02.1 - Graduação (UAEADTec)
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Item Anúncios publicitários em sala de aula : dinamizando práticas de leituras na Educação de Jovens e Adultos(2020-09-11T03:00:00Z) Melo, José Jorge Lima de; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/3469251249899447Este relato de experiência teve como objetivo principal a busca de estratégias adequadas para o desenvolvimento da habilidade de leitura de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em salas de aula de língua portuguesa. Sabendo que a EJA enfrenta dificuldades no desenvolvimento escolar , o trabalho com textos curtos, mas que fomentem a reflexão e a leitura de imagens e discuros se mostrou uma ótima estratégia para a promoção de debates e ampliação da competência leitora. Assim, entre as propostas didáticas, a escolha do material considerou anúncios publicitários impressos que apresentam a intergenericidade como propósito para a divulgação um produto ou serviço, o que, em tese, necessita de conhecimentos prévios, leitura do contexto de leitura e produção assim como de conhecimento do mundo. O quadro teórico para este trabalho está baseado na Linguísitca Sistêmico-Funcional com base em Halliday (2004) e Soares (2020) apontam que a linguagem realiza três funções principais : a ideacional, a interpessoal e a textual as quais permitem o uso da língua em situações diversas , organizando o discurso e as interações sociais. A experiência com sala de aula mostrou que os estudantes passaram a se interessar pela leitura e conseguiram fazer inferências qualitativas a partir de discussões orientadas para as funções da linguagem.Item Evasão escolar na educação de jovens e adultos(2019) Menezes, Luzia Cristina Felix de Lima; Pergentino, Manoel; Nanes, Giselle; http://lattes.cnpq.br/0295353071625877; http://lattes.cnpq.br/1010542665334174A evasão é tema que historicamente faz parte dos debates e reflexões no campo da educação pública e que, infelizmente, ainda ocupa espaço de relevância no cenário das políticas públicas educacionais. O presente estudo aborda especificamente a discussão sobre evasão na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir de uma pesquisa bibliográfica, serão pontuadas as contribuições de Paulo Freire para a EJA, bem como abordados os motivos identificados para evasão e a importância do professor para ajudar na permanência e conclusão dos estudos. Diversas instâncias de ordem individual, social, política, econômica e cultural devem ser problematizadas para enfrentamento dessa evasão. As discussões auxiliam a transcer o tipo de compreensão vigente no senso comum de que faltaria interesse e comprometimento por parte dos jovens e adultos para a permanência na esfera educacional.Item O ensino da Física na EJA Campo: A experimentação como incentivo para o aprendizado(2023-12-04T03:00:00Z) Pereira, Jeciane da Cruz; Marques, Maria Danielle Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7367303830021148O foco deste estudo foi aprimorar a experiência de aprendizagem dos alunos matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA-Campo), especificamente na disciplina de Física, por meio da implementação de uma sequência didática estruturada, envolvendo atividades práticas. A abordagem metodológica adotada consistiu na realização de experimentos relacionados à cinemática, visando simplificar a compreensão de conceitos e estimular o interesse dos estudantes. A avaliação da eficácia dessa abordagem foi conduzida através de questionários que coletaram as percepções dos alunos. Os resultados revelaram avanços significativos tanto na compreensão dos conceitos quanto no entusiasmo dos participantes, evidenciando o potencial da metodologia. Este estudo enfatiza a importância de estratégias práticas no ensino da Física, incentivando os alunos a se envolverem ativamente em seu próprio processo de aprendizagem e na solução de desafios.Item Experimentação e gamificação : uma estratégia lúdica para o ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ensino médio em uma Escola Estadual no município de Garanhuns-PE(2023-11-30T03:00:00Z) Santos, Jean Carlos Silva dos; Silva, Wellington Moreira da; http://lattes.cnpq.br/7676688107190556; http://lattes.cnpq.br/1174488483383451Este trabalho investigou a eficácia da experimentação e da gamificação no ensino de física para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio. O objetivo é aprimorar o ensino-aprendizagem, tornando-o mais envolvente e eficaz através de métodos práticos e lúdicos. Estudamos como essas abordagens podem aumentar o interesse e a compreensão dos estudantes na disciplina de física e superar desafios específicos da EJA. A experimentação é destacada como uma ferramenta pedagógica essencial, permitindo aos alunos, em especial aos da EJA, observar e compreender conceitos e teorias na prática, uma vez que a utilização de experimentos simples e de baixo custo contribuem para um aprendizado mais significativo. Já a gamificação introduz elementos de jogos no contexto educacional, visando aumentar a motivação, o engajamento e a participação dos alunos através de jogos educativos e sistemas de recompensa. Espera-se que essas abordagens tornem a física mais acessível e atraente para os alunos da EJA, facilitando a assimilação do conteúdo e considerando as peculiaridades dessa modalidade de ensino, que inclui alunos com experiências de vida variadas, falta de tempo e múltiplas responsabilidades. Embora, a baixa frequência dos alunos tenha limitado a eficácia destas estratégias, observamos que os alunos participantes demonstraram uma boa assimilação dos conceitos físicos. Diante disso, é de suma importância a existência de estratégias adicionais para aumentar a assiduidade dos alunos, maximizando assim o impacto positivo dessas metodologias ativas no ensino de física na EJA.Item Contribuições na prática pedagógica com o uso da ludicidade para formação de professores da educação de jovem e adultos no ensino fundamental das séries iniciais(2021) Sousa, Hirvison José Matos de; Pereira, Lenilda Domingos; Carvalho, Márcia Rejane Almeida de; http://lattes.cnpq.br/4015443671120866; http://lattes.cnpq.br/6616953112180184A Educação de Jovens e Adultos é hoje uma desafio cada vez mais necessária na busca de ter esses alunos presentes em sala de aula. Desta forma, a Ludicidade na EJA, do Ensino Fundamental das Séries Iniciais, pode transportar como estratégia auxiliar o professor a construir com os alunos uma nova visão sobre um mesmo tema, levando a reflexão e a importância dos conhecimentos específicos no seu cotidiano. O presente artigo propôs responder, como a formação de professores da EJA do Ensino Fundamental das Séries Iniciais contribuíram e quais as estratégias na ludicidade para práticas pedagógicas como uma estratégia facilitadora no processo de ensino e aprendizagem em tempo outrora na pandemia e em período pandêmico? No tocante pela busca das respostas desta questão, tivemos como objetivo analisar como a formação de professores da EJA do Ensino Fundamental das Séries Iniciais vem contribuir para práticas pedagógicas com o uso da ludicidade como uma estratégia facilitadora no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa serão realizadas com os professores que lecionam ou lecionaram turma da EJA do ensino fundamental das series iniciais, da Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife. Através de uma abordagem qualitativa, com uso de um questionário semiestruturado. Que resultou que a ludicidade é uma estratégia didáticas capaz de ser uma facilitadora no processo de ensino e aprendizagem para os alunos da EJA. A pesquisa revelou a forma de repensar a educação de adultos e bem com a formação do egressos, entrevendo como um desafio para aqueles que se propõe na construção de uma educação emancipadora, afetiva e libertadora.Item Reflexão sobre a Educação de Jovens de Adultos (EJA) no Brasil(2019) Alves, Vanessa Eluina Rodrigues da Silva; Araújo, Mateus Correia de; Souza, Sandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710Este artigo tem como base uma reflexão acerca dos problemas que os alunos enfrentam para a sua permanência na EJA, com o objetivo principal analisar os desafios pedagógicos enfrentados nesta modalidade de ensino a partir da identificação das estratégias abordadas, as principais influências que levam o abandono escolar e refletindo sobre suas perspectivas. Revisões bibliográficas proporcionam analisar os vários motivos relacionados a evasão escolar, observamos um dos principais motivos é a indisposição de um aluno que trabalha durante o dia e precisa estudar a noite. Diante disso vemos a necessidade de mais estudos e investimentos voltados para essa realidade na Educação de Jovens e Adultos, a fim de incentivar a permanência dos estudantes na escola.Item O professor e as práticas educativas de alfabetização na EJA(2021) Silva, Kétima dos Santos; Calado, Ednara Félix Nunes; http://lattes.cnpq.br/2307543001407309O presente trabalho trata-se uma pesquisa qualitativa exploratória sobre o Professor e as práticas educativas de alfabetização na EJA. O professor sendo o mediador do conhecimento, busca métodos didáticos para alfabetizar de acordo com o público ao qual ministra as aulas, neste caso jovens e adultos, que já possuem um conhecimento social, muito maior do que se comparado a uma criança. Alguns autores como Pinto (2000), Freire (2002) e Arroyo (2001), apresentam importantes informações que contribuem para a compreensão do tema proposto, tendo como objetivo identificar as práticas usadas pelos professores durante as aulas, para que sejam eficazes e chamem a atenção dos alunos. Para realização da pesquisa, foi aplicado um questionário de perguntas abertas, entre professores que atuam em turmas da EJA da rede municipal de ensino da Cidade de Catende, onde eles contribuíram com informações pertinentes ao estudo. Para análise dos dados usamos a Analise Dialógica do Discurso, baseada nos estudos de Bakhtin, que considera a linguagem como forma fundamental de comunicação entre as relações dialógicas. Como conclusão após toda a pesquisa, foi possível constatar que as práticas educativas de alfabetização na EJA, que são efetivas para o desenvolvimento dos alunos, é trazer para a sala de aula, o conteúdo adaptado a realidade em que os alunos vivem, dessa forma eles podem socializar melhor e se sentirem acolhidos, pois seu conhecimento prévio é valorizado e explorado, com isso ele se sente mais à vontade e mais aberto a se abrir ao que para ele é novo.Item Letramento na EJA do ensino médio: o gênero notícia em meios digitais como estratégia metodológica(2020-09-11T03:00:00Z) Cavalcante, Fernando Augusto de Araujo; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/5694169644237772A Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio revela desafios quanto aos processos de ensino e aprendizagem em relação às práticas de leitura e escrita, sobretudo, no contexto da cultura digital. Os educadores precisam motivar os discentes da EJA - Ensino Médio, visando à ampliação de práticas de letramentos em sintonia com as demandas da sociedade tecnológica. Na atual era das fake news, trabalhar com o gênero notícia pode se transformar em uma estratégia didática importante para a formação de leitores críticos, especialmente, se considerando o contexto da EJA. Nesse sentido, o objetivo principal deste estudo é propor o gênero textual notícia, veiculado em meios digitais, como estratégia para motivar as práticas de letramentos dos discentes da EJA no Ensino Médio. Como aporte teórico, priorizamos abordagens que discutem as orientações curriculares para EJA e as noções de letramento. Em termos metodológicos, a pesquisa se deu em uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória e tendo como procedimento a pesquisa bibliográfica. Os instrumentos utilizados para a coleta dos conteúdos foram a leitura de obras científicas, livros, legislações pertinentes e relatório, sejam nas formas física ou digital, assim como a observação e a comparação de pesquisas sobre o conteúdo abordado. Com base nas reflexões realizadas, sugerimos uma sequência didática para a EJA do Ensino Médio, com foco na articulação entre a temática da Pandemia de Covid-19 e o gênero notícia como recursos importantes para oportunizar práticas de letramentos significativas e em sintonia com as demandas da cultura digital.Item O ensino da Arte na EJA e o seu papel para formação do sujeito: um estudo de caso do Projovem Urban(2021-07-31T03:00:00Z) Silva, Leticia Lima Feliciano da; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954Esta pesquisa tem como objetivo avaliar os impactos de uma intervenção pedagógica para a EJA, voltada para criação de desenhos artísticos inspirados na compreensão textual e musical a partir da reflexão sobre o desenho artístico associado à leitura e à música enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem, abordando propostas de dinamização de aulas e conteúdos na Educação de Jovens e Adultos. O referencial teórico contempla discussões relevantes, por meio de documentos como o da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Base Nacional Comum Curricular, trazendo reflexões sobre a importância do ensino das Artes Visuais bem como os principais desafios relacionados a Educação de Jovens e Adultos, apresentando também pensamentos de outros autores sobre essa modalidade de ensino e suas especificidades. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na observação de aulas práticas de desenhos artísticos inspirados na contextualização musical no âmbito da disciplina de artes na EJA e na aplicação de um questionário aos estudantes participantes. Os dados obtidos permitiram concluir que o seguinte projeto contribuiu para o desenvolvimento do aluno da EJA, bem como para a sua formação quanto sujeito. Isso se mostra através das produções dos desenhos realizados pelos alunos, onde foi possível reforçar o entendimento de que o desenho é uma forma de linguagem, na qual através dela é possível expressar a individualidade, especificidade, expor sentimentos e concepções de mundo por meio de cada produção, dando voz a esses sujeitos e os tornando protagonistas, e as discussões propostas a partir dos dados contribuem para reflexões sobre intervenções pedagógicas na aplicação de projetos artísticos de aprimoramento e estimulo à percepção visual e auditiva nas aulas de artes na Educação de Jovens e Adultos.Item Artes na Educação de Jovens e Adultos: novos e antigos desafios(2021-08-26T03:00:00Z) Silva, Julieti Maria Torres da; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/9342956216102099Esta pesquisa tem como objetivo analisar os desafios do Ensino da Arte enfrentados por discentes e docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como o intuito de atingir esta finalidade foi elencado os seguintes objetivos específicos: discutir sobre a relevância do ensino das artes visuais no currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA); examinar se há interesse por parte dos (as) estudantes da EJA quanto à disciplina de artes e identificar quais as práticas pedagógicas que são utilizadas pelos (as) professores (as) de artes nas aulas da EJA. O referencial teórico contempla discussões a luz dos autores (as) Ana Mae Barbosa (2003), Igor de Almeida Silva (2014), Rudimar Constâncio (2014), e outros (as) que trazem reflexões cerca da valorização da educação através da preparação do docente de artes para que estes consigam atuar de forma a estimular o interesse e a criatividade dos discentes. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na realização de entrevistas semiestruturada com professores (as) e alunos (as) da escola onde vivenciei estagio supervisionado, a pesquisa está pautado na abordagem qualitativa. Este estudo é importante por possibilitar reflexões sobre a importância do ensino de Artes desta modalidade de ensino e também trazer reflexões sobre os métodos utilizados no ensino de arte e a importância de se repensar, trabalhar novas metodologias de ensino, desenvolvendo aulas estimulantes e criativas proporcionando aprendizado, motivação e interesse pela Arte em geral.
