Bacharelado em Administração (Sede)
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Item Feedback: ferramenta de suporte à gestão do desempenho no ambiente organizacional(2023-04-26) Müller, Gleiciany Maria Leandro Silva; Amorim, Tania Nobre Gonçalves Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2951129655100886; http://lattes.cnpq.br/3587219030452061O presente artigo tem como objetivo analisar o que é feedback no ambiente organizacional, seus tipos e benefícios, e analisar esta prática com base na percepção dos funcionários de uma multinacional brasileira do ramo de energia. O estudo se inicia em uma revisão bibliográfica sobre a temática e também na aplicação de uma pesquisa, a qual aborda o tema do feedback que é fornecido aos funcionários, destacando a frequência em que ocorre e a qualidade dos mesmos. Foi realizada a escolha de um público alvo para a pesquisa, sabido que o core business da rede de distribuição própria do grupo empresarial estudado é a área de vendas e o alvo era todos os 604 vendedores, distribuídos nos 27 estados brasileiros, que estavam ativos na empresa em janeiro de 2021, para participar da pesquisa. As avaliações de desempenho que se desdobram nos feedbacks formais desta empresa são anuais, porém, existe o estímulo para que ocorram feedbacks rotineiros constantes. A pesquisa buscou identificar se de fato estes feedbacks são comuns e se contribuem positivamente para quem os recebe. Ao final do estudo, pôde-se identificar que uma conversa, orientação, elogio e até mesmo crítica construtiva, no dia a dia, podem ser considerados uma opção de feedback e apoiar de forma ágil e pontual a gestão do desempenho dos colaboradores, sem que necessariamente seja preciso aguardar uma avaliação formal, anual e estruturada, sendo portanto um apoio positivo no desempenho dos colaboradores de forma continuada e ágil.Item Contextualizando motivação e liderança: uma revisão bibliográfica(2022-05-24) Mendonça, Yasminne Lays Lima de; Pinho, Marco Aurélio Benevides de; http://lattes.cnpq.br/2714666465429956Com o impacto da Revolução Industrial, da velocidade da globalização e da tecnologia, as organizações se encontraram num cenário de constantes mudanças e estão cada vez mais competitivas no mundo contemporâneo. Após conseguir um grupo motivado, o líder terá um novo desafio, que é contribuir para manter esse pessoal motivado. O líder é primordial para aperfeiçoar o relacionado entre as pessoas e imagens positivas nas atividades empresariais. Um líder desmotivado jamais terá uma equipe motivada, pois ele é o exemplo pessoal nas atitudes e no dia a dia, contagiando seus seguidores, passando uma imagem real com naturalidade, fazendo a equipe adquirir confiança e motivação (ROCHA, 2014). O trabalho justifica-se na constante transformação que existe no mercado de trabalho e por consequência a forma de se trabalhar com pessoas tende a ser cada vez mais humanizada, para que assim se chegue a um trabalho eficaz. Este estudo busca identificar, teoricamente, até que ponto as ações de liderança organizacional influenciam na motivação da equipe, de modo a garantir o alcance dos objetivos organizacionais de forma eficaz. Assim, busca responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como as ações da liderança influenciam a motivação da equipe para atingir os objetivos organizacionais. a metodologia se refere ao estudo dos métodos de investigação do conhecimento. Então, os métodos tornam claros os procedimentos lógicos adotados para o processo de investigação científica e a revisão de literatura. Na análise de resultados foi possível verificar que o líder tanto é capaz de influenciar positiva ou negativamente o comportamento de seus liderados. Concluiu-se que o papel do líder é de extrema importância, pois quando ele motiva seus subordinados, os têm como companheiros fieis e desta forma há um melhor desempenho da organização.
