Licenciatura em Letras (UAST)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2943

Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Os gêneros textuais no livro didático do ensino médio: uma análise da coleção trilhas e tramas
    (2019) Silva, Mayara Laryssa Turbano dos Santos; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327
    A presente monografia tem por objeto de estudo analisar os gêneros textuais presente no Livro Didático do Ensino Médio – Língua Portuguesa da coleção Trilhas e Tramas. Como fundamentação teórica para a realização desta monografia embasamo- nos em alguns autores, Rojo (2015), Volmer e Ramos (2009), Santos e Marlow (2018) Filho, Oliveira e Fonseca (2019), Silva e Lucena (2018), Marcuschi (2002), Ritter (2015) e Vilarinho e Silva (2015). Nosso objetivo circunda a investigação do papel da escola e do governo, diante da seleção do Livro Didático, e quais as estratégias de ensino utilizadas, de acordo com o mesmo, para a seleção dos gêneros textuais. Esta pesquisa foi dividida em quatro partes, sendo a primeira o Estado da Arte, que relata três obras de diferentes autores, buscando comparar e embasar a fundamentação deste trabalho. A segunda parte compõe o capítulo teórico, com conceitos e teorias acerca dos gêneros textuais, com referência aos documentos curriculares orientadores, os PCN, BNCC e o Livro Didático. A terceira parte é a metodologia utilizada para a realização, caracterizada por uma pesquisa bibliográfica e documental, os critérios e categorias. Por fim a quarta parte compõe as análises, apresentando o Livro Didático, a metodologia para sua apresentação no que se refere aos gêneros eleitos tanto da modalidade oral quanto escrita e os pontos favoráveis e desfavoráveis de sua abordagem.