03. Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)

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Resultados da Pesquisa

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    Governança da educação básica no Brasil: Uma revisão sistemática da literatura
    (2022-10-14) Oliveira, Janaína Melo de; Brandão, Suiane Valença; http://lattes.cnpq.br/9055757760457782; http://lattes.cnpq.br/2933377365386425
    A educação é a base para o indivíduo se tornar um cidadão provido de discernimento para exercer seu papel na sociedade. A Governança Pública na área educacional deve seguir as premissas constitucionais, as quais determinam os direitos fundamentais dos cidadãos. O objetivo da pesquisa é analisar o Estado da Arte voltado à associação temática entre a governança pública e a educação básica no Brasil, a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura no Portal de Periódicos da CAPES. A pesquisa é do tipo descritivo, adotando-se a abordagem qualitativa. Foi inicialmente realizada uma busca sobre a temática de Educação Básica no Brasil para a construção da seção de fundamentação teórica. Após o filtro de revisados por pares restaram 20 trabalhos, os quais serviram de base para o estudo. Cada artigo mostra as peculiaridades dos problemas gerados na área educacional, reforçando que a temática ainda tem múltiplos desafios a serem vencidos e fenômenos a serem estudados, desnudando a ineficiência do sistema de Governança Pública na Educação no Brasil. Como continuidade nos estudos sobre o tema, tendo em vista que as falhas da Governança na Educação Básica do Brasil têm se mostrado crônicas e carecem de reparos urgentes, sugere-se que estudos futuros sejam focados em Pesquisas Quantitativas sobre a Governança Pública e Políticas Públicas Educacionais. A sociedade precisa de resultados na área educacional com mais consistência, com escolas públicas ofertando ensino de qualidade e que estejam aptas a formar indivíduos capazes de mudar a realidade do país.
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    Ferramentas digitais e governança pública em triunfo/PE: como portais institucionais podem estreitar as relações com a sociedade
    (2021-07-22) Souza, Lyandra dos Santos; Brandão, Suiane Valença; http://lattes.cnpq.br/9055757760457782
    Este trabalho tem como objetivo analisar de forma sistemática a utilização e divulgação das ferramentas digitais - recursos que utilizam tecnologias desenvolvidas para facilitar o acesso a informação e a comunicação (Costa, 2011)- assim pontuando os meios adotados oficialmente pela administração pública local para fornecer informações e interagir com os cidadãos no município de Triunfo – PE. O estudo foi realizado de forma qualitativa com análises exploratória e documental no site da prefeitura, portal da transparência e redes sociais. As analises apresentadas foram realizadas a partir de publicações nos últimos dois anos com um foco mais especifico na divulgação das ferramentas existentes para fornecer transparência e o intuito das publicações, pontuando falhas e acertos a respeito das mesmas. A pesquisa obteve bases teóricas em artigos, dissertações e teses para incorporar a fundamentação teórica, além da Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei de Acesso a Informação e a Lei de Transparência Fiscal, embasando metodologias científicas aqui utilizadas. Através da metodologia adotada e dos resultados obtidos, foi possível visualizar que a sincronia de pensamentos populacional alinhados com as ações públicas fornece o bem comum do todo sem priorizar um grupo ou o individual. A participação social e o desenvolvimento de serviços de qualidade são métodos utilizados para aumentar a confiança da população com os gestores, desta forma foi possível apresentar melhora do desempenho da gestão pública e aumenta a satisfação dos cidadãos com a coisa pública.