Licenciatura em Educação Física (Sede)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Resultados da Pesquisa
Item A importância da disciplina Libras na formação dos alunos do curso de licenciatura em educação física da UFRPE Sede(2019-12-17) Barros, Daniel Williams da Silva; Cordeiro, Leane Pereira; http://lattes.cnpq.br/8538638475316742; http://lattes.cnpq.br/0356543491552857A língua brasileira de sinais é reconhecida através da lei 10.436/2002 e regulamentada pelo decreto de n° 5.626/2005 que no artigo terceiro assegura a obrigatoriedade da disciplina libras no curso de formação de professores nas instituições de ensino superior. Esse trabalho visa apresentar a importância dessa disciplina na formação dos estudantes do curso de licenciatura em educação física da universidade federal rural de Pernambuco, na sede da mesma. Foi realizado o questionário para saber dos estudantes matriculados no curso do 1° ao 8° período e dos formandos, foi obtido 65 respostas de uma pesquisa quali-quantitativa. Os resultados demostram que os estudantes compreendem que a disciplina libras é importante na formação do professor de educação física, para o trato com o aluno surdo na busca de uma aula inclusiva. E que a disciplina agrega na formação de um professor consciente do seu dever de educador que não excluí ninguém de suas atividades.Item O processo de inclusão dos alunos com deficiencia visual nas aulas de educação física a partir do conteúdo futebol(2019-12-12) Freitas Júnior, Alexandre Augusto Correia de; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221O presente estudo teve por objetivo analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de Educação Física, a partir do conteúdo futebol. Visando obter um diagnóstico reflexivo, que represente a realidade da prática do futebol para pessoas com deficiência visual, foram analisados estudos publicados a partir dos bancos de dados digitais, disponíveis via internet. Utilizando descritores como “futebol escola”; “futebol de cinco”; “educação física escolar”; “deficiente visual”; “inclusão”; de forma isolada e/ou combinada, selecionamos alguns estudos que mais se aproximavam da temática abordada por este trabalho, contribuindo para uma discussão relevante. Desta forma, essa pesquisa abordará a deficiência visual de um modo geral, partindo dos seus conceitos, e classificações percorreremos também pelo histórico da legislação que legitimou a condição dos deficientes visuais, observando as implicações frente à prática pedagógica nas escolas e em especial no componente curricular Educação Física. Traremos ainda, a relação do conteúdo futebol com os deficientes visuais, destacando a adaptação do esporte à realidade dessas pessoas.Item A formação de professores diante da educação inclusiva: uma análise curricular dos cursos de licenciatura em educação física das Universidades Públicas de Pernambuco(2019-07-04) Martins, Jéssica Pryscila Oliveira; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/4539543104902351O Presente estudo discorre sobre o currículo no contexto da perspectiva inclusiva nos cursos de licenciatura em Educação física. Teve por objetivo geral: analisar de que forma a perspectiva inclusiva se apresenta nos currículos das Universidades Públicas do Estado de Pernambuco e como objetivos específicos: a)compreender os aspectos conceituais e históricos da Educação Física Inclusiva; b)Problematizar a Educação Física Inclusiva enquanto componente curricular; c)Identificar aproximações e distanciamentos das disciplinas nas matrizes curriculares com a temática Educação Física Inclusiva. A pesquisa tomou por referências norteadoras para sua produção a Declaração de Salamanca (1994), Stainback e Stainback (1999), entre outros autores e documentos, bem como, o Projeto Político Pedagógico de cada instituição aqui estudada. Para tratar das questões relacionadas ao histórico das pessoas com deficiência, trazemos Sassaki (2003), Amiralian (2000), entre outros, questões relativas ao contexto histórico do currículo, trazemos Goodson (1995), Moreira (1999), entre outros. E questões ligadas à educação, Garcia (1999), entre outros. Baseou-se na abordagem metodológica de pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória. Para tanto a técnica de coleta de dados utilizada como instrumento foi: a análise documental. Onde foram analisados programas de disciplinas que tem como eixo temático, a inclusão e para compreensão e tratamentos dos dados, usou-se a análise de conteúdo. Conclui-se que currículo das universidades de Pernambuco nos cursos de Licenciatura em Educação Física apesar de constar em sua matriz curricular constar disciplinas voltadas para a inclusão, isto não se evidencia no contexto educacional para o ensino no contexto educacional inclusivo, onde requer que seja oferecido maior suporte para a materialização dos conhecimentos da Educação Física. Sendo importante ampliar e aperfeiçoar a perspectiva da Inclusão no curso, para que assim os discentes e futuros professores, sintam-se aptos e habilitados para atuação educacional na perspectiva da inclusão. O trabalho apresenta de modo sucinto, aspectos relacionados á formação acadêmica para professores do curso de Educação Física, ofertada pelas Universidades Públicas de Pernambuco por meio da grade curricular.Item O trato com o conceito de inclusão na educação física escolar: um estudo dos documentos PCPE 2013 e do Currículo de Pernambuco 2019.(2019-07-19) Pereira, Marta de Jesus; Melo, Flávio Dantas Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9033781419336294O termo exclusão social tem se apresentado com significados muito variados, conceituando diferentes situações de discriminação, vulnerabilidade, dentre outros. As várias abordagens que conduzem a uma ampla utilização do termo, permitindo que este possa designar toda situação ou condição social de carência, dificuldade de acesso, segregação e discriminação. Já inclusão é um processo sutil, não é uma coisa, é processo que envolve o homem por inteiro e suas relações com os outros e com a sociedade. Analisar a questão da exclusão/inclusão na sociedade, em geral, e na educação, em particular, implica em dimensioná-la em termos históricos e de forma contextualizada. Mesmo ciente da existência de vários estudos sobre a temática, o presente estudo foi proposto pela necessidade de aprofundar nosso entendimento sobre as lacunas existentes no processo de exclusão/inclusão na sociedade, educação e na educação física. Para isso, nosso objetivo geral analisar as concepções de exclusão/inclusão presente na sociedade, nos Parâmetros Curriculares de Pernambuco – PCPE- 2013, no Currículo de Pernambuco 2019 e seus desdobramentos Didáticos pedagógicos no ensino da Educação física. Para tal, nossos instrumentos de coleta de dados foram o fichamento das fontes empíricas enfatizando a caracterização sobre lógica do par dialético exclusão/inclusão na sociedade capitalista e como se expressa na educação escolar e a educação física presente nos Documentos Oficiais norteadores para Educação Básica de Pernambuco, PCPE 2013, Parâmetros da Sala de Aula: Educação Física 2013 e do Currículo de Pernambuco 2019; Os dados do estudo foram coletados através da Análise de Conteúdo; A organização e si stematização dos resultados foram realizados através da Exposição das contradições das argumentações sobre as concepções de exclusão/inclusão e trabalho pedagógico contidas nas obras analisadas. As reflexões desenvolvidas durante a produção deste estudo considera-se que pensar a educação para classe trabalhadora implica orientar o trabalho escolar para além dos preceitos da inclusão. No contexto capitalista, a difusão da ideologia de dominação de classe, se torna ainda mais importante para a burguesia. No entanto, ocorreram importantes lutas pelos direitos humanos e direitos sociais, mas ainda há muito a ser esclarecido e discutido a respeito da inclusão. Ao tratarmos de inclusão, somos enviados ao campo da educação. Para que a inclusão ocorra de fato nas escolas é preciso que a educação assuma uma postura de mudança nas práticas educacionais que rejeite as barreiras e preconceitos de toda ordem dentro e fora da sala de aula. Os documentos norteadores da educação básica citados durante o trabalho nos mostram tentativa de buscar novas reflexões para a Educação Física inclusiva.Item Formação dos professores de educação física da UFRPE: uma análise do perfil do formando para atuação com pessoas com deficiência(2018) Bastos, Thúlio Albuquerque; Tavares, Nayana Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/0916330104621989A inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar norteou esta produção. Esta pesquisa tem por objetivo geral identificar o perfil do formando do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco para a atuação educacional na perspectiva da inclusão e como objetivos específicos: a)compreender o histórico, conceitos e aspectos gerais das Pessoas com Deficiência; b)relacionar conceitos e aspectos sobre a Pessoa com Deficiência com a Educação Inclusiva e Educação Física Inclusiva; c)investigar se a temática inclusiva durante a trajetória acadêmica cumpre o que demanda o Projeto Político Pedagógico do Curso; d) Verificar a necessidade dos formandos do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco, de uma maior aproximação durante a graduação da temática Inclusão. A pesquisa tomou por referência a Declaração de Salamanca (1994), Stainback e Stainback (1999), Freire (2008), Brasil (2010), Jesus e Effgen (2012), Brasil (2015), entre outros autores e documentos, para tratar das questões ligadas às pessoas com deficiência e as deficiências, Machado e Nazari (2012), Diehl (2006), Sassaki (2003), Monte e Santos (2005), Amiralian (2000), entre outros, e questões ligadas à educação, Garcia (1977), Martins (2005), Saviani (1991), Fonseca (2003), Chicon (2008) entre outros. Baseado na pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, aplicaram-se questionários online, através do Google Docs, à 39 alunos considerados formandos do curso. Os dados permitiram identificar vários aspectos necessários para a efetivação da proposta inclusiva na formação dos futuros docentes. A principal dificuldade indicada para a realização da inclusão na sua futura docência referiu-se à dificuldade de relacionar conhecimentos teórico-práticos à atitudes docentes face à Educação Inclusiva. Como sugestões se destacaram: necessidade da presença da temática Inclusão em disciplinas desde o início do curso e através de disciplinas optativas que tratem da temática, experiência junto a alunos com deficiência durante o curso, meios apropriados de adquirir conhecimentos teórico-práticos e de que maneira podem ser articulados à atitudes adequadas na docência. Conclui-se que é importante ampliar e aperfeiçoar a perspectiva da Inclusão no curso, para que os alunos que nele são formados estejam aptos e habilitados para atuação educacional na perspectiva da inclusão.
