Licenciatura em Educação Física (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/20
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Benefícios da natação para crianças com transtorno do espectro autista(2023-09-06T03:00:00Z) Marinho, Carla de Lima; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/1897344851607618A natação é uma das atividades físicas considerada mais completa para ser introduzida na vida de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender os benefícios da natação para crianças com Transtorno do Espectro Autista a partir da produção do conhecimento sobre o tema. Como objetivos específicos buscou-se compreender o Transtorno do Espectro Autista - TEA, analisar a natação enquanto conteúdo de ensino da Educação Física e compreender a relação entre Transtorno do Espectro Autista - TEA e natação. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. O estudo teve como metodologia a análise de seis artigos localizados nas bases de dados/bibliotecas digitais: LILACS, Scielo e Periódicos CAPES. Os resultados indicam a presença de melhorias no comportamento diário geral das crianças com autismo após contato e interação contínua com professores e colegas de turma na vivência de atividades lúdicas e simulação de situações reais através de ordens verbais e imitação de movimentos no ambiente aquático. A conclusão relata a integração da afetividade e da ludicidade como fatores essenciais no processo de ensino aprendizagem de indivíduos com TEA.
