Licenciatura em Educação Física (Sede)
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Item O trato com o conhecimento na educação física nas turmas de educação de jovens e adultos em escolas públicas de Pernambuco(2020-10-28) Silva, Crislaine Cintia da; Lima, Ricardo Bezerra Torres ; http://lattes.cnpq.br/0128873517491860; http://lattes.cnpq.br/3886572057296123No ensino para a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Física se apresenta como um dos componentes curriculares obrigatórios. Porém, em alguns casos, isso não é efetivado na prática. Uma das justificativas para tal são os critérios impostos pela Lei nº10.793, de 01/12/2003, que permite a facultatividade da prática em casos nos quais frequentemente se enquadram estudantes da EJA, por suas características. Diante disso, surgiu a problemática a ser investigada: como se dá o trato com o conhecimento na Educação Física em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas públicas de Pernambuco? Para responder a esta questão, buscou-se enquanto objetivo geral analisar o trato com o conhecimento na Educação Física em turmas de EJA nas escolas públicas de Pernambuco. Seus objetivos específicos foram: verificar como ocorre a seleção, organização e sistematização do conhecimento na disciplina Educação Física em escolas públicas de Pernambuco; caracterizar o ensino da Educação Física nas turmas de EJA nas escolas públicas estaduais. A pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa, do tipo descritiva e de campo, com utilização de entrevistas e observações de aulas para coleta dos dados. Como método científico, houve uma aproximação do materialismo dialético. Para a análise dos dados, foi realizada a técnica da Análise de Conteúdo Categorial por Temática. Tais dados serão discutidos à luz da pedagogia histórico-crítica como teoria do conhecimento. Concluiu-se que a seleção dos conteúdos na EJA se dá a partir, principalmente, do uso dos Parâmetros Curriculares do estado de Pernambuco como orientação da prática pedagógica. A organização se mostra complexa diante da realidade das condições escolares, como por exemplo, precarização da infraestrutura e o perfil discente que se caracteriza pela heterogeneidade. Para superar tais condições, a sistematização dos conteúdos é pautada pela adoção de aulas, em sua maioria, expositivas dialogadas com utilização do jogo, dando ênfase em temáticas sobre saúde e qualidade de vida. Diante dos inúmeros obstáculos com os quais os professores e estudantes convivem ao longo do processo de escolarização, ressaltamos a necessidade de uma articulação entre professor, escola e demais membros da comunidade escolar na busca de soluções destas questões, visando o aperfeiçoamento da prática pedagógica.
