Bacharelado em Administração (Sede)
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Item Feedback: ferramenta de suporte à gestão do desempenho no ambiente organizacional(2023-04-26) Müller, Gleiciany Maria Leandro Silva; Amorim, Tania Nobre Gonçalves Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2951129655100886; http://lattes.cnpq.br/3587219030452061O presente artigo tem como objetivo analisar o que é feedback no ambiente organizacional, seus tipos e benefícios, e analisar esta prática com base na percepção dos funcionários de uma multinacional brasileira do ramo de energia. O estudo se inicia em uma revisão bibliográfica sobre a temática e também na aplicação de uma pesquisa, a qual aborda o tema do feedback que é fornecido aos funcionários, destacando a frequência em que ocorre e a qualidade dos mesmos. Foi realizada a escolha de um público alvo para a pesquisa, sabido que o core business da rede de distribuição própria do grupo empresarial estudado é a área de vendas e o alvo era todos os 604 vendedores, distribuídos nos 27 estados brasileiros, que estavam ativos na empresa em janeiro de 2021, para participar da pesquisa. As avaliações de desempenho que se desdobram nos feedbacks formais desta empresa são anuais, porém, existe o estímulo para que ocorram feedbacks rotineiros constantes. A pesquisa buscou identificar se de fato estes feedbacks são comuns e se contribuem positivamente para quem os recebe. Ao final do estudo, pôde-se identificar que uma conversa, orientação, elogio e até mesmo crítica construtiva, no dia a dia, podem ser considerados uma opção de feedback e apoiar de forma ágil e pontual a gestão do desempenho dos colaboradores, sem que necessariamente seja preciso aguardar uma avaliação formal, anual e estruturada, sendo portanto um apoio positivo no desempenho dos colaboradores de forma continuada e ágil.Item A compreensão dos pequenos empreendedores acerca da gestão de pessoas enquanto ferramenta estratégica(2022-10-05) Barbosa, Andressa Carolina da Silva; Cabral, Romilson Marques; http://lattes.cnpq.br/4290326926381504Segundo Chiavenato (2014), a gestão de pessoas é uma das responsáveis pela excelência das organizações bem-sucedidas. Em vista disso, considera-se relevante analisar como a gestão de pessoas, utilizada de forma estratégica nas organizações de pequeno porte, pode contribuir para a sua sustentabilidade. O presente trabalho tem como objetivos específicos a) Compreender como o nível de conhecimento dos pequenos empreendedores influencia na visão que os mesmos possuem sobre a gestão de pessoas; b) Entender quais são as práticas voltadas para a gestão de pessoas aplicadas à realidade de pequenas empresas; e c) Verificar se as estratégias de gestão de pessoas nas organizações de pequeno porte têm contribuído para a sua sustentabilidade. O presente trabalho conta com uma pesquisa feita com 23 empresas de pequeno porte da Região Metropolitana do Recife, utilizando questões de múltipla escolha, discursivas e medidas na escala Likert. Quanto a sua metodologia, trata-se de um estudo descritivo de natureza empírico-teórica, utilizando uma abordagem de pesquisa quanti-qualitativa. Ao fim, a contribuição do presente estudo aponta a gestão de pessoas como uma ferramenta estratégica que de fato impulsiona os pequenos empreendimentos.
