03.1 - Graduação (UAST)
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Resultados da Pesquisa
Item Estudos críticos do discurso e o ensino de língua portuguesa: análise de temáticas sociais do livro didático(2023-03-28) Silva, Maria Eliene Vicente da; Lílian Noêmia Torres de Melo Guimarães; Guimarães, Lílian Noêmia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541; http://lattes.cnpq.br/9998199445762907O trabalho tem como objetivo principal contribuir com o ensino de Língua Portuguesa, através de análises do livro didático dos anos finais do ensino fundamental, a partir dos Estudos críticos do discurso. Buscamos verificar como o trabalho pedagógico contempla algumas temáticas sociais nessas obras; e apresentar propostas de atividades sistematicamente organizadas, a fim de contribuir com a compreensão crítica do estudante em relação às temáticas sociais trabalhadas nas seções de leitura e produção de texto dos materiais didáticos. Nossa pesquisa tem como embasamento teórico os Estudos Críticos do Discurso com seus principais pensadores Fairclough (1995); Fairclough e Wodak (1997) e Van Dijk (2000, 2008). No tocante às investigações sobre o livro didático, nossas considerações fundamentam-se em Buzen (2005); Lajolo (1996) e Choppin (2004) entre outros. O nosso tipo de pesquisa tem uma natureza qualitativa, partindo de uma interpretação mais subjetiva dos dados. A partir das análises, pudemos destacar a importância dos Estudos Críticos do Discurso para uma educação crítica, na qual o estudante tenha a capacidade de refletir criticamente sobre temáticas sociais apresentadas pelo livro didático, possibilitando reflexões e questionamentos sobre ideologias dominadoras e padrões sociais naturalizados por discursos dominantes, como o discurso sobre o racismo.Item A formação inicial de professores na UFRPE - UAST: contribuições do estágio supervisionado em língua portuguesa(2022-02-28) Damascena, Maria das Gracas de Jesus; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/5141244882442478O presente trabalho tem como objeto de investigação as práticas de estágio supervisionado obrigatório em língua portuguesa. O objetivo geral é compreender a relevância do Estágio Supervisionado Obrigatório – ESO e suas contribuições para a formação inicial do professor. Os específicos são a) discutir a importância do estágio supervisionado obrigatório para a formação inicial do professor de língua portuguesa na UAST-UFRPE e os fatores preponderantes para a efetivação do ensino- aprendizagem; b) refletir sobre os saberes docentes e as práticas de ensino realizadas na escola campo de estágio, com vistas à melhoria do ensino e à formação do professor estagiário. Para isso, buscamos embasamento nos postulados teóricos de Pimenta e Lima (2004), Pimenta (1997, 2011), Tardif (2002), Nóvoa (1992; 2022), Libâneo (2006), Nascimento e Suassuna (2020), Berto e Santos (2022), e, de documentos oficiais de ensino de língua portuguesa (BRASIL, 1997; 1998), dentre os principais autores. De forma que pudéssemos compreender o ESO e suas contribuições para o estagiário e sua formação docente. Como procedimento metodológico, utilizamos da pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, tendo como instrumento de análise primeiramente a discussão sobre os Relatórios – ESO I, II e II de minha autoria e, posteriormente os resultados do questionário aplicado nas turmas de ESO I, II e III da disciplina de Estágio Supervisionado obrigatório em Língua Portuguesa, no curso de Letras (Português/inglês) da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada- UAST. Concluímos afirmando que as contribuições da disciplina de estágio supervisionado da UFRPE — UAST para a formação docente são inúmeras, como visto nos relatos e respostas do questionário e que o mesmo é imprescindível à formação do futuro professor, pois contribui para que o aluno estagiário conheça a realidade do seu futuro ambiente de trabalho, e suas intercorrências, perfis dos alunos e professores, integração entre a prática e a teoria, e também propicia ao estagiário, futuro profissional docente, a prática da “reflexão-acão-reflexão”.Item O ensino de língua portuguesa: uma pesquisa documental a partir das novas orientações da BNCC(2021-02-23) Bezerra, Avellyne Rafaela Nogueira; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327O presente trabalho pretende apresentar o percurso histórico do ensino de Língua Portuguesa, destacar os documentos que organizaram esse ensino nos eixos da educação básica e ensino médio, bem como caracterizar o ensino de língua na atualidade. Para tanto, embasados em teóricos como Soares (2004), Zanini (1999), Geraldi (1984), Brakling (2002), Azevedo e Damasceno (2017), Santos e Melo (2019) e demais pesquisadores que tratam e discutem sobre a temática em evidência. E também de acordo com os documentos curriculares federais, Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL,2000;2002), Orientações Curriculares para o ensino Médio - OCEM (BRASIL, 2006),visamos apresentar um pouco do percurso do ensino de Língua Portuguesa, sua constituição enquanto disciplina e como um dos componentes da Base Nacional Comum Curricular- BNCC (BRASIL, 2018), tendo como base as reflexões propiciadas durante a formação inicial do Curso de Letras, mais especificamente nas disciplinas de Prática de Ensino Médio II, e Estágio Supervisionado Obrigatório em Língua Portuguesa I e III, consoante às orientações para o ensino de gêneros textuais nos diversos eixos de ensino. Faremos uso da pesquisa documental para esse primeiro levantamento com aportes da pesquisa bibliográfica, culminando em um percurso teórico sobre as prescrições curriculares oficiais frente a esses documentos curriculares. Os resultados refletem que embora assemelhem-se aos documentos anteriores (BRASIL,1997;1998) os novos documentos apontam para adequar o currículo brasileiro aos avanços recentes das tecnologias (digitais) de informação e comunicação, conforme aponta as práticas de linguagem da língua portuguesa, antes visto, pelo PCN, com apenas três grandes blocos, que são: Língua Oral, Língua Escrita e Análise e reflexão sobre a língua. Hoje na BNCC, são agrupadas em quatro grandes blocos, Leitura, produção de texto, Oralidade e Análise Linguística/semiótica.Item O ensino de gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa: uma análise do livro didático e da prática docente numa escola municipal de Calumbi-PE.(2020-10-26) Silva, Janicleide Damiana da; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/4803244432429535Em consonância com as novas perspectivas teóricas de ensino da língua e com as orientações de documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente ao emprego dos gêneros textuais como objeto de ensino de língua, objetivamos investigar a prática pedagógica do professor de língua portuguesa frente ao ensino de gêneros textuais em sala de aula e o livro didático (LD), de uma escola municipal da cidade de Calumbi-PE. A pesquisa reúne três relevantes objetos de investigação, que em conjuntos desempenham funções primordiais no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa no âmbito escolar; são eles: os gêneros textuais, o professor e o livro didático. Assim, estabelecemos como objetivos analisar o contexto laboral do professor para verificar como são tratados os gêneros textuais na prática pedagógica, observar de forma geral como os gêneros são apresentados no livro didático e, em que medida esse suporte pedagógico desempenha a função de nortear as práticas ali realizadas. Para alcançar nossos objetivos recorremos a autores como Bakhtin (1997; 2003), Rojo (2005; 2015), Marcuschi (2005) Brasil (1998; 2017) Antunes (2003) Fiorin (2011), entre outros. Por meio dos pressupostos metodológicos da pesquisa de caráter qualitativo com natureza etnográfica, são descritas e analisadas situações de ensino-aprendizado de língua portuguesa a partir dos gêneros textuais, observadas em duas salas de aulas, composta por alunos do 6º e 8º ano do Ensino Fundamental II, da rede municipal de ensino, da cidade de Calumbi-PE. Além disso, investigamos de forma geral o tratamento recebido pelos gêneros textuais em dois volumes de uma coleção de livro didático de Língua Portuguesa usada pelas referidas turmas para verificamos a diversidade textual apresentada. Os resultados desta pesquisa apontaram para uma baixa diversidade de gêneros e muitas repetições de algumas categorias textuais. Sobre o trabalho docente investigado, concluímos que ainda falta muito para que o ensino de gêneros textuais aconteça conforme as recomendações dos documentos orientadores para o ensino de língua materna.Item Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem para ensino da língua portuguesa(2018) Aquino, Thiago Rodrigo de; Almeida, Isledna Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/8142534647575696Introdução: Segundo o Programme for International Student Assessment (PISA), programa desenvolvido pela Organization for Economic Cooperation and Development(OCDE), o Brasil ocupa a posição 59 do ranking de educação mundial.AtravésdeestudorealizadopeloPISAem2015,os estudantes ficaram com desempenho baixo, com média de 407 pontos, onde a pontuação ideal seria 698. Outro fator preocupante, é que segundo o Ministério da Educação (MEC), os alunos terminam o Ensino Fundamental sem saber ler e escrever adequadamente.Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o nível de aprendizagem do sexto ao nono ano não tem melhorado o suficiente, com o passar dos anos esse nível vem sempre diminuindo.O Governo Federal tem investido na educação, onde distribuiu mais de 600 mil tablets em todas as escolas públicas do Brasil, com a idéia de modernizar, e preparar os alunos para o futuro. Trata-se de um pequeno computador portátil, que já vem com software para preparar o aluno para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), esses tablets também são usados como material de apoio para as aulas pelos professores e alunos.Diante desses problemas, investimentos do governo, e o acesso dos alunos a essa tecnologia, tem-se a proposta de desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem (OA), buscando melhorar o ensino e o método avaliativo, proporcionando maior interesse ao aluno e automatização do trabalho dos professores.Objetivo:esse trabalho tem como objetivo construir um Objeto de Aprendizagem, na forma de um jogo, de modo a motivar e auxiliar os alunos do sexto ano no aprendizado da língua portuguesa. Metodologia:no desenvolvimento da ferramenta seguiu-se um processo de cinco etapas que ocorreram de maneira sequencial: 1. Determinar a temática a ser tratada no OA; 2. Levantar os requisitos do sistema;3. Definir a arquitetura do sistema proposto;4. Desenvolver o OAe5. Validar o OA.Resultados:o objeto de aprendizagem foi validado com quinze alunos na escola Cônego Torres em Serra Talhada –PE.O OA contribuiu no aprendizado dos alunos, pois os mesmos despertaram mais interesse em aprender utilizando a ferramenta e conseguiram melhorar seu conhecimento.A mediana dos alunos inicial era de 7,0 antes dos mesmos utilizarem o OA,mediana calculada em cima das notas de cada aluno. Após a utilização do OA a mediana dos mesmos subiu para 9,0 tendo um resultado positivo, melhorando o aprendizado dos alunos.Conclusão:conclui-se que as expectativas foram atendidas, tanto para os alunos quanto os professores que ficaram satisfeitos, pois a ferramenta teve uma contribuição enorme no aprendizado dos alunos, os alunos se motivaram mais a aprender através do jogo, e o mesmo complementou o trabalho de ensino dos professores. Os alunos aprenderam o conteúdo com facilidade. Os OAs ainda estão sendo pouco utilizados nas escolas, mas concluímos que eles podem estar presentes no dia a dia do aluno, servindo como complemento dos assuntos estudados em sala de aula.
