Licenciatura em Educação Física (Sede)

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    Potencialidades e possibilidades de aplicação do conteúdo voleibol do 1º ao 4º ciclo do ensino fundamental
    (2019-07-11) Melo, Marcelo Oliveira; Fonseca, Fabiano de Souza; http://lattes.cnpq.br/0399759871742199; http://lattes.cnpq.br/0904926414921489
    O voleibol ainda é comumente utilizado no ensino escolar em sua vertente de alto rendimento, preocupando apenas com o aspecto voltado ao procedimento, essa perspectiva cabe ser repensada visando a formação cidadã do aluno, sendo necessário a transmissão do conteúdo voleibol de modo integral, englobando a dimensão conceitual e atitudinal do conteúdo voleibol. Esse trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades de abordagem do voleibol enquanto conteúdo do componente curricular Educação Física e apresentar as possibilidades para o seu ensino no contexto escolar, visando a formação integral do aluno, buscando também realizar uma pesquisa bibliográfica ressaltando as potencialidades do conteúdo voleibol no ensino escolar, e através disso, elaborar um planejamento para o conteúdo voleibol nos diferentes ciclos de aprendizagem à luz da cultura corporal de movimento preconizada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
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    Educação postural: o trato dessa temática nas aulas de educação física em escolas do Recife
    (2018) Silva, Gabriela Monteiro da; Pirauá, Natália Barros Beltrão; Tenório, Maria Cecília Marinho; http://lattes.cnpq.br/5822053911842534; http://lattes.cnpq.br/1778511907021100; http://lattes.cnpq.br/2170585633254973
    A temática “Educação Postural” é um conhecimento que pode ser tratado nas aulas dos professores de Educação Física (EF), por estar previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar o trato da temática “Educação Postural” pelos professores de EF, nas aulas de EF, em escolas da zona sul do Recife. A amostra foi composta por 19 professores de EF de ensino fundamental II, de 15 escolas das redes públicas e privadas do bairro de Boa Viagem, localizado na cidade do Recife. Foi utilizado o questionário para coleta e análise dos dados, contendo 13 questões sobre a formação/atuação do professor de EF e sobre o trato do conhecimento “Educação Postural” na escola. Após o levantamento da coleta, os dados foram tabulados e analisados no programa LibreOffice 4.4 Calc através de digitação simples. O estudo constatou, através de relatos, que os professores utilizam a temática “Educação Postural” nas aulas de EF e que os mesmos consideram importante o trato desse conhecimento em suas aulas. Os professores também relataram que os alunos acham essa temática importante, mas apesar de seus alunos terem compreendido sobre a sua importância, ainda não apresentaram mudanças significativas quanto a sua postura corporal no dia a dia. Os professores acreditam que este conhecimento deve ser tratado de forma contínua ao longo da formação do aluno, acreditando que as mudanças do seu comportamento postural devem ocorrer a longo prazo. Conclui-se que a temática “Educação Postural” é um conhecimento que deve ser discutido durante a formação dos professores de EF, não apenas por estar previsto nos PCN, mas por ser considerado importante no contexto educacional, fazendo parte do planejamento de aula do professor de EF, que poderá desenvolvê-lo durante toda a formação do aluno.