Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2901
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
Item Arte de contar histórias: tradição oral versus o uso da tecnologia contemporânea na educação infantil(2019-07-27) Ferreira, Fernanda Maria de Lima; Ianino, Adriana Martins; http://lattes.cnpq.br/3851462283169428; http://lattes.cnpq.br/8647117905813701Este trabalho apresenta um estudo sobre a arte de contar histórias da tradição oral, e frente ao uso de ferramentas tecnológicas como uma ação facilitadora da prática pedagógica de professores da educação infantil. A presente pesquisa foi realizada na turma do infantil III, de uma Creche Municipal de Educação Infantil localizada na cidade do Carpina- PE, levantando um estudo comparativo entre o ato de contar histórias da tradição oral utilizando unicamente a comunicação verbal e o ato de contar histórias com o auxílio de apoio tecnológico contemporâneo; que neste caso, se caracterizou pela escolha e disponibilidade do equipamento de projeção de imagens. A fundamentação teórica está ancorada em autores como Bussato (2008), Benjamin (1993), Cisto (2001) e Velasco(2015), além de outros autores e documentos oficiais que versam sobre a relevância deste tema. Este estudo pretendeu investigar quais as diferenças entre a arte de contar histórias da tradição oral e por meio da tecnologia na prática pedagógica de professores da Educação Infantil, no que diz respeito às possibilidades encontradas para a utilização de diversos recursos de contação de histórias na sala de aula.Item Utilização do Storytelling como ferramenta de educação ambiental aplicada às disciplinas de ciências da natureza na educação básica(2019-08-05) Souza, Clélio da Cruz; Silva, Pedro Henrique Barboza da; http://lattes.cnpq.br/5073088306150989; http://lattes.cnpq.br/5284500502587627O mundo contemporâneo possui uma sociedade com hábitos consumistas, baseada em um sistema econômico de produção e de consumo cada vez mais exagerado; porém, devido ao modelo consumista da atualidade, ocorre a preocupação com a degradação ambiental. Esta consiste em um processo de redução dos potenciais renováveis, afetando o equilíbrio ambiental da fauna e da flora, principalmente com a degradação do solo e dos recursos hídricos, indispensáveis não apenas para a nossa sobrevivência como também a de todo o ecossistema do planeta, sem os quais as gerações futuras estarão fadadas ao caos ambiental. Nesse sentido, principalmente nos grandes centros urbanos, surgem às questões socioambientais, para as quais o desenvolvimento econômico é preciso ser gerado sem impactar negativamente a biodiversidade. Muitas vezes, o descarte de resíduos sólidos de maneira indiscriminada nos centros urbanos, gerando o acúmulo de lixo por toda parte, afetando os recursos naturais e renováveis, provocando poluição da água, do solo e do ar entre outros tipos. O presente trabalho objetiva pesquisar na literatura o estado da arte quanto à utilização do Storytelling para fazer uma abordagem sobre a importância da educação ambiental nas disciplinas das áreas de ciências da natureza do ensino básico, visando sensibilizar o público escolar dos centros urbanos quanto à importância da preservação e da conservação ambiental, bem como do descarte adequado dos resíduos sólidos e todo tipo de lixos urbanos. Será realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico acerca do tema abordado e, ainda, uma análise do processo didático atual das escolas a respeito da educação ambiental e da conscientização ambiental, focando no correto descarte de resíduos sólidos dos espaços urbanos sem prejuízo ao meio ambiente.
