02.1 - Graduação (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Escolas sustentáveis: uma nova abordagem para o ensino(2022-07-26) Matias, Karen Viana; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709; http://lattes.cnpq.br/7970203868780216Diante de um cenário que evidencia cada vez mais danos ao meio ambiente, a proteção ambiental necessita ser levada às escolas, de modo que os estudantes possam se sensibilizar quanto aos cuidados com o meio ambiente, que devem ser de responsabilidade de cada um. Em vista disso, o objetivo desse trabalho foi identificar a importância das Escolas Sustentáveis na formação do estudante do ensino fundamental nos anos iniciais de escolas públicas, e quais contribuições podem ser observadas nas ações realizadas nessas instituições de ensino para o desenvolvimento do aluno. Foi utilizada como metodologia a pesquisa exploratória e bibliográfica referente à temática (em artigos publicados entre 2017 a 2021), bem como um estudo de caso em duas escolas de ensino fundamental que atuam com a educação ambiental em Arcoverde-PE. A aplicação da educação ambiental nas escolas promove o fomento da sensibilização ambiental de modo construir uma ciência do papel de cada um dentro do meio ambiente, sendo relevante o cuidado e proteção com cada integrante para a vida como um todo. Foi constatado nas escolas estudadas que a instrumentalização da educação ambiental através dos projetos de cuidado com o jardim, construção de uma horta escolar, reconhecimento do rio São Francisco, arborização da escola e seu entorno, culinária saudável e parquinho ecológico, promoveram o envolvimento dos estudantes de modo a colaborar com uma percepção maior do ambiente em que vivem, aprendendo a serem protagonistas e responsáveis quanto ao manejo ambiental na escola. Conclui-se que, a educação ambiental tem um papel de relevância na transformação da sociedade, e quando aplicada nas escolas com a colaboração da gestão e família, tem a capacidade de contribuir para um meio ambiente preservado para que as futuras gerações possam desfrutar dele.Item A importância do lúdico como recurso metodológico no ensino de ciências(2022-01-21) Nascimento, Sirleide Karla Ferreira do; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709A ludicidade é muito importante para o ensino, pois, permite que vários fatores estejam em desenvolvimento como o cognitivo, emocional, psicomotor, afetivo, e a socialização entre as crianças. Dessa forma, esse artigo buscou explorar o lúdico como recurso metodológico em sala de aula, aliando-se como importante método para melhorar a compreensão na disciplina de ciências. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico por meio da plataforma do Google Acadêmico - Busca Avançada, no período de 2017 a 2021, com o auxílio das palavras-chave: “lúdico”, “ensino de ciências”, “ensino fundamental + aprendizagem + assimilação + jogos didáticos”. Com a pesquisa, foram encontrados 39 artigos, destes 15 estavam entre os critérios de inclusão da pesquisa. Assim, pôde-se analisar artigos que utilizaram os jogos como instrumentos de ensino em sala de aula, ficando claro que o lúdico utilizado com intencionalidade é um importante aliado para desenvolver trabalho em equipe, quebrar a forma mais tradicional do ensino, abrir um leque de possibilidades e estimular a formação continuada dos docentes que precisam estar em constante atualização para acompanhar os alunos e assim a partir das brincadeiras ocorrem importantes trocas.Item A educação como ferramenta de ressocialização em um presídio de Pesqueira, Pernambuco(2021) Oliveira, Mykael Douglas Alves de; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709Umas das ferramentas de maior poder para o desenvolvimento e construção de um bom cidadão é a educação. Além disso, ela é direito de todos, estando instituída na Constituição Federal. Porém, por muitas vezes esse direito é tirado ou negado aos privados de liberdade, onde deveria ser utilizada com mais força de modo a se obter uma ressocialização e sociedade mais justa. Sendo assim, o presente artigo teve como objetivo compreender como a ressocialização por meio da educação é praticada no presidio Desembargador Augusto Duque, localizado no município de Pesqueira, interior de Pernambuco. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira de cunho bibliográfico investigativo para verificar os programas de reintegração e a estrutura educacional escolar. E, na segunda parte, foram realizadas entrevistas através de questionários compostos por dez quesitos, para compreender a importância da educação na vida dos presos. Para tanto, a pesquisa contou com a participação de noventa alunos, sendo sessenta do EJA Fase IV e trinta do EJA Médio. A educação como ferramenta de ressocialização mostrou o quanto pode ser eficaz se aplicada de forma pedagógica e inovadora, sendo ela capaz de mudar a perspectiva de futuro dos presidiários. Com a resposta dos questionários, pôde-se compreender o quanto a educação realiza diferença na vida do ser humano, constatando haver um autorreconhecimento de seus atos, que os privados de liberdade estão cientes das suas ações e, estão dispostos a mudarem de vida. Dos noventa participantes, apenas quatro possuíam ensino médio completo (4,4%), demonstrando que a população carcerária estudada apresenta baixo índice acadêmico. Por outro lado, a grande maioria informou que pretendem dar continuidade aos estudos após o cumprimento de pena. Neste sentido, a educação conseguiu transformar seus pensamentos, sendo ela o passaporte para a vida. E, sendo nós os passageiros, cabe-nos a lutar por ela.Item Educação, espiritualidade e trabalho docente(2020) Pedroza, Andréa Cristina Costa; Santos, Zélia Maria Melo de Lima; Mendonça, Fernanda Ciandrini de; http://lattes.cnpq.br/5220873463961440; http://lattes.cnpq.br/0843730278060839; http://lattes.cnpq.br/0061114156037733O artigo tem como objetivo analisar a importância da espiritualidade no processo de constituição do indivíduo e no desenvolvimento integral de educandos durante os métodos de interação educacional, perpassando a atuação e formação docente. A espiritualidade no contexto educacional tem sido uma discussão recorrente seja por essa vertente ou agregada a outras temáticas, vinculadas às concepções de direitos humanos, cidadania, altruísmo e na própria concepção do ato educativo. O estímulo pelas atitudes e compreensão das diversidades das representações sociais presentes na educação e no espaço escolar são condições facilitadoras e integrativas para a incorporação de uma cultura de paz, fomentando hábitos, culturas e padrões relevantes à saúde, ao desenvolvimento psicossocial, psíquico e ético, corroborando para a construção da cidadania, contribuindo na dialogicidade e protagonismo de todos os envolvidos como educandos, corpo docente e a própria sociedade, oportunizando assim a reelaboração de conhecimentos, aprendizagens e vivências que geram valores positivos, ampliam referenciais de mundo com alteridade no respeito à diversidade e das condições e limites como sujeitos ativos. A metodologia escolhida foi a qualitativa do tipo exploratório-descritiva, optando-se pelo estudo bibliográfico como estratégia metodológica no período de 2015 a 2019. Os resultados obtidos sinalizam, um contexto marcado por discussões paralelas e intermediárias ao assunto sem aprofundamento específico que contemple de forma significativa a questão da espiritualidade, inclusive no currículo formativo de cursos de Graduação em Pedagogia, nas Licenciaturas e nos Cursos de Pós-Graduação na área de Educação, mostrando que poucos são aqueles que ofertam disciplinas sobre a temática.Item Somos todos afrodescendentes: conhecendo a história, cultura e literatura(2021-08-19) Silva, Lais do Carmo; Oliveira, Ana Paula Andrade de; http://lattes.cnpq.br/8433369549685490; http://lattes.cnpq.br/9494513312920716Este trabalho é o resultado de minha experiência na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, que devido a Pandemia de COVID-19 foi oferecida no modo remoto (projeto aprovado pela PREG/UFRPE Pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco). O objetivo proposto foi conscientizar sobre a necessidade de uma reflexão sobre a importância da educação das relações étnico raciais de forma a propor situações didáticas nesta pesquisa-ação através de oficinas cujo público-alvo foram estudantes do Ensino médio e de licenciaturas diversas que participaram de 4 oficinas temáticas. Como resultado avaliamos positivamente o conhecimento adquirido e representado através de produções como poesias que retrataram a história e cultura afrodescendente realizadas pelos participantes e socializadas através de um grupo de facebook intitulado: Somos todos afrodescendentes: Conhecendo a história, cultura e literatura. E apontamos outras estratégias para as próximas pesquisas sobre o tema.Item O plano nacional de educação e os desafios de gestão educacional do município de Poção-PE(2021-02-25) Gomes, Eduarda Vasconcelos; Souza, Eliabe Roberto de; http://lattes.cnpq.br/2080413007192218; http://lattes.cnpq.br/1221528341404526O Plano Nacional de Educação é um instrumento da política pública educacional do Brasil que tem o objetivo de proporcionar a universalização do atendimento escolar e com esta diretriz surgem problemas de gestão educacional municipal. O objetivo desta pesquisa foi investigar quais os desafios de gestão educacional são evidenciados para efetivação do atual Plano Nacional de Educação no Município de Poção–PE nos anos de 2014 a 2018. A metodologia da investigação foi baseada na pesquisa documental e os dados secundários foram oriundos da Base de Dados do Estado de Pernambuco e do Ministério da Educação. Os resultados da investigação sinalizam a redução de matrículas na série histórica, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental; diminuição no atendimento do transporte escolar e no número de estabelecimentos na Educação Infantil, além da queda no número de docentes em atuação na esfera municipal. Conclui-se, assim, que muitos são os desafios encontrados para a efetivação da PNE (2014-2024) no município poçãoense, como a redução de matriculas e consequente diminuição de unidades escolares na Educação Básica, o decrescente atendimento do transporte escolar e a drástica redução de docentes em sala de aula, principalmente nas escolas rurais.Item Programa social Bolsa Família: o impacto na educação para famílias de agricultores no município de Ferreiros (PE)(2019-07-13) Nascimento, Anna Laura da Silva; Conceição Neto, Vera Lúcia da; http://lattes.cnpq.br/0931010026635538; http://lattes.cnpq.br/1305025231554855Esta pesquisa analisou o impacto do programa social Bolsa Família na educação de filhos de agricultores na cidade de Ferreiros-PE. O Bolsa Família se constitui como uma política social de transferência direta de renda e tem a finalidade de combater a pobreza e a extrema pobreza, em curto prazo e em longo prazo. Visa também promover a autossuficiência das famílias mais pobres por meio da inclusão social, do auxílio do benefício, da redução das desigualdades e da melhoria da qualidade de vida e oportunidades. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, de análise de conteúdo, baseada em 29 entrevistas semiestruturadas realizadas no município de Ferreiros localizado na Zona da Mata no Norte de Pernambuco, uma vez que contempla 304 famílias beneficiadas com 3 ou 4 filhos matriculados na escola. Os resultados demonstraram que o programa Bolsa Família impacta positivamente na educação dos filhos de agricultores. Sem a renda do programa, provavelmente, os filhos não teriam direito à educação e às oportunidades profissionais, uma vez que trabalhariam com os pais em tempo integral tanto na lavoura quanto na feira. Portanto, conclui-se que o programa Bolsa Família, de fato, assegura o atendimento às necessidades básicas e de educação, principalmente na área rural.Item Indicadores sociais e desenvolvimento local: o caso do município de Vitória de Santo Antão-PE(2020-10-06) Andrade, Amanda Paulino do Nascimento; Souza, Eliabe Roberto de; http://lattes.cnpq.br/2080413007192218Os indicadores sociais possuem informações para o enfrentamento de adversidades com vistas ao desenvolvimento local. Esta pesquisa teve por objetivo geral investigar como os dados referentes à “Saúde”, “Educação” e “Emprego & Renda”, dispostos pela Base de Dados do Estado de Pernambuco e pelo Sistema FIRJAN, retratam o atendimento das necessidades básicas dos munícipes de Vitória de Santo Antão-PE no período de 2013 a 2016. Este estudo encontra bases de investigação na pesquisa descritiva. Os dados foram obtidos de forma secundária na Base de Dados do Estado de Pernambuco e no Sistema FIRJAN. A análise de dados foi baseada em categorias temáticas. Os resultados apontam que há descompasso ou falhas nas ações governamentais municipais adotadas para as dimensões Educação e Emprego & Renda. Com esta pesquisa conclui-se que o indicador social da dimensão “Saúde” retrata atendimento adequado à população de Vitória de Santo Antão-PE, porém, as dimensões de “Educação” e “Emprego & Renda”, merecem atenção quanto ao redimensionamento ou novas propostas de políticas públicas com vistas ao aumento desses índices e, assim, atender de forma eficiente e eficaz, às necessidades básicas da sociedade vitoriense e desta forma efetivar o desenvolvimento local.Item Etnografia de tela: A representação do racismo estrutural através do filme M8 – Quando a morte socorre a vida e a valorização da Lei N. 10.639/2003(2021-08-25) Gomes, Keila Manuelle Alves; Barros, Lilian Débora de Oliveira; Colins, Alfredo Taunay; http://lattes.cnpq.br/1610848666165965; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317; http://lattes.cnpq.br/5929588277571511Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre o racismo estrutural e a busca pela valorização e reconhecimento da lei nº 10.639/2003 através da etnografia de tela do filme M8 – Quando a morte socorre a vida (Jeferson De; 2019). A partir de uma compreensão da formação social do povo negro e sua relação com a sociedade através do cinema, refletindo sobre racismo estrutural pela ótica dessa produção cinematográfica. Onde temos Mauricio um jovem negro periférico de religião de matriz africana, aluno cotista em uma universidade pública de medicina tendo que passar por várias provações e situações em sua vida pessoal, acadêmica e religiosa. O referencial teórico contemplou discussões acerca de uma visão sobre questões de identidade, diferença e representação pensando em possibilidades contra hegemonia, buscando uma perspectiva sobre cinema e racismo estrutural e como o cinema pode contribuir para uma crítica, desenvolvendo caminhos para que os educadores possam construir um espaço de debates, reflexões e questões da identidade étnico-racial. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em utilizar a etnografia de tela. Primeiro fizemos uma decapagem, processo que consiste em dividir o filme por cenas ou sequencias mais adequadas a serem trabalhadas, para então começarmos o procedimento analítico partindo da relação entre as cenas e o racismo estrutural representados no filme.Item Mulheres negras nas artes: a representatividade das negras enquanto artistas nas artes visuais(2021-08-20) Souza, Jaciara Camila da Silva; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317; http://lattes.cnpq.br/9789591053857985Esta pesquisa tem como objetivo discutir a representatividade das mulheres negras no campo das artes visuais enquanto artistas, a partir de contextualização histórica da educação e ensino de artes para mulheres negras, refletindo sobre elas no campo das artes visuais como agente provedor de representatividade e evidenciando os desafios para se alcançar o protagonismo como artista negra nas artes visuais. O referencial teórico contempla reflexões acerca da pesquisa sobre o histórico da educação e ensino de artes para mulheres negras, artistas representantes, além de contextualizar e discutir os desafios e impactos da falta de representatividade feminina na arte, especificamente de mulheres negras. Os procedimentos metodológicos adotados consistem no levantamento bibliográfico e entrevistas semiestruturadas com artistas negras. Os dados obtidos indicam que o patriarcado, políticas sociais e religiosas, a desigualdade social e de gênero, o racismo, eurocentrismo, a informalidade anonimato, o apagamento histórico e a desvalorização das produções das artistas negras das artes visuais, principalmente as da mata norte de Pernambuco são fatores que dificultam a representatividade feminina, como também o alcance do protagonismo dessas artistas.
