04. Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2947


Os trabalhos que compõem as coleções desta comunidade pertencem à produção científica da antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE entre os anos de 2018 e 2019.

Para ter acesso à produção acadêmica da Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFAPE) a partir de 2020 CLIQUE AQUI.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Discurso (i)legítimo na BNCC?: contribuições críticas investigativas sobre o documento
    (2019-07-19) Silva, Anderson Leandro Gama; Lima, Angela Valéria Alves de; http://lattes.cnpq.br/4075380055242993; http://lattes.cnpq.br/6584540291076388
    O presente trabalho tem como objetivo investigar se há uma presença de discurso ilegítimo como forma de manipulação discursiva em um documento que norteia e dirige a educação brasileira, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa coletou dados por meio da primeira versão do documento e a versão homologada, utilizando como abordagem teórico metodológica as contribuições de Fairclough (1995; 2001; 2003), Chouliraki e Fairclough (1999) e as relações de poder nesse discurso, propostas por van Dijk (1997; 2010; 2012) e Falcone (2008). À luz da Análise Crítica do Discurso e com método de análise tridimensional, averiguamos se a BNCC está intercalada de discursos com ideologias propensas a afirmar desigualdades e contribuir com uma visão de mundo antidemocrática e individualista. Sobre um olhar atento aos direitos de aprendizagem, e agora competências gerais da Base Nacional, pretendemos que esse trabalho contribua de maneira significativa para esclarecer dúvidas e certas inseguranças em relação ao discurso proposto pelo documento que faz parte do cotidiano escolar em todo o país.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A educação anarquista na literatura acadêmica brasileira
    (2019-01-31) Souza, Tarcis Silva de; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845; http://lattes.cnpq.br/9796985357020792
    O presente trabalho busca, partindo de estudos e reflexões obtidas no decorrer do presente curso e de estudos individuais a respeito do tema, tomando por base artigos acadêmicos já publicados em periódicos científicos acerca do tema, aspectos práticos, teóricos e éticos a respeito de uma educação livre das amarras apresentadas pela instituição estatal. A defesa de uma educação livre – em especial no cenário educativo Brasileiro – se dá em face das eminentes falhas do sistema estatal de ensino desde a sua concepção, a qual se mostrou violenta aos indivíduos, impossibilitando o pensamento reflexivo. Partindo das discussões levantadas por Rothbard, Colson, Proudhon, Bakunin, Silva, Althusser, Oliveira Thoreau, e Gallo, foi possível estabelecer um diálogo consistente acerca dos aspectos éticos, morais e práticos de uma educação sem a influência do Estado Já em relação a metodologia adotada, é necessário definir que se trata de uma pesquisa bibliográfica, em face dos próprios objetivos definidos para a realização da mesma, questão de pesquisa, e caracterização da mesma. Também foi possível no decorrer do trabalho, observar os referenciais que mais apareceram nos artigos selecionados, para assim, traçar de maneira mais reflexiva os paradigmas e desafios do pensamento anarquista no cenário educacional Brasileiro. Por fim, busco estabelecer novas perspectivas a respeito da educação nacional, e travar um novo diálogo a respeito da mesma.