturada com os professores de Arte da instituição escolar onde foi realizada a pesquisa, a fim de obter dados sobre as metodologias utilizadas. Sendo assim, os resultados obtidos e as discussões propostas, contribuam para uma conscientização e mudanças de hábitos em relação ao meio ambiente, despertando a criatividade e o olhar aguçado do discente para e com as Artes Visuais.
