Licenciatura em Educação Física (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/20


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O trabalho dos professores de educação física nos espaços públicos de Recife: um estudo de caso COMPAZ Ariano Suassuna
    (2019-12-11T03:00:00Z) Paz, Aline Duque da; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/6684050613932661
    Esta pesquisa é um estudo de caso que tem como objetivo compreender as condições ofertadas para o ensino da natação no centro comunitário da paz (COMPAZ) Ariano Suassuna. Partindo do questionamento: qual a condição de trabalho do professor de natação nos espaços públicos do Recife. A pesquisa possui como objetivos específicos: traçar o panorama histórico do ensino da natação; identificar os principais elementos da estrutura física e os materiais disponíveis para o ensino da natação no COMPAZ Ariano Suassuna e discutir as evidências coletadas no espaço público do município do Recife. A pesquisa é um estudo de caso, com método descritivo. Buscando identificar e descrever a realidade de trabalho do professor de natação através da subcategorização do trabalho por Lindoso (2017) o trabalho dos professores encontra-se precarizado e desvalorizado identificamos diferente regime de trabalho com divergência salarial, para realização de uma mesma atividade, na materialização das aulas de natação. Observamos que o espaço apresenta estrutura a cima da media municipal, mas as condições de trabalho são semelhantes as demais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A ludicidade em estudos que abordam a natação infantil
    (2019-07-04T03:00:00Z) Cavalcanti, Catarina Gusmão Ferraz; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/4809577755948075
    Com o objetivo de estudar a ludicidade como recurso facilitador do ensino da natação infantil e identificar esta forma de abordagem em publicações científicas que tratam a natação infantil, o presente estudo foi realizado tomando como base, textos publicados no período entre os anos de 2000 e 2017 em bases de dados reconhecidas da literatura científica. Selecionadas 16 obras dentre os critérios previamente determinados, foi elaborado um quadro contendo dados referentes a cada documento como, o tipo do trabalho, seus objetivos e os resultados obtidos. Diante da análise de tais resultados, pôde-se perceber que os estudos que tratam a ludicidade na natação infantil, são de extrema importância para o meio acadêmico e para profissionais da Educação Física já que os métodos que fazem uso da ludicidade na natação infantil obtiveram melhores resultados nesta pesquisa. Em sendo assim, é proposto pelos autores deste trabalho que o material resultante desta pesquisa possa servir como base teórica para profissionais voltados ao ensino da natação infantil.